Finalmente o lançamento do Kia Stonic foi anunciado no Brasil! Ele é muito esperado (por mim) porque (re)inaugura a marca sul-coreana por aqui, incluindo a nova logomarca, e, principalmente, porque é um híbrido!
O veículo chegará na primeira quinzena de novembro por R$ 149.990 – a pré-venda já está rolando. Poderia custar menos? Sim! Mas, com os valores absurdos dos carros no Brasil hoje, ele não assusta tanto.
Diferencial do Kia Stonic
O principal atributo da versão do Stonic destinada ao mercado brasileiro é o seu motor Kappa, já conhecido aqui nas linhas HB20 e Creta, da marca irmã Hyundai, mas com algumas diferenças importantes.
Ele tem os mesmo 3 cilindros, 1.0 turbo GDI (injeção direta), mas roda somente à gasolina (nada de flex ainda) e conta com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle), capaz de gerar 120 cv de potência e torque de 20,5 kgfm.
Na versão bicombustível, o propulsor desenvolve 120 cv de potência e 17,5 mkgf de torque, com gasolina, etanol ou com a mistura dos dois combustíveis – isso no novo Creta.
Híbrido
Infelizmente, o Stonic ainda não será flex quando chegar por aqui, como a Toyota já faz com o Corolla e o Corolla Cross – conjunto mecânico ideal para os tempos atuais: híbrido flex (abastecido com etanol).
Como de costume nessa tecnologia, o auxilio do propulsor 1.0 turbo vem da bateria, que é recarregada, por exemplo, em descidas e em frenagens. O motor elétrico garante força extra em ultrapassagens e em subidas pesadas, além de auxiliar no start-stop do carro.
Importante: o Kia Stonic não pode ser conectado à tomada elétrica.
“O Stonic será o primeiro SUV híbrido compacto do mercado brasileiro. E trata-se de um dos modelos Kia rumo à liderança do mercado global de veículos híbridos e elétricos”, afirma José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil.
Visual
Seguindo a tendência de muitas marcas, o Stonic é “Rio inspired“, só que “anabolizado” para ter o estilo SUV. A dianteira realmente lembra muito à do hatch, enquanto a traseira é uma evolução à do seu irmão.
O conjunto me agradou. Em termos de design, sempre achei a Kia mais interessante do que a Hyundai.
Dimensões e equipamentos
O novo Stonic mede 4,14 m de comprimento, 1,52 m de altura, 1,76 m de altura e tem 2,58 m de distância entre-eixos. Seu porta-malas 352 litros de volume.
Entre os equipamentos de série, destaque para os assistentes de colisões frontais (FCA), de permanência na faixa e de partida em rampa; seis aribags; controles de tração e estabilidade; farol alto automático, câmera traseira; central multimídia de 8″ com Android Auto e Apple CarPlay e entrada USB; ar-condicionado digital, entre outros.
Nova logo
O Stonic marca também a chegada da novíssima logomarca da Kia, que representa as “ambições da marca de estabelecer uma posição de liderança global na indústria de mobilidade, ao propor a renovação completa dos pilares de seu negócio”.
Ela lembra uma assinatura manuscrita e ficou bem bacana!
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Achei o carro esternamente bonito. Mas não sei porque, esse painel me lembrou um pouco do mobi. Kkk