O novo Basalt, SUV compacto da Citroën, mostra o parentesco com o Sportback da Fiat, mas tem presença própria com destaque para as lanternas traseiras em conjunto estilístico harmonioso. Está bem posicionado em preço, na versão avaliada, Shine, no uso do dia a dia, por R$ 115.990.
Simplificado
No entanto, há algumas simplificações que incomodam: volante só tem regulagem de altura e na porta do motorista há apenas os comandos elétricos dos vidros dianteiros (os dos vidros traseiros, no console). Quadro de instrumentos (7″) traz informações básicas, enquanto tela multimídia de 10″ tem resolução e funcionamento corretos, mas falta um pouco mais de brilho em dias ensolarados. Não há limpador de vidro traseiro.
Espaço
Espaço interno também adequado na frente e no banco de trás, além de um porta-malas de 490 litros, maior do que o do Lexus RX 450h+. Pacote de segurança passiva se limita a airbags frontais e laterais.
As dimensões do Basalt: comprimento, 4,343 m; largura, 1,821 m; entre eixos, 2,645 m; 1,585 m, altura, 1,585 m.
Desempenho e motor
Sua massa de 1.121 kg não dificulta o bom desempenho, principalmente em uso urbano com caixa automática CVT de sete marchas graças ao motor 1.0 turboflex, de origem Fiat, que desenvolve 125/130 cv (G/E) e 20,4 kgfm com qualquer um dos dois combustíveis.
É o mais potente do segmento e se iguala em torque aos “milzinhos” da Volkswagen.
Cidade X Estrada
Se na cidade vai muito bem, não se reproduz da mesma forma em autoestradas por razão de sua área frontal e altura. Em estrada de pista única exige mais atenção nas ultrapassagens, quando com carga total.
Consumo
Consumo de combustível, foi um pouco melhor que o padrão Inmetro em km/l:
- Cidade: 8,3 km/l (E) / 9,6 km/l (G)
- Estrada: 11,9 km/l (E) / 13,7 km/l (G)
Preços
- Citroën Basalt Feel 1.0 MT – R$ 96.990
- Citroën Basalt Feel 1.0 turbo AT – R$ 112.290
- Citroën Basalt Shine 1.0 turbo AT – R$ 115.890
Coluna Fernando Calmon (antes Alta Roda) aborda temas de variado interesse na área automobilística: comportamento, mercado, avaliações de veículos, segredos, técnica, segurança, legislação, tecnologia e economia. A coluna semanal é reproduzida em mais de 80 sites, portais, jornais e revistas brasileiros. Começou em 1º de maio de 1999.
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É um carro interessante. Espaço e motor são pontos positivos. Simplicidade do acabamento é condizente com a proposta. Lembra alguns carros populares dos anos 90. Enfim somente o preço não é tão popular assim.