Assim como em Salvador, com Bahia e Vitória, e em Porto Alegre, com Internacional e Grêmio, Belo Horizonte é uma cidade movida pela paixão de dois grandes clubes: Atlético e Cruzeiro. Deixando a rivalidade de lado, gostaria de dedicar este post ao time preto e branco. Hoje, dia 25 de março de 2008, ele completa 100 anos de idade.
![Ferrari F430 Clube Atletico Mineiro Galo 100 anos 03](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2008/03/Ferrari-F430-Clube-Atletico-Mineiro-Galo-100-anos-03.jpg)
Mas como eu poderia fazer uma homenagem ao clube em um blog que fala de carros? Eu poderia esperar que e o time fizesse muitos GOLs em jogadas de velocidade. Ou poderia esperar que a Fiat, patrocinadora do Galo, fizesse alguma edição especial de um dos seus carros, como Stilo ou Punto. Mas foi pensando nesta segunda ideia que surgiu a Ferrari do Centenário.
![Ferrari F430 Clube Atletico Mineiro Galo 100 anos 02](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2008/03/Ferrari-F430-Clube-Atletico-Mineiro-Galo-100-anos-02.jpg)
A história fica até parecendo verdadeira: uma preparadora de carros da Alemanha, situada em Borússia, preparou uma Ferrari F430 com as cores do Atlético para o centenário do clube. O nome: “Ferrari F430 Bi-Compressor Evoluzion Centenial“. Por ser uma série especial de cem unidades, ela ganhou 20 cv de potência, chegando a “vingadores” 656 cv. Seu torque também deixa marcas em qualquer competição: 67,5 mkgf. Com isso, a F430 preto e branca precisa de apenas 3,7 s para ser acelerada de 0 a 100 km/h. Sua velocidade máxima é de 348 km/h. Para parar os adversários (e as rodas), a Ferrari Centenária conta com freios a disco Brembo nas quatros rodas, com discos de 380 mm, além de ABS e EBD. Os “pés” são calçados por chuteiras com aro 19″ (255/30 R19) na dianteira e 20″ na traseira (345/25 R20).
![Ferrari F430 Clube Atletico Mineiro Galo 100 anos 04](http://dezeroacem.com.br/wp-content/uploads/2008/03/Ferrari-F430-Clube-Atletico-Mineiro-Galo-100-anos-04.jpg)
Na parte externa, o logo amarelo da Ferrari lembra a estrela amarela do escudo do Galo, que comemora o título de campeão brasileiro de 1971 – o primeiro campeão brasileiro oficial da história. Na parte interna, o preto e o branco dominam, mostrando a forte influência das cores do time no superesportivo. Além disso, o painel também faz uma menção ao título de campeão brasileiro. Os botões vermelhos no painel homenageiam o bi-campeonato da Conmebol. Segundo a Ferrari, os 39 primeiros mineiros que comprarem o veículo terão uma desconto especial.
Bem, os dados da Ferrari são verdadeiros, assim como o fato dela ter sido preparada por uma empresa especializada em tuning alemã. Mas o que eu gostaria aqui é deixar uma homenagem ao Clube Atlético Mineiro e aos seus milhões de torcedores. Também gostaria de pedir respeito em relação aos comentários do blog, já que não estou sendo ofensivo a nenhum clube e torcida.