Novidades 2009 em 2008 parte 1: Volkswagen

Depois de alguns dias sem nenhuma novidade oficial, três montadoras “lançaram” novas linhas para seus modelos. Vamos começar pela Volkswagen, que trouxe, de uma vez, o “pacotão 2009” com Gol, Fox, SpaceFox, Polo, Polo Sedan e Golf.

Fotos: Volkswagen/Divulgação

Gol
Enquanto o novo Gol NF não chega (parece que seu lançamento foi adiado mais uma vez, agora para julho), a Volks coloca no mercado o nosso atual Gol modelo 2009. Os velhos motores AP não ganharam mais potência ou torque como seus irmãos 1.0 e 1.6 que equipam os outros carros da marca. Entre os equipamentos, o Gol passa a ter de série retrovisores externos do mesmo tamanho, o que amplia a visibilidade, comandos internos para o ajuste dos espelhos, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura e novas calotas de aro 13″.

Famílias Fox, Polo e Golf
Com a chegada do novo Gol NF, a Volkswagen fez alterações mais interessantes em seus modelos, especialmente os compactos Fox e Polo (este premium). Além de mudanças no visual, versões, equipamentos de série e o oferecimento de novos itens, como os rádios, a principal atrações dos modelos fica mesmo por conta da atualização dos motores da família EA 111. Com o novo de VHT (Very High Torque), eles sofreram alterações mecânicas e estão mais potentes, com melhor consumo e emitindo menos poluentes – segundo a fábrica.

O propulsor 1.0 VHT (nome parecido com o VHC da Chevrolet) agora desenvolve 72 cv (g) e 76 cv (a) de potência a 5.250 rpm, contra 72 cv (g) e 73 cv (a) a 5.750. O torque subiu de 9,5 mkgf (g) e 9,8 mkgf (a) e 4.300 rpm para 9,7 mkgf (g) e 10,6 mkgf (a) a 3.850 rpm. Na prática, o motor entrega mais potência e torque em rotações mais baixas, o que melhora o desempenho do carro, aumentando sua agilidade, especialmente na cidade. Segundo dados da Volks, o consumo do Fox 1.0 passou de 13,6 km/l (g) e 9,4 km/l (a) na cidade para 13,8 km/l (g) e 9,5 km/l (a). Na estrada, ele foi de 15,3 km/l (g) e 10,5km/l (a) para 17,8 km/l (g) e 12,2 km/l (a).

A motorização 1.6, que equipa Fox, CrossFox, SpaceFox, Polo, Polo Sedan e Golf também ficou mais potente com a adoção do sobrenome VHT. A potência que antes era de 101 cv (g) e 103 cv (a) a 5.750 rpm foi para 101 (g)e 104 cv (a) a 5.250 rpm. Já o torque subiu de 14,3 mkgf (g) e 14,5 mkgf (a) a3.250 para (muito bons) 15,4 mkgf (g) e 15,6 mkgf (a) a 2.500 rpm. Assim como o 1.0 VHT, no o 1.6 o desempenho também aparece mais cedo, deixando os veículos mais ágeis. Veja os números de consumo na cidade divulgados pela Volkswagen para os modelos 1.6:

Fox: 12,4 km/l (g) e 8,4 km/l (a) (estrada: 17,8 km/l com gasolina e 11,8 km/l com álcool);
Polo: 12,3 km/l (g) e 8,2 km/l (a);
Polo Sedan: 12,2 km/l (g) e 8,1 km/l (a);
Golf: 12 km/l (g) e 8 km/l (a).

Vale comentar ainda sobre o Golf Tech, nova versão que ficou bacana com rodas de liga leve aro 16″, sensor dechuva, sistema interativo de informações I-System, ar-condicionadoClimatronic, rádio CD Player/MP3 com Bluetooth, entradas paraSD-Card/USB, função gravador e interface para sistema de navegação(GPS), piloto automático e retrovisor interno antiofuscante automático.Pena que o carro custa salgados R$ 61.115 com o propulsor 1.600 VHT.

Para encerrar, vale falar sobre o Fox Extreme – “tunado de fábrica”. Por R$ 38.940, você leva um Fox 1.6 VHT com rodas de aro 15″, volante e alavanca do câmbio revestidos em couro, máscara negra nos faróis dianteiros de dupla parábola, moldura da lanterna escurecida; grade, pára-choques e defletor traseiro em preto; ponteira do escape esportiva, nome da versão em vermelho e preto na soleira dasportas, além do logotipo da raposa destacado no encosto dos bancos. Os amantes de tuning devem estar apontando e rindo desta versão…

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