Parece difícil de acreditar mas, finalmente, a Chevrolet está renovando (de verdade) toda a sua linha de carros no Brasil. Se não bastasse os lançamentos do hatch Agile, da nova picape Montana e dos sedãs Cruze e Cobalt, a marca segue firme e forte aposentando seus veículos mais antigos.
Em pouco tempo, Astra, Astra Sedan, Vectra, Vectra GT e Corsa Sedan deram adeus primeiro à fábrica, depois às concessionárias e agora ao site da marca. Comprar uma unidade desses modelos 0 km só em uma oportunidade.
Os próximos a baterem as botas são Corsa hatch, no final de abril (segundo o Auto Segredos), e a dupla familiar Meriva e Zafira, que será “empacotada” em junho. Vejam abaixo alguns detalhes sobre os modelos que estão nos deixando, com exceção do Meriva (motivos aqui).
1993 – O Vectra é oficialmente lançado, em 2 de outubro.
1994 – Em fevereiro, a GMB lança o Corsa Wind 1.0.
1994 – A GMB lança em outubro, durante o 18º Salão do Automóvel de São Paulo, o Corsa GSi 1.6 16V. No mesmo evento, anuncia o lançamento do Astra GLS hatchback, importado da Opel.
1995 – Em 11 de novembro, a GMB apresenta à imprensa especializada o Corsa Sedan GL e GLS, com motor 1.6 de 92 cv – em 2002 o Corsa Sedan vira Corsa Classic.
1998 – Em 27 de setembro, o novo Astra hatchback de 3 portas é apresentado à imprensa sul-americana em Punta del Leste, no Uruguai.
2001 – Lançado o monovolume Zafira, única em sua categoria (na época) com sete lugares e 28 posições diferentes de bancos, com variações no volume de bagagem de 150 até 1.700 litros, sem remoção de assentos.
2002 – Lançado o novo Corsa, nas configurações “hatchback” de cinco portas e sedã de quatro portas, um veículo totalmente novo e considerado na época um dos mais evoluídos em tecnologia embarcada. – Em 28 de agosto de 2006 é superada a marca de 2 milhões de Corsas produzidos no Brasil.
2005 – Em 19 de setembro começa a produção em série do novo Vectra, que foi lançado em 06 de outubro.
2007 – Em 04 de setembro, é lançado o Vectra GT.
Para fechar a leva de aposentadorias da GM, Classic, S10, Blazer, Celta e Prisma precisam dar adeus. A nova S10 chega em breve, trazendo, em algum momento, a nova Blazer. O projeto Ônix levará para o túmulo Celta e Prisma. Restará apenas o “highlander” Classic.
A Chevrolet quer ser vista agora como uma “nova Chevrolet”, por isso já lançou os carros que citei no início e se prepara colocar muita outras novidades no nosso mercado em 2012 (calendário aqui). Fiz abaixo uma lista, lembrando que nem todos podem aparecer em 2012:
- Nova S10
- Cruze hatch
- Sonic
- Sonic Sedan
- Spin (5 e 7 lugares)
- Cobalt 1.8 (automático)
- Nova Blazer (Trailblazer)
- New Captiva
- New Malibu
- Mini Captiva
- Projeto Ônix hatch (acima do Celta e abaixo do Agile)
- Projeto Ônix sedã (novo Prisma)
Finalizando, gostaria de homenagear o Astra, que foi um veículo que marcou a minha vida. Vá em paz velho amigo.
Parizzi, o que virá no lugar dos corsas hatch e sedan?
Valeu, Almeida.
Almeida, a Chevrolet está alterando seus carros sem, necessariamente, oferecer um substituto certo para cada veículo.
Logo, Agile e Cobalt são os veículos com mais chances de serem os substitutos “oficiais” do Corsa e do Corsa Sedan, respectivamente.
Um abraço
Opa! Parizzi, o Astra vai mesmo deixar saudades. Fiz um test drive o final do ano passado e postei semana passada um homenagem:
http://penseaovolante.blogspot.com/2012/02/test-drive-e-despedida-gm-astra.html
Abraço!
O problema da modernização sao veículos como agile, nova montana e cobalt, pois se tem algo que faltou nesses veiculos foi beleza, essa nova frente da GM de grade de caminhão e de muito mal gosto… será dificil ela acertar a mão como fez na década de 90 com o omega, vectra, etc.
Bacana Rodrigo!
Daniel, dos 3 que você citou, gosto apenas do visual da Montana. Agile e Cobalt não me agradam muito…
Foram ótimos carros, mas a idade um dia chega pra todos!
Parizzi, neste post saudosista sobre o Astra eu volto e deixo meus sentimentos.. kkkkkk
Ótimo carro que comprovei ao ter por longos 3 anos e compartilhar aqui no site minhas impressões. Agora estou com o New Fiesta hatch que por sinal tem se mostrado ótimo carro, espero que eu tenha a mesma saudade dele daqui a alguns anos!!
Realmente a nova frente da Gm, em termos de beleza, fica atrás da Ford, por exemplo. Já a VW simplificou a questão> parece que quase todos os carros são iguais.
Astra é um bravo brasileiro. Com um bom desconto, não deixa de ser uma boa compra.