O mês de abril mal começou e, com ele, vieram os aumentos de preços! A Honda, por exemplo, infelizmente, mesmo depois do meu alerta e da minha decepção, elevou os valores de seus carros mais uma vez. Com aumento médio de 2,4%, City está cada vez mais distante da minha realidade. Ele agora está a R$ 200 da inacreditável “linha” de R$ 80.000! Anfavea faz vista grossa e culpa apenas os impostos…
Realmente o tiro no pé por parte da Honda continua, afinal, com o mercado em baixa, elevar os valores reduz consideravelmente a atratividade dos veículos e, por consequência, as vendas, podendo até criar uma certa antipatia do consumidor com a marca. Por outro lado, a margem de lucro da marca japonesa também aumenta, compensando, em parte, a redução nas vendas.
E repito o que eu disse antes: a Honda não está fazendo absolutamente nada de errado ou ilegal. Ela está no direito dela de aumentar os preços da maneira que bem entender. Cabe ao consumidor avaliar o momento e comprar ou não os veículos da marca.
Honda | Câmbio | Preço 2015 | Preço 2016 | Preço 2016 (abril) | Aumento* |
City DX 1.5 | Manual | R$ 55.300 | R$ 58.000 | R$ 59.400 | 2,41% |
City LX 1.5 | Automático CVT | R$ 64.900 | R$ 69.000 | R$ 69.000 | 0% |
City EX 1.5 | Automático CVT | R$ 69.000 | R$ 72.500 | R$ 74.200 | 2,35% |
City EXL 1.5 | Automático CVT | R$ 72.200 | R$ 77.900 | R$ 79.800 | 2,44% |
* Aumento médio entre janeiro e abril de 2016
No meu caso, eu realmente tinha interesse num City EXL (por causa dos seis airbags), mas, por R$ 79.800, não posso nem cogitar a compra, para a minha tristeza. E, ao chegar nessa “linha” de R$ 80.000, o City não me atenderia, pois o meu nível de exigência fica bem mais alto. Por esse preço, espero que o carro tenha, pelo menos, controles de tração e estabilidade, freio a disco nas quatro rodas; motor com, no mínimo, 140 cv de potência e 20 mkgf de torque; assistente de partida em rampa, sensores de chuva e crepuscular, lâmpadas de LED (uso diurno) e mais alguns itens.
Honda | Lançamento 2015 | Abril 2016 |
Fit DX manual | R$ 49.900 | R$ 56.200 |
Fit DX automático CVT | R$ 54.500 | R$ 62.000 |
Fit LX manual | R$ 54.200 | R$ 62.100 |
Fit LX automático CVT | R$ 58.800 | R$ 67.600 |
Fit EX automático CVT | R$ 62.900 | R$ 72.600 |
Fit EXL automático CVT | R$ 65.000 | R$ 75.700 |
O Fit é outro modelo que, nas suas versões mais “refinadas”, EX e EXL, ambas 1.5 com câmbio automático CVT (sem paddle shift), está perigosamente caro. Superar a marca de R$ 70.000, como acontece com o City. aumenta a exigência em relação a equipamentos e diferenciais do modelo.
Linha 2016 | Lançamento | Abril 2016 |
HR-V LX manual | R$ 69.900 | R$ 78.700 |
HR-V LX automático CVT | R$ 75.400 | R$ 84.900 |
HR-V EX automático CVT | R$ 80.400 | R$ 90.600 |
HR-V EXL automático CVT | R$ 88.700 | R$ 99.200 |
O HR-V e não preciso comentar. Na verdade, vale dizer uma coisa: quanto mais vende, mais caro ele fica… Só em março de 2016 foram emplacadas 6.059 unidades do modelo, segundo a Fenabrave (4° no ranking nacional de automóveis).
Honda | Preço 2014 | Preço 2015 | Preço 2016 | Preço 2016 (abril) |
Civic LXS 1.8 MT | R$ 65.890 | R$ 65.890 | R$ 70.900 | R$ 75.700 |
Civic LXS 2.0 AT | R$ 68.890 | R$ 68.890 | R$ 73.900 | R$ 78.900 |
Civic LXR 2.0 AT | R$ 74.490 | R$ 74.900 | R$ 78.400 | R$ 83.700 |
Civic EXR 2.0 AT | R$ 83.990 | – | R$ 88.400 | R$ 94.100 |
A Honda continua seguindo a Toyota, cobrando altíssimos preços pelo Civic. Entretanto, o Corolla, no momento, é um veículo superior, em linhas gerias. O que me preocupa mesmo é que, se o Civic 2016 está custando os elevados valores acima, imaginem com a nova geração, na linha 2017…
Enquanto isso, a Anfavea…
Depois de afirmar que “preço dos carros no Brasil é bastante bom”, no seu óbvio papel de defensora das montadoras, a Anfavea coloca a culpa dos altos valores dos veículos produzidos no Brasil quase que exclusivamente nos impostos. Realmente, eles são absurdamente elevados se comparados a outros países. Mas culpar só os impostos coloca em cheque a capacidade de análise e, forçando a barra, até um pouco da credibilidade da entidade.
Já cansei de esperar o tão sonhado estudo do preço cobrado por automóveis no Brasil, prometido pela Anfavea há cerca de três anos – a verdadeira “caixa preta dos preços”. Ao invés disso, somos obrigados a ver comparativos oportunistas entre quanto custa um carro aqui e outro la fora no momento do Real desvalorizado em frente ao dólar. Dessa forma, somos “forçados” a concluir que os carros aqui têm preços competitivos em relação aos europeus e norte-americanos. Veja mais detalhes sobre isso nesse link da AB.
Para encerrar, além dos impostos e do lucro das montadoras, temos também o “famoso” custo Brasil, as peças importadas (por isso a importância da nacionalização de componentes) e outros fatores que elevam os preços dos carros no Brasil.
Agradeço ao Gustavo bh pela dica desse post!
Cara de pau, pra não dizer coisa pior! Falta de respeito total com os consumidores. Só consigo enxergar isso, infelizmente!
não sei quanto vcs acompanham a anfavea, mas vendo esse moan eu fico com saudade do belini
Parazzi só optei por um Honda porque já vinha me programando desde o ano passado. Mas os preços começaram a disparar e por isso decidi pela compra. Escolhi a marca simplesmente por que tenho conhecidos que já possuem veículos dessa marca e não exitam em troca-lá. Digo isso com tranquilidade pois são pessoas que possuem um Honda a mais de 5 anos (o mesmo carro) e não se queixam, e olha que a maioria já esta com mais de 100 mil km. Outro fato que motivou minha compra foi quando estava olhando um modelo usado (ano 2014/2015) para compra e encontrei valores muito próximos dos veículos zero Km. Fique espantado nas revendas de usados em BH da própria Honda (Banzai e Auto Japan) que pediam preços elevados pelos veículos da marca. Sei muito bem que comprar um veiculo zero é prejuízo na certa, mas observei também que se você quiser evitar a trocar do veículo por mais vezes (mais caro ainda) é interessante você comprar um que tenha confiabilidade e permanecer por um longo tempo.
Muito legal, Gustavo! Parabéns! Eu tive um Civic e sinto falta dele quase todos os dias. Espero voltar para a família Honda, mas, pela minha situação atual, preciso me programar por uns 2 anos para comprar um novo modelo da marca.
Eu vendi meu Civic com o carro no auge porque minha esposa não se adaptou a ele (ela prefere um carro menor).
Um abraço!
q modelo e marca vc comprou agora parizzi? ja esta com ele? ja e modelo 2017?
O único que me interessa é o HRV mas com este preço eu estou fora. É FATO!V
eu gosto dos modelos HONDA mas eles estao ficando muito caros… daqui ha pouco so vai ter o fit e o city abaixo dos 100mil pq o novo civic 2017 vai chegar a 115mil na versao top, o hr-v ja custa 100mil, o accord ja custa 156mil, o civic si ja custa mais de 120mil e o cr-v mais de 130mil…
to planejando comprar um civic, mas so em 2019