Salão do Automóvel de São Paulo (SP) está confirmado para 2027

Estande da BYD no Salão Automóvel de São Paulo (SP)
Estande da BYD no Salão Automóvel de São Paulo (SP)

A volta do evento que marcou, desde 1960, a história da indústria automobilística brasileira, consolidou-se com o sucesso da 31ª edição encerrada no último dia 30. O Salão do Automóvel de São Paulo (SP) entrou agora no calendário oficial da cidade e já tem os dias reservados para a próxima edição bienal no Distrito Anhembi: 30 de outubro a 7 de novembro de 2027. Assim evitará o que aconteceu este ano: acesso prejudicado por interdições para preparativos da prova de Fórmula E.

Confirmados

Dez empresas já anteciparam a participação: Caoa Changan, Caoa Chery, GAC, Hyundai, Kia, Omoda & Jaecoo, Renault, Toyota, Suzuki Motos, além das sete marcas do grupo Stellantis. Certamente haverá outras (pelo menos duas fabricantes não reveladas) acenaram para a edição de 2027, pois o Salão superou as expectativas. Foram 516.000 visitantes e mais de 10.000 testes apenas na área interna exclusiva de 14.000 m². Tudo sob climatização perfeita.

Padronização

Este ano estandes estavam padronizados em 500 m² (no passado, até quatro vezes maiores) para fabricantes locais e importadores, sem permissão de mezaninos. Em dias cheios, visitantes se queixaram que estandes menores dificultavam ver os carros.

Espaço menor

Na edição de 2018 havia 110.000 m² (incluindo área externa) no São Paulo Expo e 700.000 visitantes. Agora a área ocupada total foi de 66.000 m², o que, entretanto, não diminuiu a importância do evento.

Balcão comercial

Pela primeira vez estava autorizada a venda de veículos nos estandes. A Kia, por exemplo, comercializou 119 carros (outras marcas não divulgaram números). Reclamações do público continuaram: estacionamento e alimentação por preços altos.

Muitas marcas

Mercado brasileiro de veículos leves hoje é disputado por nada menos do que 46 marcas, fora 10 no limbo, segundo a consultoria K.Lume. Várias têm presença simbólica, bom ressalvar. Apenas 19 e oito de motocicletas estiveram no Salão deste ano. Portanto, há espaço para crescer desde que as vendas subam de patamar nos próximos anos e atraiam novos expositores.

Coluna Fernando Calmon (antes Alta Roda) aborda temas de variado interesse na área automobilística: comportamento, mercado, avaliações de veículos, segredos, técnica, segurança, legislação, tecnologia e economia. A coluna semanal é reproduzida em mais de 80 sites, portais, jornais e revistas brasileiros. Começou em 1º de maio de 1999.

ESSA COLUNA NÃO REFLETE NECESSARIAMENTE O QUE PENSA O BLOGUEIRO.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *