
Como plenamente visível nas ruas e estradas, SUVs continuam sendo a categoria de veículo mais atraente entre compradores no Brasil, a exemplo do que acontece há décadas nos EUA, já estabelecida na Europa nos últimos 10 anos e até na China. Estudo que a Bright Consulting acaba de divulgar, indica a subida na preferência dos brasileiros de 28% para 37,3%, entre 2024 e 2025.
Picapes
O segundo tipo de veículo a conquistar mais adeptos foi o segmento de picapes. Todavia, o crescimento de participação praticamente se estabilizou: 18,7%, em 2024 e 19%, no ano passado. Neste caso específico ainda falta uma pesquisa mais apurada sobre quem utiliza esse tipo de veículo para transporte de carga, simplesmente como uso convencional ou misto. Continuaram as quedas dos hatches, antes dominantes por décadas, de 25,1% para 21,95% e também dos sedãs, de 12% para 9,7%.

Febre pelos SUVs
Esta febre pelos SUVs poderia se explicar pela facilidade de acesso, espaço interno e até visibilidade. Entretanto, com a frota crescente deste tipo de veículo a visibilidade já está razoavelmente comprometida em ruas e estradas.
Os compradores, no entanto, aceitam o veículo como ele é, mesmo que gaste um pouco mais de combustível, pneus em geral mais caros ou que a altura maior do centro de gravidade possa dificultar manobras de emergência.

Chegaram no topo?
Só uma dúvida ainda paira. Os SUVs já atingiram o ápice ou continuarão a crescer na preferência dos compradores e até que nível? Tudo parece indicar aumento contínuo de participação. Em que patamar vão se estabilizar seria tema interessante para as consultorias e empresas de pesquisas. Fica aqui mais esta sugestão.
Coluna Fernando Calmon (antes Alta Roda) aborda temas de variado interesse na área automobilística: comportamento, mercado, avaliações de veículos, segredos, técnica, segurança, legislação, tecnologia e economia. A coluna semanal é reproduzida em mais de 80 sites, portais, jornais e revistas brasileiros. Começou em 1º de maio de 1999.
ESSA COLUNA NÃO REFLETE NECESSARIAMENTE O QUE PENSA O BLOGUEIRO.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem