De acordo com a coluna Outro Canal, assinada por Daniel Castro, da Folha de S. Paulo, e repercutida por outros veículos, a Kia do Brasil pagou cerca de R$ 300 mil para ocupar um espaço no programa Auto Esporte, da TV Globo, do último domingo, dia 9/8/09. Segundo a coluna, uma matéria de 4:35 foi exibida falando única e exclusivamente sobre o Soul, apresentado como “carro design”. A matéria foi considerada um “publieditorial”. Obviamente a Globo negou e disse que não trabalha com matérias pagas. O que ela fez foi uma ação conhecida como “product placement”, um tipo de merchandising mais sutil, utilizado com mais frequência no cinema (lembram do Homem-de-Ferro comendo um cheeseburger do Burger King?).
O programa Vrum, do SBT, também tem seus espaços patrocinados, que são publicados em forma de matéria. Em relação à Kia e ao Soul, assistam ao “publieditorial” abaixo e tirem as suas conclusões. Não quero aqui julgar ninguém, mas acho válido publicar os fatos. Na minha opinião, realmente não se trata de uma avaliação ou teste do Soul, já que, por exemplo, nenhum aspecto negativo, ou que possa ser melhorado, foi abordado, como a visibilidade traseira ruim e o fato do motor 1.6 16V não ser flex.