Acho que vale falar um pouco mais da Ford, complementando um pouco o post anterior. Entre os 30 carros mais vendidos de janeiro a agosto de 2009 no Brasil, quatro foram da Ford: Ka (10º), Fiesta (11º), EcoSport (18º) e Fiesta Sedan (19º).
Levando em consideração que a marca tem apenas 12 modelos no nosso mercado, sendo três deles picapes (Courier, Ranger e F-250), o número pode até parecer bom. Mas falta uma estratégia mais eficiente de vendas, novas versões e modelos e um comportamento mais agressivo da Ford no nosso mercado. Tudo isso afetaria até os vendedores das concessionárias.
Para um efeito de comparação, a Volkswagen tem cinco carros entre os 30 mais vendidos de 2009 (jan a ago), sendo que ela tem o líder (Gol) e o quinto colocado (Fox) como destaques. A Fiat também tem cinco modelos, sendo dona do segundo lugar (Palio) e do terceiro (Uno). Já a Chevrolet tem oito carros entre os 30 mais comercializados, com destaque para o quarto colocado (Corsa Sedan + Classic) e para o sexto (Celta). Honda, Toyota e Renault tem dois representantes cada entre os 30 primeiros, e a dupla de franceses Peugeot e Citroën tem um carro cada entre os 30 mais vendidos de 2009 (jan a ago).
Então, estou aqui sugerindo algumas idéias para a Ford melhor o seu desempenho no Brasil:
. Ka quatro portas;
. Novo Fiesta, inspirado no Verve (já que a Ford não quer produzir o novo Fiesta aqui);
. Fim velho Focus, para concentrar forças apenas no novo;
. Novo Focus 1.6 flex (motor Sigma) e 2.0 flex;
. Melhor o conjunto visual do novo Focus Sedan (dianteira do Focus com a traseira do Mondeo não dá);
. EcoSport melhorado (em tudo – visual, motor, acabamento, etc.);
. Nova Courier (para brigar com Strada, Saveiro e Montana);
. Nova Ranger (nova mesmo!);
. Um novo compacto Premium, para brigar com Punto, Agile, Sandero e Polo;
. Uma nova minivan, para disputar com Fit, Meriva, Idea e Livina;
O que vocês acham? Quero atualizar os posts com as ideias de vocês!
Sugestões dos internautas (diferentes das minhas):
Filipe
. Colocar o estepe do Ka dentro do porta-malas;
. Instalar um marcador da temperatura do líquido de arrefecimento;
. Ter um motor 1.0 mais esperto.
Jow
. Maior investimento no Focus hatch;
. Fazer algum tipo de campanha para acabar com o mito de peças caras.
Ionax
. Melhorar o pós-vendas da Ford.
A ford poderia começar colocando o estepe do ka dentro do porta-malas e instalar um marcador da temperatura do líquido de arrefecimento. Um motor mais esperto, como o do celta, também ajudaria.
Realmente eles pecam na estratégia. Falta o Ka 4 portas (na minha opinião mataria o Celta) e investimento no Focus hatch e não no sedan como eles fazem. Também uma Courrier nova. Mas o que eles tinham que fazer principalmente, é algum tipo de campanha que tirasse o mito de peças caras.
Renato,
vi no Carplace a seguinte matéria: “Ford diz que irá renovar 90% de toda sua linha de veículos até 2012”.
Acho que sua impressão já foi captada pela empresa. Acho que o Focus tem sido o veículo mais “judiado” pela montadora. Creio que o gerente de vendas da Ford DETESTA o Focus… Lançam um carro que não é flex, em meio a um mar de opções concorrentes com bicombustível. Lançaram o veículo, mantendo a geração antiga, e com motores defasados com o que se tem no exterior. Por fim, erraram no acerto da injeção eletrônica do Novo Focus, o que acarretou num “recall”, no mínimo, curiosíssimo… (Como falhar num ajuste tão trivial???).
Não entendo como gente tão bem paga pode se dar o luxo de errar, impunemente, tanto assim…
Também acho que TODO carro (exceto os Smarts e genéricos da vida), TEM QUE TER OPÇÃO PARA 4 PORTAS. A desculpa (meia-boca, por sinal) dada pela Ford, de que isso atrapalharia as vendas do Fiesta, é simplesmente patética. Parte do pressuposto que o cidadão, ao não gostar do Ford Ka, irá, num repente, olhar para o lado da loja e se apaixonar, como um pierrô apaixonado, por um Fiesta! Ora, não sejamos inocentes! A pessoa vai dar um “até logo” para o vendedor, e comprar um Gol, Palio, etc, etc, etc… Estou chegando a alguma conclusão absurda?
Eu gostei muito da Nova Ranger ao vivo. O Novo Focus também é bem bacana. É FATO!
O pós-vendas da Ford é pior do que o vendas.Existem mesmo os chamados consultores, que na verdade não servem pra nada.Realmente a frota dela ja está batia, principalmente a courier, precisa mesmo de uma renovação de 100% da frota.
A Ford ainda encontra-se em trase com a famigerada e extinta Autolatina Ford x Volks a única beneficidada, foi só derrota para a FORd,fora noticiado o fechamento de quase 100 concessionárias da Ford, e a briga com o governo do RS, tudo isso pode ter atordoados os dirigentes com lançamento de carro não flex (focus), sem as 4 portas (Ka), a Currier, Ranger + ou – e a importação de carros enormes vide Edge e Fusion, acorda Ford.
Renato Dantas
No mínimo curioso lançar um novo carro como o ka somente com 2 portas, tb no caso do focus o maior problema é que por exemplo se ve milhoes de comerciais de todos os carros do focus somente durante 1 semana que foi de lançamento… mas o maior problema acho que e o mito que aliás nem é mito que a manutenção de um ford e mais pesada que fiat, wolks e gm
Renato: meus parabéns atrasado pela nova casa. Tenha muito sucesso!!! A EcoSport deveria ter um acabamento melhor: menos plásticos e bancos/forrações em veludo (couro na Freestyle). O Ka 2009 tinha travas e alarme, mas não tinha limp/desemb. traseiros…dããããã. Não sei se corrigiram no 2010. O visual do Fiesta já enjoou…mudança já!!! E o Fusion só tem um problema: ele não está na minha garagem…(rsrsrsrs)por enquanto!!!
Concordo com as observações do Renato Parizzi: Os modelos vendidos aqui no Brasil pela FORD estão muito ultrapassados…
Deviam mudar complemente a metalidade e consequentemente suas estratégias de vendas. A “nova” Ranger é uma piada!!!
Melhorias para a Ford? Muitas: acabam de lançar uma nova Ranger que simplesmente é uma piada, como o amigo acima falou… tem uma bela dianteira de Uno! Oque salvou a Ford esse ano foi o Novo Focus, apesar de não ser flex, mas tem um desconto pelo motor ser 2.0. Quanto ao Ka acho que não fará muita diferença a inclusão de uma versão 4portas, vai deteriorar o ‘jeitão’ do carro, a saída é investir no Fiesta, fazendo versões mais simples, porém de 4portas, além de uma bela reestilização, que já está precisando desde o lançamento daversão atual…
Este comentário foi removido pelo autor.
Quando digo oque salvou a Ford esse ano foi o Novo Focus, não me refiro as vendas (consideráveis ou não), mas sim a tendência, tecnologia, e design empregadas no veículo, oque ainda me dá esperança de que a Ford volte a ter destaque no mercado, com bons (ou melhores) carros.
E detalhe, o fiesta na europa vende tão bem que encostou no golf que é o carro mais vendido lá, então porque não o trazem pra cá? mas bom mesmo da ford e o focus e o fusion, o novo ka nunca andei mas dizem que é bem melhor que o antigo
Sou apaixonado pela FORD, já tive, 7 FIATS, 1 GM 1 honda e 2 FORDs. Quando estive na Espanha em 2000 vi o Focus e disse. Se vendesse este carro no Brasil, eu comprava.
Em 2001 comprei o Focus. Adorei. Ele foi roubado em 2006 e eu comprei o Honda Civic modelo antigo. Cheguei a olhar o novo Focus para comprar no mes passado, mas sem o Flex, desisti
A “nova” Ranger é uma piada!!![3]
A nova Ranger é um espetáculo de automóvel. É FATO!
Nova Ranger, Golf Geração 4,5 Vectrastra e Peogeot 206,5: pra quê fazer (ou trazer)um modelo novo? Vende assim mesmo…
Leonidas: a antiga Ranger é infinitamente mais bonita que a nova…É FATO!!!
Concordo que a Ranger antiga era mais bonita mas a nova não é feia. É FATO!
TR4 é o projeto jurassico que esses japas tentam empurrar nos idiotas brasileiros. É a pajero dos lascados. Eco neles.