Palio ELX 1.8 é a nova versão |
Se não bastasse o lançamento do Palio Fire Economy ontem, a Fiat anunciou hoje a chegada do Palio 2010! Mas por que não mostrar os dois modelos juntos? Os italianos foram espertos e conseguiram dois dias de mídia na imprensa “de graça”. Todos os sites de notícias mais importantes do Brasil publicaram ontem o Palio Economy e hoje o Palio 2010.
O elogio que fiz ontem em relação à montadora ter mantido o visual da linha Fire não pode ser repetido hoje. Não que eu não tenha gostado das mudanças estéticas do Palio 2010 – ele ficou realmente mais bonito que o 2009 (gostei especialmente da versão ELX 1.8) -, mas, repetindo a pergunta de ontem, imagina a “felicidade” de quem comprou o Palio ELX 1.0, ELX 1.4 e o 1.8R em novembro e dezembro de 2008? A traseira quase não mudou, recebendo apenas lanternas um pouco diferentes e mais interessantes. O interior é praticamente o mesmo, com pequenas diferenças no painel. Bem que a Fiat poderia ter acabado com o péssimo marcador digital do nível de combustível. Seria uma alteração bem útil.
Deixando a questão da mudança visual de lado, a Fiat foi muito feliz nas alterações, e está contra-atacando o novo Gol 1.6 “de acordo”. O que estava acontecendo? O Palio 1.4 era considerado muito fraco e o 1.8 muito caro e beberrão, se comparados ao Gol 1.6 VHT. Agora, o Palio 1.4 está mais potente (85 cv com gasolina e 86 cv, contra 80 cv e 81 cv do anterior) e o 1.8 está mais barato, com a versão ELX. Além disso, a versão 1.8R está mais barata com duas (menos R$ 1.250) e quatro portas (menos R$ 1.228). O aumento de potência do Palio ELX 1.0 também vai ajudar na “briga” com o Gol 1.0 VHT.
Porém, para quem não reparou, o Palio 2010 está ligeiramente mais caro que o 2009. O aumento não é muito grande, mas não deixa de ser um aumento. Veja abaixo as diferenças (preços sugeridos):
Modelo 2009 2010
Palio ELX 2p 1.0 28.703 28.930 (+ R$ 227)
Palio ELX 4p 1.0 30.279 30.520 (+ R$ 241)
Palio ELX 4p 1.4 32.680 32.940 (+ R$ 260)
Palio 1.8R 2p 41.240 39.990 (- R$ 1.250)
Palio 1.8R 4p 42.818 41.590 (- R$ 1.228)
Mais uma vez a Fiat afirma que os Palios ELX 1.0 e 1.4 ficaram desempenho e consumo melhores. Será mesmo? Vejam os números divulgados pela marca. Na ordem: modelo, velocidade máxima (gasolina/álcool), de 0 a 100 km/h (gasolina/álcool), consumo na cidade (gasolina/álcool) e consumo na estrada (gasolina/álcool).
Palio ELX 1.0 2009 154/155 km/h 16,1/15,9 s 12,9/9,1 km/l 17,1/12,7 km/l
Palio ELX 1.0 2010 156/157 km/h 15,8/15,7 s 14,1/9,9 km/l 18,6/13,8 km/l
Palio ELX 1.4 2009 165/166 km/h 12,3/12,2 s 13/9,2 km/l 17/12,6 km/l
Palio ELX 1.4 2010 166/167 km/h 12,1/11,8 s 13,4/9,5 km/l 17,5/13 km/l
Mesmo com a grande revolta que a nova mudança visual do Palio 4,5 deve causar, finalmente o Palio está competitivo novamente para brigar com o novo Gol. Ele poderia ser um pouco mais equipado de série, mas ainda assim as alterações foram bem-vindas.