Impressões: Ford Maverick Tremor é espaçosa e tem preço competitivo!

Foto da Ford Maverick Tremor
Ford Maverick Tremor

Mercado de picapes médias oferece tantas alternativas que classificá-las é tarefa difícil, se consideradas as dimensões da Ford Maverick:

  • Comprimento, 5,096 m
  • Entre eixos, 3,075 m
  • Largura, 1,844 m
  • Altura, 1,758 m

Maverick X Hilux

O entre eixos, por exemplo, referência de espaço para pernas no banco traseiro, é apenas 1 cm menor que a Hilux; largura (sem espelhos) só 1,1 cm menos que a japonesa líder de mercado. Apenas no comprimento e na altura o modelo da Toyota se impõe.

Maverick X Rampage

Contra sua adversária mais direta, Rampage, a comparação é equilibrada em tamanho. Embora a Maverick perca nos ângulos central e de saída, ganha no ângulo de entrada. Caçamba de 943 litros da picape da Ford é apenas 6% menor que da Ram.

Foto mostra o design da Ford Maverick Tremor
Design é destaque da Ford Maverick Tremor

Motor e câmbio

Motor 2.0 turbo, a gasolina, que gera 253 cv e 38,7 kgfm, e câmbio automático de oito marchas vão muito bem na Tremor, que se destaca pelo silêncio de marcha e o bom desempenho, tanto em uso urbano quanto em estrada.

Consumo

Consumo de combustível, obviamente, foi alto durante a avaliação em asfalto e terra, porém dentro do previsível para veículos deste porte: 7,7 km/l (cidade) e 10,7 km/l (em autoestrada). Uma de suas boas características é o diâmetro de giro que, embora não informado pelo fabricante, facilita manobras de retorno e de estacionamento (com ajuda de câmeras em visão de 360°).

Foto do painel da Ford Maverick Tremor
Painel da Ford Maverick Tremor

Internamente

Na parte interna, a central multimídia tem tela maior de 13,2″. Sensores de proximidade ajudam ao estacionar. Boa posição de guiar, mais parecida com a de automóvel do que de picape. Espaço para os passageiros no banco traseiro rivaliza com modelos de maior porte. Acabamento explora diferentes materiais e texturas.

Tremor

Maiores destaques da versão Tremor:

  • elevação da suspensão em 2,2 cm
  • vão livre ao solo de 22,6 cm

Melhora toda a geometria off-road com ângulos de 30,9º de entrada, 21,3º de saída e 20º, central. Há ainda bloqueio do diferencial traseiro, botão 4WD que indica tração 4×4 constante, pneus do tipo todo-terreno 235/65R17, controle de velocidade e modo de condução fora-de-estrada. Ganchos de reboque na cor laranja diferenciam esta versão.

Preço

Importada sem imposto do México, preço é competitivo: R$ 239.990.

Coluna Fernando Calmon (antes Alta Roda) aborda temas de variado interesse na área automobilística: comportamento, mercado, avaliações de veículos, segredos, técnica, segurança, legislação, tecnologia e economia. A coluna semanal é reproduzida em mais de 80 sites, portais, jornais e revistas brasileiros. Começou em 1º de maio de 1999.

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