Novidades e brigas no mercado brasileiro

Chevrolet/Divulgação

O nosso mercado ainda vai ter várias novidades em 2009. Pelo lado da GM, depois do Vectra Next Edition e do Vectra GT Remix, o ainda líder da categoria Astra e o monovolume Zafira vão receber a versão atualizada do motor 2.0 8V Flexpower que, segundo a marca, além de mais potente, está mais econômico e menos poluente. O propulsor desenvolve agora 133 cv com gasolina (contra 121 cv do anterior) e 140 cv com álcool (versus 128 cv do antecessor). O torque com o combustível fóssil subiu de 18,3 kgfm para 18,9 kgfm a 2.600 rpm e, com o derivado da cana-de-açúcar, foi de 19,6 kgfm passou a 19,7 kgfm. Não será surpresa se os dois receberem mínimas mudanças no visual, provavelmente para receber a nova gravata da Chevrolet. A nova linha dos dois carros deve chegar ao nosso mercado entre abril e junho.

Pela boa relação custo/benefício, é muito provável que o Astra continue líder da categoria, ainda mais se a GM reduzir o preço do modelo, como ela vez com o Vectra GT-X, Vectra Expression, Vectra Elegance e Vectra Elite. Cortar o preço também pode ser a solução para a Zafira, que também enfrenta concorrentes de peso na sua categoria.

Chevrolet/Divulgação

FIAT
Falando agora da Fiat, não é segredo para ninguém que os italianos estão preparando mais modelos para receberem o câmbio manual automatizado Dualogic . Até o momento, apenas Linea e Stilo possuem esta transmissão. Os próximos a receberem o dispositivo devem ser Idea, Palio Adventure e Siena – o sedã deve ser o primeiro, de acordo com a revista Quatro Rodas. Ainda segundo a QR, uma versão mais simples e em conta do Linea está nos planos. A publicação disse que ela deve se chamar ELX, nomeclatura no mínimo curiosa para o modelo mais luxuoso da marca no Brasil, levando em consideração que, na linha Palio, Siena e Palio Weekend, por exemplo, ELX é a versão intermediária da família. Mas, como o Linea não tem muitos “sobrenomes” (na prática, apenas Absolute e T-Jet), ELX pode até ser adequado.

A Fiat também trabalha em ritmo acelerado na reestilização do Doblò no Brasil. De acordo com o caça segredos Marlos Ney Vidal , a versão Adventure seguirá o mesmo estilo aventureiro da família Palio, “com grade cromada e para-choques de impulsão embutidos. O novo Doblò chegará no segundo semestre e a única novidade em motorização deve ser a adoção do 1.4 flex na versão ELX”. Porém, como eu disse em dezembro do ano passado, os italianos também testam o Doblò com o motor 1.9 16V flex. Se ele vai ser lançado com o modelo reestilizado, isso ainda não é possível afirmar.

Fiat X Volkswagen
Na disputa pela liderança, a Fiat está fazendo de tudo para contra-atacar a Volkswagen, que vem minando os modelos italianos mais vendidos no Brasil. O primeiro a sentir (novamente) a força da Volks foi o Palio, que foi totalmente dominado pelo novo Gol. O Palio Weekend sofreu com o SpaceFox , mas agora se recuperou um pouco. Mas o Voyage já está dando uma tremenda dor de cabeça ao Siena . Vejam os números da disputa em 2009 neste link.

Outro que enfrenta problemas sérios é o Idea , que, além de não conseguir vender mais que o ótimo Honda Fit , agora foi para terceiro colocado do segumento, atrás também do Chevrolet Meriva – graças às versões com motor 1.4 Econo.Flex. Em janeiro e fevereiro de 2009 foram vendidos 6.701 Fits, 4.588 Merivas e, apenas, 2.517 Ideas.

O que a Fiat pode fazer???
Depois de lançar o Palio Fire Economy, o Palio 2010, o Stilo Blackmotion , Punto T-Jet e de tirar de linha o Stilo Abarth, a montadora italiana vai “disparar” contra a Volks, a GM e a Honda através do bolso dos consumidores. A marca anunciou hoje (11/03) um corte de preços para a linha Siena e Idea. O sedã compacto, modelo 2010, chega às concessionárias com uma redução de preço em todas as suas versões, que vai de R$ 1.000 a 1.500. Já a versão Fire 2010 ficou R$ 2.627 mais barata.O Idea ficou entre R$ 1.398 e R$ 1.495 mais em conta. Confira tabela abaixo:

Siena Fire 2010 – R$ 26.290
Novo Siena ELX 1.0 Flex 2010 – R$ 32.600
Novo Siena ELX 1.4 Flex 2010 – R$ 36.200
Novo Siena ELX 1.4 Tetrafuel 2010 – R$ 43.200
Novo Siena HLX 1.8 Flex 2010 – R$ 43.300

Idea ELX 1.4 Flex 2010 – R$ 39.100 (redução de R$ 1.422)
Idea HLX 1.8 Flex 2010 – R$ 47.350 (redução de R$ 1.495)
Idea Adventure Locker 2010 – R$ 51.680 (redução de R$ 1.398)

Mas você achar que a Volkswagen vai deixar a Fiat em paz por algum momento na busca pela liderança do mercado nacional? Errado! O próximo grande ataque alemão a um líder de mercado italiano será com a nova Saveiro , que pode se chamar Arena , que será lançada para tirar a Strada do trono. Em relação a atual (e ultrapassada) Saveiro, a nova picape da Volks terá mais espaço interno, melhor acabamento e motor 1.6 VHT (101 cv com gasolina e 104 cv com álcool). Segundo o site Carroonline, de onde reproduzo as fotos da Saveiro, “apesar do excelente entre-eixos, na casa dos 2,80 m, sua caçamba terá pouco comprimento, mas um bom volume. Este deve ficar entre 900 e 1 000 litros, com capacidade de carga na casa dos 650 kg”. Prevista para ser lançada no segundo semestre (outubro), a nova Saveiro/Arena deve ter duas opções de cabine: simples e estendida.

Só lembrando que a Fiat também já está se preparando para contra-atacar a nova Saveiro/Arena com a Strada Cabine Dupla. Embora a montadora italiana negue que o carro será lançado, o modelo já foi flagrado diversas vezes. Vejam abaixo uma projeção muito próxima de como o carro deverá ser e clique aqui para saber mais infomações sobre a Strada CD.

Reprodução da  projeção feita sob a imagem de Paulinho Miranda/EM/D. A Press – 22/11/08

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *