Flagrantes, projeções e muita expectativa

Novo Fiat Uno (Mille), novo picape Saveiro da Volkswagen e o novo sedã Honda City. Os três modelos estarão dando as caras no nosso mercado entre 2009 e 2011. O primeiro a ser lançado, já no segundo semestre, será a nova Saveiro, que deve mesmo se chamar Saveiro, mantendo assim a tradição dos nomes dos carros da Volks (Gol, Voyage, Parati, etc.). O nome Arena foi cogitado, mas a tradição de “Saveiro” deve ter falado mais alto.

A nova Saveiro será equipada com motor 1.6 8V VHT Total Flex, o mesmo da linha (novo) Gol, Fox, Polo e Golf, que desenvolve 101 cv de potência com gasolina e 104 cv com álcool. Seu visual, como não poderia ser diferente, será inspirado no novo Gol, especialmente a dianteira, que deve ser muito parecida (para não dizer idêntica). A traseira, segundo a projeção da revista Auto Esporte, será bem simples, com visual bastante conservador. Já a lateral terá como destaque o degrau para caçamba, presente na Chevrolet Montana.

Ainda de acordo com a publicação, a Saveiro também terá uma versão aventureira e duas opções de carroceria: cabine simples e cabine estendida. Porém, um rumor diz que a Saveiro pode ter cabine dupla… será? Um dos detalhes mais interessantes do modelo será o estepe, que ficará sob a caçamba, evitando assim o roubo de espaço atrás dos bancos ou na caçamba – mas ajudando o roubo do ladrão.

Japonês verde-amarelo
O próximo da lista a ser lançado, mais para o final de 2009, será o Honda City, que pode ser considerado uma versão sedã do Fit, baseada no Civic. O modelo foi flagrado duas vezes pela Auto Esporte, como vocês conferem nas fotos, enviadas para a revistas pelos internautas Guilherme Romboli (carro escuro, próximo a fábrica em Sumaré/SP) e Moises de Moura (carro branco, também no interior paulista). Segundo a publicação, “o Honda City será nacional. A ideia anterior da Honda era de produzir o modelo na fábrica que a marca constrói em Campana, Argentina“. Mas a matriz mudou de idéia por causa da crise econômica internacional.

A princípio, o sedã será equipado com motor 1.5 flex que desenvolve 115 cv de potência com gasolina e 116 cv com álcool. O propulsor 1.4 (100/101 cv) pode ser lançado depois, se existir a demanda. Mas já é certo que o City será ofertado com câmbio manual e transmissão automática. Seu porta-malas tem volume maior que o do Civic (o que não é muito difícil): 504 litros.

Substituto de um mito
Novo Uno! Assim como aconteceu com o novo Gol, esse não pode dar errado. Substituir um modelo de sucesso, que já está no mercado há mais de 20 anos, não é fácil. Apesar da Auto Esporte ter adiado o lançamento da sua edição de maio apenas para publicar as fotos do novo Uno; foi ele, o caça-segredos da Fiat, Marlos Ney Vidal, quem publicou o primeiro flagrante do carro no seu novo blog!

Segundo informações do Autos Segredos e do caderno de Veículos do jornal Estado de Minas, o novo Uno (projeto 327) vai passar por uma mudança radical, mantendo, do original, apenas o novo “Uno”. Ele deve usar a plataforma do Panda, que é a mesma do Fiat 500. Seu acabamento vai compartilhar peças dos modelos atuais, como o painel, do atual Palio. Ele deverá ser comercializados com duas e quatro portas.

O que mais me chamou a atenção nas fotos do flagrante são as linhas da traseira, bem verticalizadas. Seu visual me passa a impressão de ser uma versão brasileira do Panda. O novo Uno deve chegar ao nosso mercado entre o segundo semestre de 2010 e 2011. Vale lembrar que o novo Uno já foi tema de discussão no De 0 a 100.

Arte do novo Uno, feita pela Auto Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *