Enquanto ainda aguardamos (e sonhamos) com o anúncio da chegada do Golf VI ao Brasil, a Volkswagen faz o que pode para manter o nosso Golf IV,5 (4,5) atrativo para os consumidores. A mais nova da marca alemã é o lançamento do Golf Black Edition, um série especial do hatch médio com adereços esportivos.
Novidades
Na parte visual, o modelo é pintado na cor preto Ninja, tem faróis e lanternas com máscara negra, spoiler traseiro e rodas de liga leve aro 17″ – sem contar o nome “Black Edition” nos frisos das portas. Se na parte de fora as atrações não são lá essas coisas, internamente a situação é um pouco melhor. Isso porque o Golf tem os bancos (parcialmente), o apoio de braço central e o volante (vindo da extinta versão GTI, com a parte inferior mais reta) revestidos em couro. O interior tem ainda alguns detalhes em alumínio, como as soleiras e os puxadores das portas, além das pedaleiras e do apoio do pé esquerdo.
Ainda por dentro, o espaço interno não mudou, mas, por R$ 62.950, a lista de equipamentos pode ser considerada boa (e até poderia ser um pouco melhor). O Golf Black Edition vem equipado de série com ar-condicionado digital, direção hidráulica, trio elétrico, CD Player que lê arquivos em MP3 com viva-voz Bluetooth e entradas auxiliares para cartões SD e USB, freios ABS com EBD, airbag duplo frontal e sensor de estacionamento. Já a lista de opcionais é pequena, mas considerável: sensores de chuva e crepuscular (luz), retrovisor interno antiofuscante e teto-solar elétrico.
Motor
Debaixo do capô a situação não é das melhores para um esportivo, mas poderia ser pior. O Golf Black Edition sai de fábrica com o motor 2.0 8V flex, que desenvolve 116 cv de potência e 17,7 kgfm de torque com gasolina e 120 cv e 18,4 kgfm com álcool. Some a isso o fato do veículo ter o câmbio automático Titptronic de seis marchas, com opção de trocas sequenciais, o desempenho e a diversão são mais garantidos, especialmente se comparados ao do Golf 1.6 manual.
Novas versões são sempre bem-vindas, mas o Golf Black Edition poderia ser um pouco mais barato. Cruzar a linha dos R$ 60.000 torna o carro menos atrativo devido aos concorrentes da mesma faixa de preço. Amantes do Golf, como o Bruno Medina, devem ter achado a nova versão bem mais atraente. Mas o que o Golf precisa mesmo no Brasil, sem dúvida, é de uma nova geração: a VI!
As únicas coisas que pra mim prestam nesse carro velho é o câmbio e o volante. O resto pode jogar fora. Isso por que já tivemos um Golf 2005, estabilidade ótima, mas conforto é zero.
MOTOR COM 120 CV? PARA UM CARRO DESSES É UMA PORCARIA. O FOCUS E O I30(CELTÃO) TEM 145 CV E SÃO BEM MAIS COMPLETOS.
I30 (CELTÃO) QUERO DIZER QUE ACHO O I30 PARECIDO COM UM CELTA GRANDE…
Vejo como um bom sinal esses lançamentos.
Com certeza estão limpando os estoques de peças do GTI e outros modelos para quem sabe, chegar com coisa NOVA!
Vilker, o Golf de vocês estava com problemas na suspensão, não? hehe
O meu pelo menos é SUPER confortável e nunca vi ninguém mais reclamar disso neste carro…
Abraços!
Bruno tb tivemos um Golf 2006 1.6 aqui em casa, ñ andava nada e era muito duro… Fora o consumo, as fazer o que? Olha o peso do carro p/ um motor 1.6…
Só a roda que não ficou legal
Que venha o Golf VI…esse aí já está pra lá de ultrapassado.
Mais um lançamento desesperado de quem está em fim de festa, assim como aconteceu com o Stilo Black!
Que issooooo!
Essa roda Seattle é das mais bonitas do mercado nacional atualmente.
Colocaria umas 17 no meu fácil! hehe
Abraços!
Bruno Medina, já percebi que vc é um dos apaixoanados pelo Golf e VW, essas rodas não tem nada de extraordinário, perto da do Punto Sporting e T-Jet e Linea T-Jet e outras tantas.
Na verdade o seu é que deve estar com problemas. Falar que o Golf é SUPER confortável é o cúmulo do ridículo. Já andei em vários Golfs e todos tinham o mesmo acerto de suspenção, privilegia muito a estabilidade, por tanto sendo muito duro. Vc passa em cima de uma agulha e sente tudo dentro do carro.
Vc já andou de Corolla? Não né? Vá em uma Toyota e faça o Teste Driver, vc nunca mais vai querer andar de Golf. Foi o que aconteceu comigo e o pessoal aqui de casa.
Outra coisa, ou reveja os seus conceitos, ou mande trocar os seus amortecedores.
Acho esse Golf IV,5 umas das maiores aberraçoes do nosso mercado… se tivesse ficado do jeito q era tava vendendo mto mais!
Sempre fui fã do golf, mesmo esse atual não ser tão “bacana” como era o anterior… como foi falado acima a Wolks está fazendo o mesmo que a fiat com o stilo black motion, lançando uma versão pra modelos em fim de festa…
Vilker, não vou te rebater sobre as rodas pois gosto é gosto…
Eu tenho um GTI que tem acerto de suspensão bem diferente dos aspirados. Quem sabe por isso eu não ache a suspensão ruim? (apesar de parecer paradoxal)
Fato é que nunca ví uma suspensão ser confortável e estar com defeito! rs Conta outra!
Nota-se que você prefere muito conforto (carro molão) do que estabilidade. Sem problemas! Cada um com seu gosto.
Mas o dia que este mesmo Corolla que você cita tiver pelo menos 180 cavalos me conte se a suspensão vai ser tão confortável como você diz que é hoje!
Abraços!
Inclusive é meio óbvio que um sedã médio (dito de luxo) que visa uma faixa etária mais avançada privilegie mais o conforto do que um hatch médio com apelo mais jovial.
Não existe nenhuma descoberta magnífica nisto…
Sem mais.
Brumo quem não vai ficar discutindo isso sou eu, seus argumentos são fraquissímos.
Se não me engano não é só suspensão, que dita que o carro é confortável, ou não.
Chamar o Corolla de molão é brincadeira! É confortável sim, mas tbm tem uma baita estabilidade.
Ah, e eu não quis comparar um hatch médio com um sedan médio. O que fiz foi comparar um carro comfortavel e um não confortável. Simples
Vilker, realmente não é só a suspensão que dita o conforto mas não entendo o pq de vc deturpar a discussão sendo que está mais do que claro que estamos falando é dela aqui…
Você poderia deixar de ser menos falacioso e atacar os meus argumentos já que são tão fracos e não a minha pessoa.
E então joia, o Golf é um carro que não é confortável! rs
Só não se gabe muito do seu Corolla pois você não deve saber mas em vendas mundiais, ele está somente a 1 posição acima deste mesmo Golf desconfortável e velho que você tanto deprecia.
Que coisa não?
Abraços!
Pra mim não!
Bruno esse Golf que vc tem na sua garagem, já saiu de linha na Europa desde 2004, quando foi lançada a 5ª geração, sendo muito mais evoluido, bonito… Não misture as coisas. Já o Corolla…
Não entendi a parte do estou me gabando, apenas comparei com um carro que acho confortável. Só!
Me descuple se ataquei a sua pessoa.
Abraços.
É a Volks correndo atrás do prejú, enquanto isso nas terras do tio Sam, a Jurássica não sabe o que fazer.
Só quem tem sabe como o Golf é fantástico. Não dá vontade de sair de dentro dele.
o golf é um carro fantastico !! acho que ele tem um belo desing !!! so achei as lanternas dianteiras feias!! o GOLF GTI da australia e o R32 agora GOLF R os ”fantasticos” adotam as lanternas parecidas com a familia jetta !! quanto ao conforto e estabilidade , nao nao é uma das melhores de sua categoria!! prefiro pagar mais uns 10mil e pegar um i30 que tem muito mais estabilidade e conforto do que o golf sem falar no seu desing de carrao!! mais nao disvalorizo o golf ..