Parece piada, mas, por causa do aumento do Imposto para Produtos Industrializados (IPI), anunciado pelo governo federal recentemente (acompanhe aqui), a Chevrolet elevou o preço da linha 2012 do Camaro de R$ 185.000 para R$ 199.000. Realmente o aumento foi inferior aos 30% esperados e ainda permanece abaixo dos R$ 215.000 cobrados antigamente pela importadoras “oficiais independentes”. Por que então parece piada?
Antes de responder, vamos a uma das justificativas para o aumento de “apenas” R$ 14.000. Equipado com o motor V8 6.2 que desenvolve 406 cv de potência a 5.900 rpm e 56,7 kgfm de torque a 4.200 rpm, o Camaro recebeu na linha 2012, como equipamentos de série, bancos dianteiros com regulagens elétricas e câmera de ré com display no espelho retrovisor.
Por R$ 199.000, ele vem equipado ainda com alarme anti-furto, direção hidráulica, vidros elétricos, espelhos retrovisores elétricos, travas elétricas, acionamento por rádio frequência das travas, porta-malas e alarme (keyless), sistema ISOFIX, câmbio automático de 6 velocidades, ESP (controle eletrônico de estabilidade), TCS (sistema de controle de tração), monitoramento da pressão dos pneus, 6 airbags (frontais/laterais/cortina), freios ABS com pinças Brembo, bancos dianteiros com ajustes elétricos e aquecimento, ar-condicionado, rádio AM/FM/CD Changer/MP3/USB/entrada auxiliar e 9 falantes Boston Acoustics, faróis de neblina, rodas de alumínio de 20 polegadas, computador de bordo, volante e manopla do câmbio em couro, retrovisores externos com desembaçador, bancos em couro, Remote Start, retrovisor interno e externo do lado do motorista eletrocrômico, volante com ajuste de altura e profundidade, sensor crepuscular, piloto automático, volante com controles do som, piloto automático e mudança manual de marchas (Active Select), HUD – Head up display -sistema que reflete algumas informações no párabrisa, iluminação interior nas portas em LED, sensor de estacionamento traseiro, aerofólio traseiro e câmera de estacionamento.
Resposta
O problema é que o Camaro, na sua versão mas simples, custa apenas US$ 23.280 nos Estados Unidos na sua versão de entrada, o equivalente a R$ 46.560 caso o um dólar valesse R$ 2,00 – se fosse com a cotação de hoje, 13/02/2012, de R$ 1,71, o preço ficaria em R$ 39.808,80. Esse é o preço para a versão V6.
Comparando a versão SS, a mesma vendida no Brasil, com motor V8, preço parte de US$ 35.530, ou R$ 71.060 com o dólar a R$ 2,00 e R$ 60.756,30 com o dólar a R$ 1,71.
Só para efeito comparativo, a versão ZL1, a mais nervosa, com 588 cv de potência, custa inicias US$ 54.995, o que é igual a R$ 109.990 (dólar a R$ 2,00) e R$ 94.041,45 (R$ 1,71).
Analisando os números, cobrando os justos impostos sobre o valor da versão SS e somando o devido lucro da montadora, o Camaro V8 poderia ser vendido no Brasil, tranquilamente, por R$ 130.000 (ou menos).
O Camaro continua sendo um carro espetacular: seu motor V8 garante fortes emoções; seu visual é de matar; e seu estilo retrô “fecha o pacote”. Sem dúvida é um dos meus “carros dos sonhos”. Mas vivo em outra realidade, e jamais pagaria R$ 200.000 por um.
um absurdo gm, um absurdo…
um carro de 36 mil dolares no EUA , custa quase 200 mil no brasil ! concordo com voçe renato , em uma simples Simulação do Tratamento Tributário e Administrativo das Importações no site da receita federal sai bem mais barato !!!http://www4.receita.fazenda.gov.br/simulador/BuscaNCM.jsp utilize o codigo ncm 87032310
Código NCM 8703.23.10
Descrição NCM AUTOMS.C/MOT.EXPL.,C>1500<=3000CM3,ATÉ 6 PAS.
Taxa de Câmbio do Dia 18/2/2012 R$ 1,7158
valor em dolar 36.000,00
Valor Aduaneiro Convertido R$61.768,80
Alíquota II (%) Tributo II R$ 21.619,08
Alíquota IPI (%) Tributo IPI R$ 45.863,33
Alíquota PIS (%) Tributo PIS R$ 1.397,48
Alíquota COFINS (%) Tributo COFINS R$ 6.707,92
no total sai em torno de 140.000,00 reais
e aqui no brasil o pais da bagunça a GM quer vender o carro por esse absurdo !
quando eu for comprar o meu vou eu mesmo la buscar !!!
ass: luiz santos