Chevrolet Captiva Ecotec 2009 mais econômico

Chevrolet/Divulgação
Querendo elevar ainda mais as boas vendas do Captiva e, ao mesmo tempo, querendo resolver um dos principais problemas do modelo – o consumo -, a Chevrolet está lançando no nosso mercado (em fevereiro) o Captiva 2.4 16V Ecotec, com preço sugerido de R$ 86.990. Quando digo no título que o carro está mais econômico, me refiro à média de 10 km/l na cidade (e 14,9 km/l na estrada) prometidos pela marca e à diferença de R$ 10.000 no preço entre as versões Ecotec e V6 4×2, que tem valor sugerido de R$ 96.990. A versão topo de linha 4×4 agora custa R$ 103.990. Vale lembrar que é muito difícil encontrar o Captiva por estes preços, já que a maioria das concessionárias vendem o carro com ágio “extra-oficial”, já que não existe mais ágio – o preço do carro é sugerido pela fábrica, e não tabelado. 
Foto acima e abaixo: Reprodução da internet/revistaautoesporte.com.br – 22/1/09

Quando testamos o Captiva, ficou claro que modelo é muito bem equipado e tem bom desempenho com o motor V6 3.6, de 261 cv de potência. O problema realmente foi a média de consumo: 4,5 km/l, no circuito misto – metade cidade, metade estrada. Vamos ver se o sempre elogiado motor Ecotec vai se sair bem.

Falando do motor Ecotec 2.4 16V, ele não tem nenhuma ligação com o 2.4 16V Flexpower que equipa do Vectra Elite. O Ecotec desenvolve 171 cv de potência e 22,2 kgfm de torque, sempre com gasolina, além de ter bloco, pistões e cabeçote de alumínio e comando de válvulas variável. Já o Flexpower tem 146 cv e 23,1 kgfm com gasolina e 150 cv e 23,7 kgmf com álcool. Embora o segundo tenha mais torque, os 25 cv (ou 21 cv) a mais do Ecotec devem fazer muita diferença. A sua construção e tecnologia também é muito superior. Fica o recado para a GM: aposente o 2.4 Flexpower e lance o 2.4 Ecotec para as linhas Zafira, Omega e, principalmente, Vectra (sedã e GT) – aproveite também e lance logo o motor 2.0 Flexpower mais potente (133/140 cv) e econômico.

O Captiva Ecotec continua muito bem equipado. O modelo tem, como equipamentos de série, seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), freios ABS, controles de tração e estabilidade, ar-condicionado e direção elétrica. A linha 2009 do modelo ganhou computador de bordo (com monitor de pressão dos pneus) e um novo limite eletrônico de velocidade máxima: 180 km/h, contra 160 km/h do anterior. O Captiva Ecotec só não tem bancos revestidos em couro, com regulagem elétrica para o motorista, e porta-objetos no porta-malas, vendidos como opcionais. Em relação às diferenças visuais, a nova versão possui para-choque bicolor (pintado na cor do veículo e na cor antracite), rodas com aro de 17 polegadas com outro desenho e não possui os detalhes cromados das versões mais caras.

Se o Captiva já tomou a liderança do segmento no segundo semestre de 2008, muito provavelmente o modelo vai se consolidar na ponta conta desta nova versão. Só quero mesmo ver se o motor 2.4 Ecotec é econômico, já que nesta versão o Captiva só estará disponível com câmbio automático de quatro marchas e o seu peso não ajuda muito: 1.720 kg.

Comentários

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *