Na semana passada, no dia 4 de maio, postei aqui o anúncio da marca do leão sobre a sua série especial ligada a Star Wars! Agora, finalmente, mais informações foram reveladas e quase tudo que adiantei estava certo, menos uma coisa: o Peugeot 2008 Skywalker é muito mais Dark Side do que Jedi!
Jedi X Sith
Os Jedis são os guardiões da paz e da justiça. Eles representam a luz e o lado bom da Força, ajudando a República. Suas roupas são mais claras e seus sabres de luz normalmente são azuis, podendo, também, serem verdes, roxos, laranjas, brancos e até amarelos – ou seja, coloridos.
Por outro lado, os Sith, rivais mortais dos Jedi, estão em busca constante pelo poder, sempre para o ganho pessoal, guiados na paixão. Eles se apoiam no lado sombrio da Força e se vestem sempre com roupas escuras, portando seus sabres de luz vermelhos.
Peugeot 2008 Skywalker
Por isso, ao definir a sua série especial, fica parecendo que o Peugeot 2008 Skywalker representa menos Luke Skywalker (Jedi) e muito mais o seu pai, Anakin Skywalker, que era Jedi e virou o mais marcante vilão (e herói) de todos os tempos: Darth Vader (Sith).
Ver essa foto no Instagram
SUV Dark Side
Embora ostente o belo emblema cromado da Aliança Rebelde nas laterais, o SUV tem muito mais tons escuros, que remetem aos Sith: para-lamas, base das portas, contorno dos faróis de neblina, grades frontais (superior e inferior), revestimentos dos bancos e, claro, a possibilidade da cor externa ser preta.
A tampa do porta-malas traz o sobrenome da família “adotiva” da Rey, protagonista dos episódios 7, 8 e 9 de Star Wats, ou seja, Skywalker.
As novas rodas também remetem aos Sith: (ótimo) aro de 16″ (modelo Titane) com pintura de alto brilho Gris Anthra – lembram o titânio, metal nobre e de cor cinza escuro. Esse é praticamente o mesmo tom da capa dos retrovisores externos do modelo.
Força interior
Mesmo que os tapetes tenham bordas com costura branca, aplicação do logo da Aliança Rebelde e assinatura estilizada Skywalker, por dentro, o lado sombrio toma conta!
Acabamento das portas, console central e a parte frontal de todo o painel são na cor “Cinza Quente”, enquanto o tecido dos bancos tem múltiplas texturas – Darth Maul ia adorar!
Equipamentos da nossa galáxia
O Peugeot 2008 Skywalker não traz raio trator de um Star Destroyer, nem mesmo o xadrez holográfico. Mas, ainda assim, tem uma lista de equipamentos de série bem interessante :
- freio de mão tipo aviação
- faróis com DRL de LED
- seis airbags (frontais, laterais e de cortina)
- controles de tração e estabilidade
- freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD
- Isofix para fixação de assentos infantis
- apoios de cabeça e cinto de três pontos para todos
- cruise control e limitador de velocidade
- central multimídia Peugeot Connect Radio com tela de 7″ e conexão com Apple CarPlay e Android Auto
- ar-condicionado digital de duas zonas
- quarteto elétrico (direção, travas, retrovisores e vidros)
- faróis de neblina (com função cornering light)
- sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré
- teto panorâmico (para observar a fuga da Millenium Falcon)
- volante com regulagem de altura e profundidade
- banco do motorista com regulagem de altura ativa
- sensores crepuscular (acendimento automático dos faróis) e de chuva
Modelo tem ainda o Grip Control, que permite 5 ajustes diferentes do controle de tração, permitindo ao motorista escolher a partir do tipo de terreno: normal, barro, areia, neve e desligado. O sistema age nas rodas dianteiras, otimizando a tração de forma independente.
Motor turbo flex
Sob o capô, a série especial traz exclusivamente o motor 1.6 16V turbo (THP), que desenvolve 165 cv de potência com gasolina, 173 cv com etanol e 24,5 mkgf de torque com qualquer um dos dois combustíveis. A única opção de câmbio é o automático de seis marchas.
Esse conjunto garante um desempenho excelente ao 2008, mas ainda inferior ao da Millenium Falcon, que fez Kessel Run em apenas 12 Parsecs, e, obviamente, a qualquer nave que atinge a velocidade da luz.
De semelhante, a cabine do SUV tem espaço limitado, como o cockpit da nave do Han Solo, que leva muito mais bagagem do que os 355 litros do porta-malas do Peugeot.
“Quantidade Jedi, mas preço de Sith”
Serão comercializadas 310 unidades do Peugeot 2008 Skywalker, quantidade que faz referência aos milhares de Jedis que existiram (cerca de 10 mil vivos no auge da República).
Por outro lado, o preço é uma referência aos Sith, uma vez que sempre existem poucos. Dois, na verdade: um mestre e um aprendiz. O valor sugerido é de R$ 121.990.
São apenas duas opções de cores disponíveis (sem custo adicional): Branco Nacré e Preto Perla Nera. Ou seja, cores que remetem aos Stormtroopers, os soldados do Império Galáctico, liderados (adivinhem) pelo Sith máximo: Darth Sidius ou Imperador Palpatine (o gênio).
Uma reflexão: se a ideia era aproximar o SUV à família Skywalker, talvez fizesse mais sentido ter usado a logo da Ordem Jedi no lugar do da Aliança Rebelde.
Disney+
Jedi ou Sith, todos os compradores do Peugeot 2008 Skywalker ganharão um ano de assinatura do Disney+, o serviço de streaming de vídeo da Disney.
E, se não ficou claro para vocês no meu texto, o Dark Side é o lado mais legal da força!
Ficha técnica – Peugeot 2008 Skywalker
- Motor 1.6 16V turbo
- Potência: 165 cv/173 (g/e) a 6.000 rpm
- Torque: 24,5 mkgf (g/e) a 1.400 rpm
- Comprimento: 4,159 m
- Largura: 1,739 m
- Altura: 1,583 m
- Entre-eixos: 2,542 m
- Altura livre do solo: 20 cm
- Porta-malas: 355 litros
- Tanque: 55 litros
- Peso: 1.246 kg
Ver essa foto no Instagram
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem
Melhor conteúdo publicado sobre o 2008 Skywalker até agora – by far far away
Muito obrigado! Juntar carros e Star Wars torna tudo mais fácil aqui pra mim! hehe