Seria medo de perder a liderança para a principal concorrente do segmento, como aconteceu em agosto? Seria uma forma de “desovar” os motores 1.8? Seria MUITO medo de perder a liderança de vendas para a Volkswagen? Ou seria apenas mais uma opção, para preencher o buraco entre as versões disponíveis? Vou com as duas últimas possibilidades (bem mais com a última) para falar que a Fiat acaba de lançar a perua Palio Weekend Trekking com o propulsor 1.8 flex, que desenvolve 112 cv de potência com gasolina e 114 cv com álcool.
A parte visual é a boa e velha Trekking que já conhecemos, com grade frontal pintada em preto, faróis biparábolas com canhões negros e molduras cromadas, faróis de neblina com molduras em preto, molduras cinzas nas caixas de rodas, suspensão elevada, pneus de uso misto 175/70 R14, protetor de cárter, barras longitudinais duplas no teto e soleira externa das portas pintadas em preto.
Como equipamentos de série, destaque para direção hidráulica, volante com regulagem de altura, computador de bordo, alertas limite de velocidade e manutenção programada, comandos internos de abertura do porta-malas e da tampa do reservatório de combustível, duplo porta-luvas, ganchos para fixação de cargas no porta-malas, tomada de 12V, entre outros.
Como opcionais, o cliente pode equipar o Palio Weekend Trekking 1.8 com itens como ar-condicionado, rádio CD player com MP3 e WMA, rádio Connect CD player MP3 / WMA com viva-voz Bluetooth integrado + entradas USB e conexão com iPod, airbag duplo mais sistema ABS nos freios (Kit HSD), sensor de estacionamento, vidros dianteiros e/ou traseiros com acionamento elétrico, travamento automático das portas, rodas em liga-leve 14” e volante com revestimento em couro.
Se isso não bastasse, assim como aconteceu com o Punto recentemente, a Fiat abaixou o preço da família Weekend em R$ 1.000. Vejam os novos valores:
Palio Weekend ELX 1.4: R$ 38.770
Palio Weekend Trekking 1.4: R$ 40.770
Palio Weekend Trekking 1.8: R$ 42.270
Palio Adventure Locker 1.8: R$ 52.680
Palio Adventure Locker 1.8 Dualogic: R$ 54.470
Com a Trekking 1.8 e com a redução dos preços, a Fiat, primeiro, diminui o abismo de R$ 11.910 que existia entre as versões Trekking e Adventure Locker (agora é de R$ 10.410); segundo, ela prepara o terreno para a chegada de uma possível versão Trekking 1.8 Dualogic (exatamente como aconteceu com o Palio); e terceiro, a marca tenta minar, aliviando o bolso do consumidor, todos os esforços da Volkswagen em tomar a liderança do mercado brasileiro.
Em agosto, foram comercializadas 314 unidades a mais do SpaceFox (3.030) em relação ao Palio Weekend (2.716). Em 2009, o modelo da marca italiana lidera (números dos primeiros oito meses): 25.899 contra 19.535 do Volks.
Acho que não seria medo neste caso, já que Weekend vende bem mais que a SpaceFox e sim para poder disponibilizar o Dualogic em uma versão mais barata. Acho dificil a Fiat perder a liderança, principalmete por que os seus últimos lançamentos(VW) ficaram abaixo da expectativa com o Voyage que não passouo Siena e a Saveiro que até hoje não melhorou suas vendas. 21/09/09 Saveiro: 1.393 contra Satrada: 4.464 no mês de set.
E tbm atualizando os dados do Parizzi: 21/09/09
Weekend: 30.754 contra SpaceFox: 21.255 acumulados no ano.
Os próprios numeros de vendas ja explicam, creio que nao seja medo, mas sim visão de mercado.
Tb acho que e uma visão de mercado, até porque a versão adventure era a única que tinha o motor 1.8 e muito cara, faltava a treking ter uma melhor motorização… agora acho ela muito bonita e a space fox não me agrada nada
Sou mais a Space Fox. É FATO!
Uma boa opção para uma familha de 4 pessoas que gosta de viajar com metade da casa no porta malas.
Seria medo da volta do IPI?
É difício a Palio Weekend perder a liderança para a Spacefox, carro muito criticado pelo péssimo acabamento, muito plástico, com pouco tempo parece uma bateria de escola de samba, nos sítios de opiniões ele é rejeitado por mais de 50%, só salva o conjunto motor e caixa excelente casamento.
A fiate esta se fazendo em uma lacuna em que a VW, esta fazenedo besteira com esta SpaceFox, ôô, carro feio sem graça sem preseça sem boa estabilidade, esta mais do que na hora da VW mecher com a Paratir, extiguindo a SpaceFox pois a que em Teresina não tem boa revenda nem tão pouco boa aceitação.
Concordo com os últimos comentarios. SpaceFox é estranho, mal acabado, meio grande (pra trás), meio pequeno (pra frente), e interior péssimo, além de caro. A parati era muito melhor, ou menos pior, mas agora quem domina na categoria é a Fiat com o Weekend e Adventure, sem comparação. Vamos ver se com a reestilização do Fox, melhoram também o SpaceFox…
Ah, e apesar da Fiat dominar no seguimento, Palio Adventure Locker 1.8 por R$ 52.680 e o outro por 54 mil não dá!! Fora da realidade, mas sempre tem alguem viajando na maionese…
O Piauí Junior não é analfabeto e sim um alemão com cara de nordestino que está apredendo a lingua mãe.
Gostei da novidade, mas estou feliz com a escolha de uma 1.4 flex. Excelente carro, só faltou abs e air bag de série.