Fiat preenche o abismo com Palio Weekend Trekking 1.8

Seria medo de perder a liderança para a principal concorrente do segmento, como aconteceu em agosto? Seria uma forma de “desovar” os motores 1.8? Seria MUITO medo de perder a liderança de vendas para a Volkswagen? Ou seria apenas mais uma opção, para preencher o buraco entre as versões disponíveis? Vou com as duas últimas possibilidades (bem mais com a última) para falar que a Fiat acaba de lançar a perua Palio Weekend Trekking com o propulsor 1.8 flex, que desenvolve 112 cv de potência com gasolina e 114 cv com álcool.

A parte visual é a boa e velha Trekking que já conhecemos, com grade frontal pintada em preto, faróis biparábolas com canhões negros e molduras cromadas, faróis de neblina com molduras em preto, molduras cinzas nas caixas de rodas, suspensão elevada, pneus de uso misto 175/70 R14, protetor de cárter, barras longitudinais duplas no teto e soleira externa das portas pintadas em preto.

Como equipamentos de série, destaque para direção hidráulica, volante com regulagem de altura, computador de bordo, alertas limite de velocidade e manutenção programada, comandos internos de abertura do porta-malas e da tampa do reservatório de combustível, duplo porta-luvas, ganchos para fixação de cargas no porta-malas, tomada de 12V, entre outros.

Como opcionais, o cliente pode equipar o Palio Weekend Trekking 1.8 com itens como ar-condicionado, rádio CD player com MP3 e WMA, rádio Connect CD player MP3 / WMA com viva-voz Bluetooth integrado + entradas USB e conexão com iPod, airbag duplo mais sistema ABS nos freios (Kit HSD), sensor de estacionamento, vidros dianteiros e/ou traseiros com acionamento elétrico, travamento automático das portas, rodas em liga-leve 14” e volante com revestimento em couro.

Se isso não bastasse, assim como aconteceu com o Punto recentemente, a Fiat abaixou o preço da família Weekend em R$ 1.000. Vejam os novos valores:

Palio Weekend ELX 1.4: R$ 38.770
Palio Weekend Trekking 1.4: R$ 40.770
Palio Weekend Trekking 1.8: R$ 42.270
Palio Adventure Locker 1.8: R$ 52.680
Palio Adventure Locker 1.8 Dualogic: R$ 54.470

Com a Trekking 1.8 e com a redução dos preços, a Fiat, primeiro, diminui o abismo de R$ 11.910 que existia entre as versões Trekking e Adventure Locker (agora é de R$ 10.410); segundo, ela prepara o terreno para a chegada de uma possível versão Trekking 1.8 Dualogic (exatamente como aconteceu com o Palio); e terceiro, a marca tenta minar, aliviando o bolso do consumidor, todos os esforços da Volkswagen em tomar a liderança do mercado brasileiro.

Em agosto, foram comercializadas 314 unidades a mais do SpaceFox (3.030) em relação ao Palio Weekend (2.716). Em 2009, o modelo da marca italiana lidera (números dos primeiros oito meses): 25.899 contra 19.535 do Volks.

Comentários

  • Vilker disse:

    Acho que não seria medo neste caso, já que Weekend vende bem mais que a SpaceFox e sim para poder disponibilizar o Dualogic em uma versão mais barata. Acho dificil a Fiat perder a liderança, principalmete por que os seus últimos lançamentos(VW) ficaram abaixo da expectativa com o Voyage que não passouo Siena e a Saveiro que até hoje não melhorou suas vendas. 21/09/09 Saveiro: 1.393 contra Satrada: 4.464 no mês de set.

    E tbm atualizando os dados do Parizzi: 21/09/09
    Weekend: 30.754 contra SpaceFox: 21.255 acumulados no ano.

  • Tb acho que e uma visão de mercado, até porque a versão adventure era a única que tinha o motor 1.8 e muito cara, faltava a treking ter uma melhor motorização… agora acho ela muito bonita e a space fox não me agrada nada

  • renato dantas disse:

    É difício a Palio Weekend perder a liderança para a Spacefox, carro muito criticado pelo péssimo acabamento, muito plástico, com pouco tempo parece uma bateria de escola de samba, nos sítios de opiniões ele é rejeitado por mais de 50%, só salva o conjunto motor e caixa excelente casamento.

  • Piauí Jr disse:

    A fiate esta se fazendo em uma lacuna em que a VW, esta fazenedo besteira com esta SpaceFox, ôô, carro feio sem graça sem preseça sem boa estabilidade, esta mais do que na hora da VW mecher com a Paratir, extiguindo a SpaceFox pois a que em Teresina não tem boa revenda nem tão pouco boa aceitação.

  • Concordo com os últimos comentarios. SpaceFox é estranho, mal acabado, meio grande (pra trás), meio pequeno (pra frente), e interior péssimo, além de caro. A parati era muito melhor, ou menos pior, mas agora quem domina na categoria é a Fiat com o Weekend e Adventure, sem comparação. Vamos ver se com a reestilização do Fox, melhoram também o SpaceFox…

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *