Se em janeiro os compactos foram as principais responsáveis por novidades (Palio Fire, Palio ELX, Palio R, Celta VHCE), além das alterações nos sedãs (Civic 2009 e Classic VHCE), março promete ser o mês dos hatches no Brasil. Os Chevrolet Astra e Vetra GT, Fiat Stilo, Volkswagen Golf, Ford Focus, Peugeot 307 e o Nissan Tiida vão ganhar dois novos concorrentes mais diretos: Hyundai i30 e Citroën C4 hatch quatro portas. Quando digo diretos, quero falar que o C4 VTR já está no nosso mercado há algum tempo, mas nunca teve vendas expressivas. Além dos dois, o Vectra GT também deve receber um tapa no visual e alterações no motor 2.0 Flexpower, que deve ficar mais potente (133/140 cv) e “teoricamente” mais econômico – a mudança está previsa para fevereiro.
Fotos do i30: Hyundai/Divulgação |
i30
O modelo mais barato da linha Hyundai no Brasil deve chegar ao nosso mercado com o preço de R$ 54.000, com câmbio manual e motor 2.0 16V, que desenvolve 143 cv de potência e 19 mkgf de torque. Ele deve ser equipado com ar-condicionado digital, direção assistida, computador de bordo, som com MP3 com conexão para iPod e coluna de direção com ajuste de altura e profundidade. Além disso, o i30 também deve ter equipamentos como sensor de chuva, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, controle de estabilidade (ESP), entre outros. Se o hatch for equipado com teto solar elétrico, seu preço sobe aproximadamente R$ 4.000. O valor da versão com câmbio automático (de quatro marchas) também é de R$ 58.000; por cerca de R$ 62.000, o interessado pode levar o i30 automático e com teto solar.
Conheci o i30 no Salão do Automóvel de São Paulo do ano passado e achei o carro muito legal – só a traseira é um pouco vistosa demais na primeira olhada por causa dos grandes faróis. Se os preços forem confirmados, e se todas as versões do carro tiverem os equipamentos citados acima, além do motor 2.0 e da conhecida “garantia mais longa” da Hyundai, o i30 vai ter boas armas para derrotar os seus adversários.
C4 hatch
A versão quatro portas do hatch médio da família C4 já é esperado há muito tempo. Ele já esteve para ser lançado várias vezes; mas nunca chegou às concessionárias da marca. Porém, finalmente, ele deve dar as caras em março, para completar a família no Brasil, composta por C4 VTR, C4 Pallas, C4 Picasso e C4 Grand Picasso. Na verdade o C4 hatch estava previsto para junho de 2009, mas deve ser adiantado (embora esta informação ainda não tenha sido confirmada oficialmente). Ele chegaria com duas opções de motor: 1.6 16V (do C3) e 2.0 16V (do C4 Pallas), ambos flex, com opções de câmbio manual e automático (este último não foi especulado para o 1.6).
Citroën/Divulgação |
Os preços não foram definidos. O C4 VTR tem valor sugerido de R$ 60.610 (com a redução de IPI). O preço C4 hatch quatro portas deve variar entre R$ 55.000 e R$ 65.000, dependendo da versão. Entre os equipamentos, a boa lista do VTR deve ser mantida (não sei se para todas as versões), com ar-condicionado digital, sistema de som com MP3 e Bluetooth, sensores de estacionamento, faróis de xenônio, seis airbags e rodas de aro 16″. O C4 hatch tem praticamente o mesmo visual do VTR, mas com a traseira mais comportada. Veja nas fotos abaixo as diferenças entre os dois. A verdade é que o carro já está pronto há muito tempo e a Citroën nem toma mais tanto cuidado para camuflá-lo.
C4 hatch X C4 VTR
Trio de fotos acima: Reprodução da internet/citroen.c4.free.fr – 27/1/09 |