Hoje foi o segundo dia de imprensa do Salão do Automóvel de São Paulo, com 16 coletivas ao todo. Se ontem foi a turma da Anfavea, hoje foi a vez da Abeiva.
Hoje tivemos muitas novidades e vários modelos que vão agitar o mercado foram anunciados. Mas, sem dúvida, o que mais me chamou a atenção foi o que aconteceu com a SsangYong. A marca começou a sua coletiva e anunciou o lançamento mundial do Korando, um 4×4 a diesel. Porém, o carro não chegou a tempo da coletiva! Ou seja, anunciou um modelo que não deu “as caras”! Foi visível o constrangimento dos executivos da empresa, mas mostrou que a SsangYong ainda precisa melhorar muito em termos de organização.
Mas vamos ao que eu achei que vale visitar.
Bradesco
Vale passar pelo estande do banco por um único e muito especial motivo: a Lotus de Fórmula 1 do mito Ayrton Senna, que dispensa apresentações. Eu até participei de um quiz com 15 perguntas sobre o piloto brasileiro. Acerte mais de 10 e ganhe uma camisa ou um boné.
BMW, Audi, Jaguar, Porsche, Land Rover e Aston Martin
Ir a um Salão do Automóvel sem visitar essa turma é praticamente jogar dinheiro e tempo fora. Visite todos os estandes. O mais bonito deles é o da BMW. Todos os modelos são brancos e o local possui uma iluminação azulada. O conceito da marca também é muito legal.
Na Audi, destaque para o A1, o RS5 e para o espetacular R8 Spider. Na Jaguar, gostei muito do XF R. Na Land Rover, o novíssimo Range Rover Evoque justifica um babador. De certa forma, ele parece um Camaro crossover. Todos os carros da Porsche e da Aston Martin devem ser vistos.
Ferrari, Maserati, Pagani, Spyker e Koenigsegg
Visitem os estandes e vejam todos os carros! Aproveitem para apreciar o Bugatti Veyron também!
Chineses
Todos os estandes das marcas chinesas, como Lifan e Chery, também merecem uma visita para conhecer a qualidade dos carros. É notável como eles melhoraram do Salão de São Paulo de 2008 para 2010. E imagino que eles vão estar ainda melhor em 2012 e, principalmente, em 2014. Embora a evolução seja muito rápida e bastante visível, eu ainda não compraria um modelo chinês hoje no Brasil.
Volvo
Outro estande que vale visita, principalmente por causa do novo S60. O sedã tem visual bonito, moderno e até ousado para a Volvo, mostrando que a marca está investindo pesado no design dos seus carros. O S60 tem um dispositivo muito interessante, o detector de pedestres. Ele evita atropelamentos e impactos em velocidade até 35 km/h, freando o veículo, mesmo que não haja qualquer reação por parte do motorista. Além do S60, a marca exibe o XC90, XC60 e o C30 – os dois últimos nas versões normais e na R-Desing (mais esportivos).
Kia
A marca coreana aproveitou o Salão do Automóvel para lançar, oficialmente, o sedã Cadenza. Seu visual é moderno e deve agradar bastante. Por R$ 119.900 (R$ 124 900 com teto solar elétrico panorâmico), o modelo vem equipado com motor V6 3.5 de 290 cv de potência, 34,5 kgfm de torque e câmbio manual se seis marchas, com trocas sequenciais. O veíuclo mede 4,96 m de comprimento e tem 2,84 m na distância entre-eixos.
A Kia também teve outras cinco novidades. O Soul flex é uma delas, com motor 1.6 16V bicombustível que desenvolve 126 cv com gasolina e 130 cv com etanol. Preço: R$ 52.900. Já a terceira geração do Sportage chega para fazer bem mais sucesso que a segunda no Brasil. A plataforma é a mesma do IX35 da Hyundai. Por R$ 83.900 você leva o modelo equipado com o motor 2.0 16V.
A família Cerato veio com o já conhecido sedã e com as novas atrações Koup, o esportivo de duas portas equipado com motor 2.0 de 156 cv de potência, e o belo hatch médio que terá motor 1.6 16V flex e opção de câmbio manual ou automático de seis marchas. As vendas começam entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011.
Já o sedã Optima chega como uma evolução do Magentis. Seu visual agrada bastante, assim como os itens de série e o conforto. Serão duas opções de motor: 2.0 16V, de 165 cv, e 2.4 16V, com 180 cv.
Chysler/Dodge/Jeep/RAM
Visitem o estande, pois vale a pena conhecer, bme de perto, os Dodge Charger e Challenger e o novo Jeep Cherokee. (fotos: Renato Parizzi e reprodição Blogauto/Korando)
Cerato Hatch, ainda vai estacionar na minha garagem! Tomara que já chegue flex!
Acho que ele (cerato hatch) vai fazer barulho e dar trabalho aos líderes do segmento, muito bonito o carro.
Se o Cerato hatch chegar custando entre R$ 46.000 e R$ 51.000, com motor flex, vai ser um senhor representante do segmento!
Meus parabéns pela matéria! Li como estivesse lá! De fato acho a KIA mais legal q a Hyundai! Tem qualidade compativel com honda e toyota e por fim acho que desta vez os caras vão vender bastatnte! Mudando um pouco, Parizzi, você ganhou um boné ou camiseta? heheheheh
Abraços e bom divertimento!
Parizzi, pelo que vc olhou do fluence e do 408 sedan, qual vc acha que irá se da melhor no mercado e valor aproximado dos dois?
Daniel, não pude entrar no 408, só no Fluence. Visualmente, gostei mais do Peugeot.
Em relação aos preços, eles devem partir de um pouco mais R$ 50.000 nas versões 1.6 16V e beirando os R$ 60.000 nos 2.0, mais ou menos como é hoje.
Em relação ao sucesso não sei dizer qual vai brilhar mais…
Um abraço!