Na minha avaliação com a versão Première Edition do modelo, falei muito sobre o câmbio automatizado de dupla embreagem EDC. Comentei que eu esperaria um ano para comprar o veículo com essa transmissão. Mas, agora, o Renault Kardian manual chega para agradar os “puristas” e os “desconfiados”, como eu!
Manual mesmo!
Isso mesmo! O interessante SUV agora conta com uma opção com câmbio manual de de seis marchas (JX22), produzido pela Horse em Portugal.. O motor não muda. Continua o 1.0 turboflex TCe, que desenvolve 120 cv de potência e 20,4 mkgf de torque com gasolina e 125 cv e 22,4 mkgf com etanol.
Evolution
A nova versão com câmbio manual se chama Evolution, tem preço sugerido de R$ 106.990 e traz os mesmos equipamentos da Evolution com câmbio automatizado EDC. Os principais itens de série são:
- 6 airbags (frontal, lateral e de cortina)
- Controlador de velocidade e limitador de velocidade (CC + SL)
- Assistente de partida (HSA)
- Sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré
- Controles eletrônicos de estabilidade e tração (ESP+ASR)
- Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
- Cluster digital 7”
- Multimídia com tela de 8” com Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio
- Ar-condicionado digital com função auto
- Retrovisores externos com ajuste elétrico
- Faróis e assinatura luminosa 100% em LED
- Barras de teto funcionais e modulares em preto
- Roda flexwheel biton 16”
- Aerofólio traseiro
- Start&Stop
- Modo ECO com EcoScoring
- Volante com ajustes de altura e profundidade
- Vidro do motorista com função one-touch e antiesmagamento
- Vidros elétricos para passageiros
Versões e preços
- Renault Kardian Evolution manual – R$ 106.990
- Renault Kardian Evolution EDC – R$ 118.090
- Renault Kardian Techno (EDC) – R$ 129.990
- Renault Kardian Première Edition (EDC) – R$ 138.990
Medidas
Com um comprimento de 4,12 m (1,75 m de largura e 1,54 m de altura), o Kardian está posicionado no segmento B. Estas dimensões fazem dele o modelo ideal para um uso especialmente na cidade. Embora ele vai bem na cidade e até na terra – ângulos de ataque e saída de 20° e 36°, respectivamente.
Sua distância entre eixos de 2,60 m o torna mais espaçoso do que o Volkswagen Polo Nivus e o Fiat Argo Pulse. O porta-malas tem um volume honesto para a categoria: 358 litros.
Resumo da obra
Foi muito oportuna a chegada do Renault Kardian manual. Seu preço ficou competitivo e os “puristas” vão adorar dirigi-lo, explorando bem o bom motor 1.0 turbo. Sem contar o seu preço, que ficou acessível (dentro do possível), sendo o francês um carro melhor do que o Fiat Argo Trekking ou o Fiat Pulse Drive 1.3 manual.
Além disso, os “desconfiados” em relação à transmissão automatizada de dupla embreagem EDC, como eu, tem uma possibilidade mais segura de compra com a Evolution manual. E, se tudo der certo (torço para isso), daqui a 1 ano, as versões EDC também serão seguras para compra.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem