Se o seu irmão não recebeu muitas, mas ganhou uma nova versão, o Jeep Compass 2021 mudou ainda menos para se manter entre um dos SUVs mais vendidos do Brasil. Mas prepare o bolso: os preços subiram, pelo menos, R$ 4.000 – uma pena.
Preço: uma decepção
Reconhecido como o carro mais tecnológico produzido pela FCA no Brasil, o Compass me decepcionou na linha 2021. Mas não coloco isso nas contas da Jeep (que faz um trabalho mais marcante quando lançou o Compass 2020), mas sim da pandemia, que, visivelmente, atrapalhou os planos da marca.
Incluindo o preço, já que boa parte dessa tecnologia elogiada pela Fiat Chrysler Automóveis é importada. Com o dólar altíssimo e com a incapacidade do Governo Federal de ter uma postura econômica correta, que “acalme” o mercado (salve vidas e gere empregos), o valor do veículo subiu mesmo.
As únicas três novidades
Com isso, as novidades ficaram escassas. O Compass Longitude 2021, por exemplo, passa a contar com rodas novas com 18”.
Já o Jeep Compass Limited 2021, além da Ski Gray, tem agora outra opção para todo o acabamento interno do carro: a Marrom Arizona.
Além disso, a Série S também passa a contar com novo banco elétrico para o passageiro e com o Pack High Tech, opcional nas versões Limited e Trailhawk.
Preços
Será que essas três novidades “pagam” o aumento considerável da linha Compass 2021? Como é muito comum na indústria, o aumento foi dividido em alguns meses, mas com uma acentuação maior na linha 2021.
Bem que a Jeep poderia ter segurado um pouco a mão. Lembrando que aumentos nesse momento não são exclusivos da FCA – praticamente todas as montadoras subiram bem os seus preços.
Modelo | Preço 2020* | Preço 2020** | Preço 2021 |
VJeep Compass Sport 2.0 flex AT6 | R$ 119.490 | R$ 121.990 | R$ 126.290 |
Jeep Compass Longitude 2.0 flex AT6 | R$ 132.990 | R$ 134.990 | R$ 139.690 |
Jeep Compass Limited 2.0 flex AT6 | R$ 149.990 | R$ 153.990 | R$ 159.390 |
Jeep Compass Longitude 2.0 diesel AT9 | R$ 165.990 | R$ 170.990 | R$ 176.990 |
Jeep Compass Limited 2.0 diesel AT9 | R$ 185.990 | R$ 189.990 | R$ 196.690 |
Jeep Compass Trailhawk 2.0 diesel AT9 | R$ 185.990 | R$ 189.990 | R$ 196.690 |
Jeep Compass Série S 2.0 diesel AT9 | R$ 199.990 | R$ 205.990 | R$ 213.190 |
- *: Valores no lançamento da linha 2020, em outubro de 2019.
- **: Valores mais recentes da linha 2020, na véspera do lançamento da linha 2021.
Motores e transmissões do Jeep Compass 2021
Sempre associado ao câmbio automático de seis marchas, o motor 2.0 16V flex da família Tigershark, de quatro cilindros, desenvolve 159 cv de potência a 6.200 rpm e 19,9 mkgf de torque a 4.000 rpm com gasolina e 166 cv a 6.200 rpm e 20,5 mkgf com etanol a 4.000 giros.
Já o propulsor 2.0 16V Multijet turbo diesel gera 170 cv de potência a 3.750 rpm e 35,7 kgfm de torque a 1.750 rpm – sempre com a transmissão automática de nove velocidades.
Renegade X Compass
Se o Renegade passa muito aperto com o seu motor 1.8 bicombustível, o Compass passa menos aperto com a sua motorização 2.0 flex. Ambos são bem pesados, mas o irmão maior tem a relação peso/potência mais interessante do que o “renegado”.
Ambos os SUVs demonstram sua eficiência com o motor a diesel, o mesmo para os dois. Ele torna as experiências quase que totalmente diferentes, especialmente pelo torque.
Resumo da Obra
A Jeep adotou a estratégia popular do futebol que diz que “em time que está ganhando não se mexe” para a linha 2021 do Compass. Na verdade, a marca mexeu no preço, e para cima, pois a principal novidade é a da versão topo de linha, Série S.
Pelo menos o modelo tem ótimas qualidades, como o acabamento, para continuar vendendo muito, tanto para o consumidor, quanto para empresas (vendas diretas). O Compass é um carro que deu certo e tem tudo para seguir no topo.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem