Confesso que me senti um trouxa. Outro dia saí para comprar algumas coisas usando o carro de uma pessoa muito próxima. Resolvi então fazer uns “agrados veiculares” como forma de agradecimento pelo empréstimo. O primeiro foi levar o automóvel para lavar, seguido de uma calibragem de pneus, e de um tanque cheio de etanol.
Feito isso, lembrei que o carro, um Ford Ka 1.0, tinha estepe do lado de fora. Encostei o carro numa vaga e fui conferir se o veículo ainda tinha o pneu sobressalente. Felizmente ele estava lá! Mais aliviado, resolvi comprar uma corrente e um cadeado para prender o pneu no eixo do compacto da Ford. Assim que comprei, me senti um trouxa. Eu não deveria estar comprando isso para um automóvel. Considerei um abuso!
O estepe deveria ficar sempre dentro do carro (estou deixando as picapes de fora) , onde o pneu fica mais seguro, seco e limpo – sem contar que é muito mais fácil guardá-lo. Do lado de fora, o estepe fica sempre sujo (e molhado), correndo o risco de levar pedradas e de beijar outros objetos, e, principalmente, de ser furtado (a corrente ajuda, mas não evita o roubo) – além do fato de ser bem mais complicado calibrá-lo. E, para as mulheres, tentem guardar um pneu novamente no suporte do estepe do Ka, por exemplo. Não é uma situação muito complicada, mas é muito chato. Guardar no porta-malas é mais prático, rápido, seguro e simples.
O carro ter o estepe do lado de fora, como o Ford Ka (já citado), Fiat Palio Weekend, Chevrolet Zafira e Renault Sandero, entre outros, não significa ele seja ruim e/ou inferior aos concorrentes. Mas, quando penso no meu próximo carro, nenhum modelo com estepe externo faz parte da lista – e nem fará! Esse é mais um dos critérios que tenho para escolher um automóvel.
Termino com uma pergunta simplória: se a marca faz um vão para colocar o estepe de baixo para cima na região do porta-malas pelo lado de fora, qual seria a dificuldade de fazer o vão ficar invertido, colocando o pneu sobressalente de cima para baixo, dentro do porta-malas? Na enquete, meu voto foi para “Não, mesmo que o carro seja interessante”.
Você compraria um carro com o estepe do lado de fora?
. Não, mesmo que o carro seja interessante – 26 (38%)
. Sim, mas se o carro for bom – 22 (32%)
. Talvez. Depende do carro – 19 (28%)
Sobre o estepe externo no Idea Adventure, CrossFox e EcoSport, esse é assunto para outro post.
Sinceramente pra mim tanto faz onde vai estar o estepe…o único incoveniente é ter que calibra-lo…quanto a roubo, evito situações de risco…e quando vou fazer as revisões olho o estepe antes e depois da revisão…só por garantia, seguro morreu de velho! Acho que todos os seguros tem um serviço para troca de pneus furados, então se a tia não quer quebrar a unha…e só ligar!
Garanto que por mais sujo que possa estar o estepe do lado de fora, ele ainda está mais limpo que o pneu que roda, com seus sulcos cheios de restícios de dejetos, principalmente caninos!
Mas e na estrada , e na estrada de terra chovendo? não vai ter seguro pra ir la!!! Além disso todo dia te roubam o pneu e entorta todo o suporte. Se põe corrente estragam o supote se não conseguem levar arranham o carro. já passei por isso.
Para mim a maior diferença seria para calibrar o estepe. Já é chato calibrar o estepe, imagine o que fica embaixo do carro!
Parizzi, você quer meu carro emprestado? Tanque cheio, calibragem dos pneus, lavagem e ainda uma corrente com cadeado, é um ótimo negócio!
Melhor que no porta-malas é no cofre do motor, como meu querido Mille pau-pra-toda-obra!
Melhor local já pensado pra por o estepe……êta uninho bão
Tenho dois com estepe do lado de fora e para mim tanto faz. Nem lembro a última vez que usei o estepe. Para calibrar eu levo no posto de duas em duas semanas e o frentista calibra. Sem problemas. É FATO!
NAO GOSTO E NÃO COMPRARIA UM CARRO COM ESTEPE FORA. PRINCIPALMENTE COM ESTEPE ABAIXO DO CARRO. NO FORD KA O ESTEPE NÃO FICA DENTRO PORQUE NÃO DARIA ACESSO, ELE É MAIOR QUE O PORTA MALAS FICANDO UM POUCO ABAIXO DO BANCO TRASEIRO. NOS OUTROS CARROS TAIS COMO ECOSPORT DEVERIA FICAR DENTRO POIS CABE PERFEITAMENTE.
Sinceramente à primeira vista achava que a enquete se tratava justamente do estepe externo, como o do EcoSport. Faltou um pouco mais de clareza na pergunta. Enfim, como não é assunto deste post, deixarei minha opinião resguardada para a próxima.
Quanto ao estepe do lado de fora, provavelmente a medida adotada pelas montadoras se deve a economia e agilidade (para a construção veícular). Realmente estas almejam de todas as formas maximizar lucros e muitas vezes “ferram” o consumidor. Sem dúvida é uma desvantagem, pois o estepe fica exposto a uma maior degradação, sem contar o risco de roubo.
Concordo com você, não compraria um carro com estepe embaixo no carro. Na tampa traseira, ou dentro de caçamba, não me incomoda, apesar do risco de roubo.
Agora, é só ler os comentários do seu blog para entender porque os carros no Brasil são tão caros e atrasados: o consumidor compra qualquer coisa e não liga. Se for cinza e quatro portas com acessórios bonitinhos, faz sucesso.
A invenção do limpador do parabrisa foi de um português, os alemães aperfeiçoaram e o colocaram do lado de fora, a mesma coisa é o estepe do lado de fora só pode ser idéia de jerico, ainda bem que os sedãs não corre este risco.
De qualquer forma sujamos as mãos quando trocamos o pneu furado!
Então do lado de dentro ou de fora tanto faz! Jah roubaram 2 vezes Step do meus carros e por incrivel eles estavam dentro do carro! Um Palio e Um Saveiro! hehehehe
Parizzi!!!
Cade Você!!!!???
heheheheh
Grande DJ!
Fiquei 3 dias completamente longe do PC/Laptop por causa de um evento. Hoje vai entrar um post novo no De 0 a 100 e já estou preparando outros para os próximos dias!
Um abraço!
Estepe do lado de fora é uma boa ideia?
Resposta: Não.
Próxima!
Quem pensa que estepe dentro do pm é seguro, terá uma triste surpresa. O estepe hoje é o que o toca-fitas era no passado. Malandro arromba seu carro só pra roubar o estepe interno, além da malandragem de funcionários de estacionamento pago. Sou a favor do cadeado para qualquer carro.
Para mim, está claro que o estepe do lado de fora é para as montadoras economizarem, e nós, consumidores babacas, termos de arcar com o prejuízo, caso este seja furtado. Haja paciência com um desrespeito desses. É ridículo ter de sair com um pneu acorrentado embaixo do carro. (sou proprietária de um sandero…)
O problema é que esses carros foram originalmente projetados pensando em países civilizados onde esse tipo de roubo não acontece, e não essa terra de bandido que é aqui, infelizmente.
Tendo isso em mente, o estepe embaixo do carro tem a vantagem de que voce não precisa esvaziar o porta-malas para ter acesso a ele.
Considerando o avanço da tecnologia, já era hora de atualizarem a lei de trânsito e permitir que o estepe seja substituído por um “kit de reparo”. Ou que pelo menos possa ser usado aquele estepe magrinho igual de carro importado, que deve interessar menos aos ladrões.
Imagine ter que ajoelhar na lama para retirar um estepe que fica na parte de baixo do veiculo como no caso do sandero!!!
Comprei um Renault Sandeiro stepway 2014 e com menos de 5000Km já me roubaram o estepe jamais comprarei outro carro que tenha o estepe embaixo do carro alem da facilidade do roubo imagine você indo para uma festa todo arrumado e furar o seu Pneu e você ter que tirar o estepe la debaixo para trocar, terá que voltar para casa e tomar um banho novamente. já tive Eco Esport e o Estepe é por fora também mas na tampa do porta malas é muito maís Pratico de tirar e mão se suja tanto , sem contar que fiquei 4 Anos com a Ecosport e nunca roubaram o estepe pois até para se por uma corrente é melhor, enfim primeira e ultima vez que compro Carro com estepe em baixo.
Eu não curto analisar as coisas pela ótica da “teoria da conspiração”, mas nesse caso até parece que o motivo é exatamente gerar algumas vendas adicionais de pneus e rodas por causa dos furtos. Não faz sentido um estepe que cabe dentro do carro ser invertido seu compartimento para deixa-lo para fora… 🙁
Estepe pelo lado de fora é uma questão de sorte e tempo para ser furtado…..
tenho uma saveiro, o estepe fica embaixo da carroceria preso por um cabo de aço, então resolvi colocar duas correntes com dois cadeados pra garantir…. demorou um ano e dois meses, a alegação da vw que o estepe embaixo libera mais espaço útil, concordo mas é quase o mesmo que vir sem o estepe pois quando vc precisar ele não estará lá.
Me falaram que e possivel cortar o vão onde é encaixado o estepe do lado de fora da weekend e solda-lo invertido no mesmo lugar! Me parece que no ka isso não é possível!
tem como por o estepe em baixo de uma strada 2013 cabine dupla ??? espero resposta ….
Eu acho que não, por causa da estrutura do veículo. Mas vale consultar a Fiat, ou um mecânico de concessionária da marca, ou, também, o mecânico da sua confiança.
Tenho um Strada cab dupla e tambem a mesma vontade, pois as vezes falta exatamente o espaco que o estepe consome para carregar algo, o problema é o escapamento tera que ser modificado para liberar espaço sob a carroceria.
Mas dá sim!!!
Tudo é possivel.
Estou bolando esse sistema, me mande um email e trocaremos alguma ideia
cemaqtratores@hotmail.com
Ja possui um Ford Ka em 2010, comprei zero e vendi ano passado, foram 140000 kms de puro “pau na maquina” e so tenho a falar bem do carrinho, o fato de o estepe ficar em baixo para mim era vantagem e nao desvantagem, precisei trocar uma vez e era muito simples, abrir a tampa do porta malas e puxar a alça da trava q era do lado de dentro, nisso o pneu caia e vc puxava, nao era preciso se sujar, o pneu substituido tambem nao precisava ir para o lugar do estepe, levava ele na mala msm e ao chegar na borracharia trocava novamente e deixava o borracheiro ter o trabalho de por em baixo.
Via vantagem nesse sistema pois nao precisava esvaziar a mala para ter acesso ao pneu, para que gosta de sonzao na mala (nao e o meu caso) é uma boa pedida nao ter o estepe do lado de dentro.
Quanto ao roubo, pode ser dentro, fora, atras ou sob o capô, se puder passar uma corrente passe……moramos no Brasil!
Cheguei até aqui por querer saber do modelos de automóveis que usam estepe externo, pois sempre que precisei usar um estepe, foi em viagens, porta-malas com muita bagagem, e da ultima vez, chovendo. Então tenho a opinião que o estepe deve ficar mais acessível possível e, para protegê-lo usar métodos que usamos para as outras quatro rodas do veículo. Cito o comentário do A.Junior.
Maldito seja quem projetou essa merda de guardar o estepe embaixo do carro.
Na estrada e na estrada de terra chovendo?vai dar trabalho deitar debaixo do carro nessa situação…e se mulher pior ainda e não vai ter seguro pra ir la!!! Além disso todo dia te roubam o pneu e entorta todo o suporte. Se põe corrente além de estragar estragar o suporte se não conseguem, levar arranham o carro. já passei por isso.custa fazer a bacia no porta malas e colocar o pneu? economia porca.
Hoje tive minha experiência, trocar um pneu tenho uma palio weekend, me senti um completo trouxa, pra tirar o pneu foi um parto o cabo de aço que segura estepe não sai fácil fora a sujeira que está o pneu pelo fato de ficar do lado externo, pagamos um preço absurdo pelo nossos carros que em questão de qualidade e facilidade não oferece muita coisa, gostaria de saber se a fiat pode fazer um video mostrando alguém fazendo a troca de um pneu.
Estepe em baixo do carro só dá trabalho e pra quem viaja muito com a mala cheia é complicado esvaziar a mala pra retirar um estepe de dentro. Melhor opção seria fabricar mais modelos com o estepe no fundo pelo lado de fora como em pick ups
tenho uma saveiro o estepe fica em baixo,fui calibrar, não consegui, kkkkk alguem me ajuda Brasil!!
Tenho um Ford KA 2011 e confesso que não gostei de como o estepe é guardado (na parte externa embaixo do porta malas). Estou na luta de descobrir um jeito pra adaptar o porta malas pra guardar o estepe do lado de dentro. Fora isso o carro me cativou.
Mais prático, realmente, trocar o carro. A última geração disponível do Ka no Brasil, que foi a que eu tive, tinha o estepe dentro do porta-malas. Um abraço!
tenho uma saveiro 2020 e vou vender , não compra mais caminhonetes pois todas o estepe é embaixo .