Conheça algumas dicas para alterar a medida do pneu do seu carro com segurança

Foto das rodas e pneus do Nissan Kicks
Conheça algumas dicas e orientações para alterar a medida do pneu do seu carro com segurança

Você tem um carro com rodas e pneus de aro 17″ e quer colocar pneus de aro 16″ mantendo as mesmas rodas? É possível? Conheça algumas dicas e orientações para alterar a medida do pneu do seu carro com segurança!

Como sempre digo, não faço o De 0 a 100 para vocês, mas sim faço com vocês! E esse post nasceu de dúvidas e conversas com o João Marques, o Tarcísio de Feitas (não aquele – 🙌) e o Pedro Loureiro! Organizei tudo e, para ficar um conteúdo ainda mais legal, acionei os especialistas das marcas de pneus que eu mais confio!

Organizei tudo abaixo em três casos, para facilitar o entendimento.

Foto de capa do novo Nissan Kicks Exclusive 2022
Nissan Kicks Advance e Exclusive (foto) têm rodas de liga leve 17″ e pneus 205/55 R17

CASO 1 – A dupla da Nissan

O primeiro é o do João, que, assim como eu, tem Nissan na sua garagem. Diferente de mim, que só tenho um, ele tem dois: Kicks e Versa. E ele quer colocar pneus com 16″ ou 15″ nos seus carros, mas mantendo as mesmas rodas. É possível fazer essa troca?

Sim, é possível. O mais importante é manter a relação de transmissão do veículo igual ou muito próxima à original do veículo para não alterar o torque e o consumo de combustível, dois fatores dos mais afetados por uma substituição dimensional nos pneus, além do erro nos instrumentos do painel como hodômetro e velocímetro”, afirmou Flavio Santana, Gerente de Produto da Michelin América do Sul.

Roberto Falkenstein, Consultor da Área de Tecnologias Inovativas da Pirelli para a América do Sul, faz um complemento importante.

“Conforme o Artigo 8º da resolução 292/08 do Contran , é ‘proibido o aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto roda/pneu’ e é ‘proibida a utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos para-lamas do veículo’. Além disso, é importante manter o tipo de aplicação do pneu. Ou seja, não se deve trocar um modelo para caminhonetes (LT) por outro para veículos de passeio (P), por exemplo”, disse Falkenstein.

Nissan Versa Exclusive automático 2021
Nissan Versa Exclusive tem rodas de liga leve de 17” e pneus 205/50 R17

Nunca para menos

Ou seja, para trocar os pneus mantendo as rodas, é essencial que o João siga algumas regras e normas.

“Quanto à capacidade de carga e velocidade do pneu, pode-se aumentá-las, mas não as diminuir. Já para manter o diâmetro do pneu, siga o manual de normas técnicas da Associação Latino-Americana de Pneus e Aros (ALAPA) ou consulte um revendedor que irá orientá-lo a este respeito”, afirmou Falkenstein.

Foto das rodas de 17" do Nissan Kicks Advance
Rodas de 17″ do Nissan Kicks Advance

Cálculo fundamental

Santana complementa explicando o interessante e fundamental cálculo que precisa ser levado em consideração.

A primeira orientação é nunca escolher um índice de carga e/ou um código de velocidade inferior ao homologado para o veículo. Depois, é importante manter o mesmo diâmetro externo total do pneu original.

Para calcular o diâmetro externo de um pneu é preciso calcular a altura do flanco ou lateral do pneu, multiplicar por dois porque estamos falando do diâmetro e não do raio e somar ao diâmetro da roda, ou seja: diâmetro externo = ((largura do pneu x série ou relação de altura do pneu) x 2) + (aro da roda x 25,4) conversão de polegadas para milímetros.

O resultado encontrado deve ser o mais próximo possível do pneu original em relação à dimensão de substituição. Segundo o INMETRO na Portaria n.º 165 , de 30 de maio de 2008, são considerados equivalentes os pneus que têm uma variação de +/- 3% na altura do flanco ou lateral do pneu, ou seja”:

Tabela com informações sobre a diferença de medidas de pneus no Brasil
Tabela fundamental para alterar a medida do pneu do seu carro – fonte: Michelin
Foto das rodas de 16" do Nissan Kicks Sense CVT
Rodas de 16″ do Nissan Kicks Sense CVT

Na prática

Fábio Augusto Maciotta, Coordenador de Desenvolvimento de Produto na Bridgestone do Brasil, concorda com os colegas e dá um exemplo extremamente bem-vindo para facilitar o entendimento prático do João e de todos nós.

O usuário deve respeitar algumas premissas, como nunca usar um pneu com índice de carga menor. O cálculo que deve ser considerado é o de circunferência de rolamento do pneu, a diferença entre as duas medidas não deve ser superior a 3%. Exemplo:

O Kicks já vem de fábrica com duas versões de rodas 16” e 17” sendo:

  • 205/55 R17 91V – 91 é a capacidade de carga (615 kg), circunferência de rolamento 1710,8 mm
  • 205/60 R16 92H – 92 é a capacidade de carga (630 kg), circunferência de rolamento 1663,2 mm

Diferença da circunferência de rolamento entre eles é de 2,9%, o que é aceitável.

Nesse exemplo não poderíamos usar um pneu 18” – 205/50 R18 89V, pois o índice de carga é menor que 91, mesmo a circunferência de rolamento estando dentro dos 3%.

Roda de 15" do Nissan Versa Sense manual
Roda de 15″ do Nissan Versa Sense manual

Rodas: liga leve X aço

A dúvida anterior é mais complexa. Porém, o outro questionamento do João é mais simples, mas não menos importante: daria para colocar rodas de aço (ou metálica) no lugar das de liga leve?

Embora eu possa respondê-lo, com tantos especialistas nos ajudando, deixo a resposta para eles, que são praticamente unânimes.

. “Sim, não há problemas quanto a isso, desde que a roda se encaixe perfeitamente dentro do cubo e a acomodação dos parafusos seja adequada. Não há prós, apenas uma mudança de característica do carro, que pode se tornar mais ‘confortável e menos esportivo’ com a troca das medidas dos pneus”, disse Roberto Falkenstein, Consultor da Área de Tecnologias Inovativas da Pirelli para a América do Sul.

. “Sim. A roda de liga leve é mais resistente a impactos e a pressão e, dependendo da dimensão, é mais leve também. A roda metálica é mais barata e, dependendo da dimensão, mais leve. Mas, no fundo, o que mais importa é a aparência. A roda de liga é muito mais bonita esteticamente falando do que a roda metálica”, afirmou Flávio Santana, Gerente de Produto da Michelin América do Sul.

. “Sim. Rodas de aço ou liga não demonstram influências perceptíveis ao usuário comum e também não interferem no desempenho do veículo”, comentou Fabio Augusto Maciotta, Coordenador de Desenvolvimento de Produto na Bridgestone do Brasil.

Rodas de 17" do Nissan Kicks Advance XPlay
Rodas de 17″ do Nissan Kicks XPlay

Kicks e a sapata

Tudo que foi dito até aqui vale para o Kicks, o Versa e qualquer outro carro.

Mas, no caso Kicks, o João tem uma necessidade específica, que é rodar mais na estrada de terra. Na fala dele: “queria calçar meu carro com uma ‘sapata’ melhor para a trilha do final de semana”.

“Pneus para uso em estradas de terra são os chamados AT (Firestone Destination ATX, Bridgestone Dueler AT REVO2, Bridgestone Dueler AT 693). Porém, esses pneus são mais ruidosos quando andando em asfalto e o usuário deve se atentar ao tipo de aplicação que ele mais irá usar.

Se isso acontecer mais em terra, vale a pena um AT. Mas se uso maior for em pistas pavimentadas, então o indicado é manter o pneu de estrada. Se a usabilidade for usar meio a meio, existem as versões HT (Bridgestone Dueler HT 684II)”, disse Fabio Augusto Maciotta, Coordenador de Desenvolvimento de Produto na Bridgestone do Brasil.

Aqui temos uma lógica simples de física. Um pneu mais “magro” (baixo) e largo gera mais atrito e é melhor para vias bem pavimentadas e sem buracos (quase uma utopia no Brasil, infelizmente). Por ter maior contato com o solo, ele tende a ser mais estável.

Foto do Jeep Renegade off-road da Mopar
Alterar a medida do pneu do seu carro: Renegade tem pneus certos para o off-road nesse especial da Mopar

Já um pneu mais “gordo” (alto – foto acima) e estreito, por exemplo, será mais adequado para a terra – basta olhar um off-road 4×4 de verdade.

“Em termos de contras, quando se vai para um pneu menos rebaixado, algumas características de desempenho em curvas, frenagem, consumo de combustível e conforto irão se alterar, fazendo com que o carro fique diferente e o condutor tenha que se adaptar à nova realidade de prestações de seu veículo. É como fazer a opção por uma versão menos esportiva do carro”, afirmou Roberto Falkenstein, Consultor da Área de Tecnologias Inovativas da Pirelli para a América do Sul.

Rodas e pneus da linha Nissan atual

  • Nissan Kicks Active 1.6 – rodas de aço 16″ e pneus 205/60 R16
  • Nissan Kicks Sense 1.6 – rodas de liga leve 16″ e pneus 205/60 R16
  • Nissan Kicks Advance 1.6 – rodas de liga leve 17″ e pneus 205/55 R17
  • Nissan Kicks Active 1.6 – rodas de liga leve 17″ e pneus 205/55 R17
  • Nissan Versa Sense 1.6 – rodas de aço de 15” e pneus 195/65 R15
  • Nissan Versa Advance 1.6 – rodas de liga leve de 16” e pneus 205/55 R16
  • Nissan Versa Exclusive 1.6 – rodas de liga leve de 17” e pneus 205/50 R17
Foto do Jeep Renegade Limited com pneus de 19 polegadas
Jeep Renegade Limited com suas rodas e pneus de 19″

CASO 2 – Jeep Renegade

Agora temos o caso do Tarcísio, que é muito parecido com o do João, mas com outro veículo. Tudo que foi dito acima vai ajudá-lo também.

“Comprei um Jeep Renegade Limited usado e os pneus de 19″ estão no fim. Mas quero colocar pneus com aro 18″ ou 17″, que são mais baratos. Será que posso fazer isso? Não sei quais medidas escolher”.

Flavio Santana, da Michelin, foi cirúrgico:

“A grande dica para escolher bem é buscar uma dimensão já usada em outras versões e já homologada pelo próprio fabricante para aquele veículo. Nesse caso, por exemplo, existe o Renegade com rodas originais de 17” e também 18” (versões Sport com rodas em liga leve aro 17″ e pneus 215/60 e Longitude com rodas em liga leve aro 18″ e pneus 225/55). Seguramente ele não terá problemas de encaixe no cubo de roda e já são dimensões equivalentes no diâmetro entre si, não alterando nenhuma característica original do veículo”, disse.

Foto do Jeep Renegade Limited com rodas de 19 polegadas
Boas para o asfalto liso e péssimas para a terra: rodas de 19″ se destacam no Renegade Limited

Falkenstein, da Pirelli, faz uma lembrança importante:

“Se o cliente quiser efetuar a troca da roda, ele deve escolher um pneu que tenha igual diâmetro total, largura do pneu que não exceda os para-lamas do veículo, índices de peso e velocidade. Além disso, deve respeitar a aplicação do pneu. Prós e contras estão acima (no post)”, comentou.

Maciotta, da Bridgestone, faz uma sugestão muito válida.

“O Renegade já tem de fabrica versões com rodas 17” (215/60 R17) e 18” (225/55 R18), então o usuário pode sim fazer a alteração.

Mas nesse caso, indicamos calcular a possibilidade de adquirir as rodas também, afinal ele teria que comprar quatro rodas 18” e mais quatro pneus 18” e, mantendo o tamanho original, ele só precisaria comprar os pneus 19””, afirmou.

Foto do Jeep Renegade Limited com rodas de 19 polegadas
Jeep Renegade Limited com rodas de 19″

Rodas e pneus da linha Jeep atual

  • Jeep Renegade 1.3 turbo – rodas de liga leve aro 17″ e pneus 215/60
  • Jeep Renegade Sport 1.3 turbo – rodas de liga leve aro 17″ e pneus 215/60
  • Jeep Renegade Longitude 1.3 turbo – rodas de liga leve aro 18″ e pneus 225/55
  • Jeep Renegade Série S 1.3 turbo – rodas de liga leve aro 19″ e pneus 235/45
  • Jeep Renegade Trailhawk 1.3 turbo – rodas de liga leve aro 17″ e pneus 215/60 R17 de uso misto

Preço dos pneus

Levando em consideração apenas a loja online Pneufree, recomendada pela Michelin, fazendo uma pesquisa rápida pelos preços dos pneus para o Renegade, encontrei os seguintes valores (desconsiderando frete e outras variáveis):

  • Pneu Primacy 4: 215/65 R16 102H – R$ 719
  • Pneu Primacy 4: 215/60 R17 96H – R$ 869
  • Pneu Primacy 4: 225/55 R18 98V – R$ 909
  • Pilot Sport 5: 235/45 R19 99Y – R$ 1.690
Fiat Argo Drive 2023
Fiat Argo Drive 2023 e suas rodas de 15″

CASO 3 – Fiat Argo “esportivo”

O terceiro e último caso complementa bem esse post, pois ele, basicamente, é o oposto dos dois primeiros. Há algum tempo o Pedro me procurou e disse que tem um Fiat Argo Drive 1.0, com rodas de aço de aro 15″, e quer tornar o carro ‘mais esportivo de fábrica’, sem levar em lojas especializadas.

Na prática, ele quer comprar um pneu com aro maior e mais “magro” (baixo) na própria concessionária, mas o vendedor mais atrapalhou do que ajudou. Logo, ele quer saber como escolher o pneu da maneira correta (e se ele pode trocar o de aço por liga leve).

“Esse carro foi desenvolvido com a roda 15”, portanto, não é recomendado que ele fuja das premissas citadas no caso 1. Ainda é preciso que ele fique atento a questões de índice de carga e circunferência de rolamento. A escolha da roda de aço ou liga leve não irá interferir no desempenho do carro, apenas na aparência”, afirmou Fábio Augusto Maciotta, Coordenador de Desenvolvimento de Produto na Bridgestone do Brasil.

Foto da roda de 14 polegadas do Fiat Argo
Argo “sem sobrenome” tem roda de 14″. Antiga versão Drive também tinha 

Roberto Falkenstein, Consultor da Área de Tecnologias Inovativas da Pirelli para a América do Sul, segue na mesma linha.

Novamente, o cliente deve escolher um pneu que tenha um diâmetro total igual, uma largura da seção que não supere o para-lamas, índices de peso e velocidade. Além disso, deve respeitar a aplicação do pneu. Pode-se alterar as rodas de ferro para liga, mas cuidado com o encaixe e parafusos no cubo. Neste caso, o carro se tornará mais esportivo fazendo com que ganhe mais segurança em dadas manobras, e é recomendado para quem gosta de dirigir exigindo um pouco mais do veículo”, disse.

Fiat Argo Drive 1.0 2023
Fiat Argo Drive 1.0 2023 rodas de aço de 15″ e pneus 185/60 R15

Flavio Santana, Gerente de Produto da Michelin América do Sul, vai no mesmo caminho dos colegas, mas acrescenta um dado interessante, considerando o cálculo apresentado acima no post.

“Nesse caso não há uma versão já pronta da Fiat com aros maiores. Ele terá que buscar uma roda que seja compatível com o veículo (é importante ver se tem exatamente o mesmo diâmetro dos furos de fixação da roda e do cubo de rodas e também ver o off set da roda é igual, para evitar que a roda fique mais para fora ou mais para dentro do veículo) e calcular se a dimensão de pneu que ele busca é equivalente à dimensão original.

O pneu original do Fiat Argo é o 185/60 R15. Uma dimensão equivalente no diâmetro é o 205/45 R17, por exemplo, fazendo as contas conforme comentei acima”, acrescentou.

Rodas e pneus da linha Fiat atual

  • Fiat Argo 1.0 – rodas de aço de 14″ e pneus 175/65 R14
  • Fiat Argo Drive 1.0 – rodas de aço de 15″ e pneus 185/60 R15
  • Fiat Argo Drive 1.3 AT – rodas de aço de 15″ e pneus 185/60 R15
  • Fiat Argo Trekking 1.3 – rodas de liga leve de 15″ e pneus 205/60 R15 de uso misto ATR
  • Fiat Argo Trekking 1.3 AT – rodas de liga leve de 15″ e pneus 205/60 R15 de uso misto ATR
Foto das rodas de 17" do Nissan Kicks Exclusive
Alterar a medida do pneu do seu carro: sim, você pode colocar pneus 16″ nas rodas de 17″ do Kicks

Como ler um pneu?

Aproveitando o tema central do post, veja como é fácil “ler” um pneu. Vou usar o exemplo dado acima pelo Fábio Augusto Maciotta: 205/55 R17 91V.

  • 205 = largura do pneu em mm (20,5 cm)
  • 55 = altura do pneu em % baseada na altura (nesse caso, 55% do largura do pneu: 11,27 cm)
  • R = indica que o pneu é radial
  • 17 = diâmetro do aro em polegadas
  • 91 = índice de carga (91 = 615 kg)
  • V = índice de velocidade (V = 240 km/h)

A data de fabricação está exposta no pneu e tem sempre quatro números. Exemplo: 03/22 – fabricado na terceira semana de 2022.

Gráfico que mostra como ler as letras de um pneu

Segundo a ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), pneu não tem uma data oficial de validade. Mas a maioria das empresas do setor costuma dar cinco anos como prazo médio de garantia a partir da data de fabricação.

Considerações finais

Alguns detalhes válidos para esse post:

  • Com anuência do João, do Tarcísio e do Pedro, adaptei um pouco as mensagens que eles me enviaram para deixar o texto mais simples e claro;
  • Fiz o possível para usar fotos de produtos da Michelin, da Pirelli e da Bridgestone no post, em respeito aos entrevistados. Mas precisei acrescentar algumas imagens de outras marcas para deixar o conteúdo mais atraente;
  • Além das três citadas, procurei também a Goodyear que, infelizmente, não conseguiu me atender para a pauta – mas me responderam com profissionalismo, eficiência, atenção e educação.
  • 17/05: o dado de largura do pneu foi corrigido depois do aviso do Guilherme Gonçalves no Facebook! Obrigado!

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Comentários

  • Tarcísio de Freitas disse:

    Valeu! Já estou olhando pneus mais baratos aqui na minha cidade!!
    diferença de preço ta grande! Dá para poupar mais de 700 reais por pneu! Obrigado mesmo !

  • Geraldo Arruda disse:

    Tenho um Argo Trekking 1.3 pretendo trocar os pneus em breve.
    Estou pensando no lugar do 205/60 r15 Pirelli ATR usar o 205/65 r15 Conti Cross Contact AT
    O que me dizem?
    Pelas pesquisas é uma boa opção pois vai aumentar a altura do carro, que é o que preciso pois vou viajar a lugares com areia, pedras e buracos.

  • cristina bastos disse:

    Amigo,
    Creio que houve um erro na legenda da foto do Kicks azul: ALTERAR A MEDIDA DO PNEU DO SEU CARRO: SIM, VOCÊ PODE COLOCAR PNEUS 16″ NAS RODAS DE 17″ DO KICKS
    Parece-me que não há como montar um pneu aro 16 em rodas aro 17. Creio que a mensagem seria: Sim, você pode trocar o conjunto de 16″ pelo de 17″ do Kicks.
    Até porque, como o conjunto não pode mudar de tamanho, isso implica numa troca não só da roda como do pneu (perfil mais baixo para manter o tamanho do conjunto, certo?). No todo, ótima matéria. Abs.

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