De 0 a 10 dias com o Toyota Yaris – 6º dia

BRASIL X EUA

A vida do Yaris Sedan nos Estados Unidos não é fácil. Mesmo com 4,30 m, ele é considerado um carro pequeno por aqui e enfrenta diversos concorrentes de peso. Posso citar o Honda Fit, os Chevrolet Aveo e Cobalt, o Pontiac G5, o Hyundai Accent, entre outros. Dos modelos citados, só não conheço muito bem o Pontiac G5. Entre eles, o que mais me lembra o Yaris Sedan é o Accent, muito pela dirigibilidade e pelo espaço. De todos eles, o que eu mais gostei, de uma maneira geral, foi o Chevrolet Cobalt.

Chevrolet Cobalt – Chevrolet/Divulgação

No Brasil, penso que o Yaris hatch brigaria em vários segmentos se equipado com o motor 1.5 16V VVT-i, como os compactos premium (Punto, Polo e C3), minivans compactas (Fit, Meriva e Idea) e, porque não, hatchs médios (Astra, Golf, i30, Stilo e 307). Mas o seu principal alvo seria o Fit, mas com a intenção de atacar mais diretamente também os compactos premium mais equipados.

Já o Yaris Sedan teria como adversários o Polo Sedan, Honda City (quando este for lançado), Renault Symbol e, quem sabe, Astra Sedan – entre R$ 45.000 e R$ 55.000. O Chevrolet “Viva Sedan” também entraria nesta disputa. Este até poderia ser considerado o segmento dos “sedãs compacto premium”, que fica ente o Siena, 207 Passion, Fiesta Sedan e o Corsa Sedan (entre R$ 32.000 e R$ 44.000) e as versões de entrada dos sedas médios, como o Megane, Linea, Focus Sedan, 307 Sedan e Vectra (acima de R$ 55.000).

Fotos: Renato Parizzi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *