Volkswagen Amarok 2025! Depois de 14 anos no mercado, a picape média tedesco argentina recebeu pequenas mudanças e chega ao Brasil atualizada.
Mudanças
Capô, grade, para-choque, novos faróis full LED; rodas redesenhadas (só na versão de topo, Extreme, a das fotos do post); para-choque traseiro tripartido e visual das lanternas. No interior, retoques no acabamento e nova central multimídia com tela de 9″.
Motor e câmbio
Continua o motor V6 3.0 turbodiesel, que desenvolve 258 cv (com overboost chega a 272 cv por 10 s) e 59,1 kgfm de torque. Câmbio é o mesmo: automático de 8 marchas sem reduzida. Precisa de ótimos 8 segundos para ser acelerada de 0 a 100 km/h – superior à média do segmento.
Dimensões
As dimensões da versão Extreme 2025 são:
- Comprimento: 5,350 m
- Largura (com espelhos): 2,228 m
- Altura: 1,851 m
- Entre eixos: 3,097 m
- Volume da caçamba: 1.280 litros
- Capacidade de carga: 1.104 kg
- Capacidade do tanque: 80 litros
Dia a dia
No uso diário, o ponto forte é a disposição do motor, especialmente em rodovias e na integração com o câmbio, embora em certos regimes um pouco mais ruidoso. Há baixa rolagem da carroceria em curvas de raio longo e freios têm boa modulação, mesmo andando mais rápido. No modo automático dos faróis não é possível usar os faróis de neblina.
Fora de estrada
Já no fora de estrada, a pouca altura do solo (24,5 cm) faz com que em pequenos obstáculos a picape raspe no chão, o que o grande entre-eixos acentua. Ângulos de entrada, 27º, central, 23º, e de saída, 24,8º não são muito favoráveis. Há certa oscilação exagerada na traseira e a frente afunda demais em terrenos muito irregulares.
Entretanto, vai muito bem em pisos menos exigentes, onde se pode andar em velocidade maior. Na média, as suspensões recebem boa nota. Bancos dianteiros são muito confortáveis e com ótimo apoio lateral.
Reduzida?
Inexistência de reduzida é um problema em certos momentos, no caso de terrenos muito difíceis. Perfil dos pneus (225/60 R18) são inadequados, neste caso. Mas o acionamento eletrônico de bloqueio do diferencial traseiro funcionou eficientemente. Já a direção hidráulica, por óbvio, perde para concorrentes com assistência elétrica.
Preços
A picape Volkswagen Amarok 2025 custa: R$ 313.990 (Comfortline), R$ 332.990 (Highline) e R$ 354.990 (Extreme). A garantia é de cinco anos.
Coluna Fernando Calmon (antes Alta Roda) aborda temas de variado interesse na área automobilística: comportamento, mercado, avaliações de veículos, segredos, técnica, segurança, legislação, tecnologia e economia. A coluna semanal é reproduzida em mais de 80 sites, portais, jornais e revistas brasileiros. Começou em 1º de maio de 1999.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem