
A BYD tem uma marca premium chamada Yangwang. E foi exatamente um carro dela que conseguiu um feito incrível! O U9 Track Edition alcançou 472,41 km/h, na pista de testes de Papenburg, na Alemanha, estabelecendo um novo recorde mundial de velocidade para veículos elétricos!
Existe uma polêmica de quem detinha o recorte anterior. Alguns dizem que foi o Rimac Nevera R, com 431,45 km/h, alcançado há menos de 2 meses. Outros falam que foi o Aspark SP600, em junho do ano passado, com 438,7 km/h.
A partir disso, fico pensando: quanto tempo será que o U9 se manterá no topo?
Profissional
Mas não ache que esse recorde foi feito por um motorista comum. Ele foi estabelecido pelo piloto profissional alemão Marc Basseng, que também pilotava o SP600 em 2024.
Ao concluir o teste de alta velocidade para a Yangwang, ele declarou: “No ano passado, pensei que tinha chegado ao meu limite. Nunca imaginei que quebraria meu próprio recorde tão cedo, mas aqui estamos, na mesma pista, com novas tecnologias que tornaram isso possível”.
Edição de pista
O Yangwang U9 Track Edition foi desenvolvido sobre a plataforma e4 e arquitetura DiSus-X do U9. Mas essa versão traz a plataforma veicular de 1200V, a primeira de tensão ultra alta produzida em escala mundial, além de um sistema de gerenciamento térmico otimizado para condições extremas.
Isso significa que o carro tem potência contínua e estabilidade em altas velocidades, duas combinações necessárias para quebrar um recorde mundial como esse.

Mais de 3.000 cv
Para isso, a plataforma e4 comporta o primeiro sistema do mundo de quatro motores com propulsores de alto desempenho de 30.000 rpm para entregar potência máxima de 555kw (755 cv) por motor, o que resulta em uma potência combinada que supera os 3.000 cv! 😱
Esse conjunto confere ao veículo uma impressionante relação peso/potência de 1.217 cv por tonelada, o que coloca ele na elite da indústria automotiva global.
Carro na mão o tempo todo
O sistema de vetorização de torque independente com quatro motores da plataforma e4 monitora continuamente a superfície da pista e ajusta o torque de cada roda em uma frequência ultraelevada, superando 100 interações por segundo.
Na prática, mesmo em altas velocidades, o sistema garante controle absoluto da dirigibilidade do veículo, o que praticamente evita qualquer deslizamento ou perda de tração.
Estabilidade
Já o Sistema Inteligente de Controle de Carroceria DiSus-X realiza rápidos ajustes independentes na suspensão de cada roda durante acelerações intensas, curvas ou em superfícies irregulares. Isso não apenas reduz movimentos de mergulho e rolagem, mas aumenta o conforto e a confiança do condutor, como também otimiza a área de contato dos pneus com o solo, o que melhora a aderência.
Em sinergia com a Plataforma e4, o sistema DiSus-X expande a garantia de estabilidade veicular e segurança na condução.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem