Numa categoria cada vez mais decadente do mercado nacional, a veterana Fiat Weekend, que um dia já teve Palio no nome, chega à linha 2016 com novidades relevantes apenas para o acabamento topo de linha, Adventure. As versões Attractive e Trekking foram quase totalmente esquecidas.
O Fiat Adventure 1.8 2016 traz maçanetas na cor do veículo, apoia-braço para o motorista, vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento; sensor de estacionamento traseiro e rádio Connect integrado ao painel, que reproduz CD’s, MP3/WMA, tem entradas auxiliar e USB, além dos comandos de voz Bluetooth.
Anteriormente, quando eram opcionais, todos esses conteúdos faziam o preço da perua subir para R$ 63.472. Agora, a partir da versão 2016, com os novos itens de série, o Weekend Adventure 2016 será ofertado por R$ 62.320. A redução é pequena, mas bem-vinda, embora o modelo ainda continua caríssimo, afinal, é uma perua derivada de um carro compacto, que não passa por uma atualização de verdade há anos, e que sai de fábrica, até hoje, sem alguns itens triviais para um carro que custa mais de R$ 60.000, como, por exemplo. banco traseiro bipartido (!) e volante com comandos do rádio.
Para não dizer que as versões Attractive 1.4 e Trekking 1.6 não foram esquecida, elas, juntamente com a irmã “aventureira”, receberam uma nova e bonita opção de cor metálica: Vermelho Oppulence (veja abaixo), que custa R$ 1.379.
Fiat | Preço (R$) – 2014* | Preço (R$) – 2015 | Preço (R$) – 2016 |
Fiat (Palio) Weekend Attractive | 45.190 | 45.550 | 49.150 |
Fiat (Palio) Weekend Trekking | 47.220 | 47.600 | 51.350 |
Fiat (Palio) Weekend Adventure | 56.110 | 56.660 | 62.320 |
*: Valor em 24/06/2014
A gama de acessórios Mopar completa a lista de conteúdos da Weekend 2016. São 77 itens que vão de tapetes, barras transversais, porta bicicletas até central multimídia que oferece itens como GPS, DVD players, câmera de ré, entre outras funções.
O motor 1.4 8V Fire Flex da station wagon Weekend Attractive até hoje não é EVO e desenvolve os mesmos (e poucos) 85 cv de potência e 12,4 kgfm de torque com gasolina e 86 cv e 12,5 kgfm com etanol. Já o propulsor 1.6 16V E.TorQ da versão Treeking gera 115 cv e 16,2 kgfm com gasolina e 117 cv e 16,8 kgfm com etanol. A motorização 1.8 16V E.TorQ do Weekend Adventure desenvolve 130 cv e 18,4 kgfm com o combustível fóssil e 132 cv e 18,9 kgfm com o derivado da cana-de-açúcar.
Toda linha Weekend 2016 vem equipada, de série, com apoios de cabeça para todos os ocupantes, banco traseiro rebatível, bolsa porta-objetos nas portas dianteiras e bolsa porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros; comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível; computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso); console central com porta-objetos e porta-copos (2 dianteiros e 1 traseiro); conta-giros; desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro; direção hidráulica; faróis de neblina; Fiat Code 2ª geração; follow me home; airbag duplo e freios com sistema ABS com EBD; iluminação do porta-malas; luzes de leitura dianteira e traseira com interruptores nas portas, My Car Fiat (personaliza várias funções do carro); tomada 12V; travas elétricas + trava automática das portas a 20 km/h; vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, volante com regulagem de altura, entre outros itens.
Resumo da obra
A adição de equipamentos fez bem à perua Fiat Weekend Adventure 2016, ainda mais com a leve redução de valores. Mas o seu preço poderia ser menor para tornar a sua relação custo/benefício muito mais atraente. O valor poderia ser o mesmo da linha 2015 – caro para a época, mas bem mais atraente e adequado hoje (por causa do mercado atual).
Para as versões Attractive 1.4 e Trekking 1.6, que partem de R$ 49.150 e R$ 51.350, respectivamente, a Fiat deveria ter colocado ar-condicionado de série. Não ter esse equipamento “básico” em dois veículos que custam na faixa de R$ 50.000 é algo que não pode acontecer.
No mais, a linha Weekend 2016 continua com os mesmos defeitos e qualidades: bom espaço para bagagem (460 litros de volume no porta-malas), limitado espaço para os passageiros do banco traseiro (fruto de um projeto dos anos 1990), posição de dirigir ultrapassada para o motorista (banco incomoda, falta de ajuste de profundidade do volante), ergonomia ruim do painel (exemplo: saídas de ar centrais muito baixas), ótima qualidade mecânica (a versão Attractive 1.4 tem fama de ser inquebrável).
esse carro ja deveria ter sido morto assim como a idea e doblo e abrir logo um espaço pro novo suv compacto da marca
Ótimo carro, bom motor 1.8, bom espaço interno e bom porta malas. Vai ficar muito tempo ainda entre nós. É FATO!V
Por que não lançar uma “Grand Weekend” baseada no GrandSiena?
Num mercado carente de peruas, faria sucesso.
Ótima ideia!
Tenho uma palio adventure
Melhor carro q ja tive
Concordo com você!!! Amo meu carro!!
Estou pensativo em comprar um.
pq é o melhor carro que vc já teve?
é econômico tb?
Tenho um Palio Wekend Adventure – Lock,não estou aqui fazendo merchandising para a Fiat mesmo poque não vou ganhar nada por isso, já possui vários tipos de carros e para mim é o melhor carro que já possui,faz 12,5 km por litro na cidade e 14 na estrada sem contar a suspensão que nunca da problemas.
motor 1.4? 1.8?
Tenho uma Treking 1.4 2010 -ótimo carro: não quebra – econômica – e ainda modelo atual- o que é bom fica mesmo – detalhes de mercado, para mim, não importam.
Fui proprietário de uma palio weekend por 3 anos , nunca me deixou na mão mesmo nas situações mais inusitadas já que eu andava muito em estradas rurais; pena que não existe a versão 4×4 pois acho que seria líder de vendas, parabéns a Fiat pelo excelente carro.
A ÚNICA COISA QUE DEVERIA MUDAR É O ENTRE EIXOS MAIOR ,ATÉ O LOCKER PODERIA VIR DE SÉRIE
tenho uma palio adv éum carro m bom mais falta mudar o sistema de bagageiro para tranportar algo mais
Tenho um Adventure 1.8 locker. gosto muito do caro. robusto e bom de asfalto e barro. Não dá problema. Eu também almejo vê-lo na versão 2.0 4×4, ou mesmo 1.8 mas nesta versão. A FIAT ia vender que nem água.
Desde que a Fiat fez o lançamento da Fiat strada que eu possuo este carro todos anos eu troco em janeiro de 2016 estou trocando só rodo no máximo 25 mil km
tenho um weekend adv ta faltando estribo no carro de serie , bota ai vai , o carro fica imponente …..
CONCORDO… AMO CARRO ESPORTIVO COM ESTRIBO… TENHO UM AD. LOKER 2011 E ESTOU PENSANDO SERIAMENTE EM TROCAR POR UM NOVO !!!
Tenho uma 2015 e acho um bom carro, o motor é o mesmo do Renegade. Poderiam aumentar o entre eixos para melhorar o espaço para o banco traseiro.
tenho Fiat weekend 2008/2009 é um carro muito bom gostaria de saber se tem ela com cambio automático 2016 pois quero compra uma.
ja possui mais dez modelos de veiculos ate mesmo idea doalogc 2013 adventure, bom carro mas a palio 1.8 motor GM 2009 muito mais carro.quando tirei o idea foi p/ comprar a palio adventure mas como tenho 1.90 de atura o idea me propos melhor conforto au dirigir foi amor a primeira vista. Mas fica a minha dica se vc tem acima de 1.88 mt fica com idea, mas vc tem abaixo 1.80 muito melhor a palio 1.8 melhor suspençao e porta malas sem falar na estabilidade.palio adventure muito carro.
Possuo um, 1.8, há 4 anos, está hoje com 116.000 km, inteirona, nuca deu oficina, atendendo em grandes viagens, com toda valentia. só abastecer e tradicional manutenção.
tenho uma palho weekend 2007 modelo 2008 e amo o meu carro .Porque é um carro comfortavéu espaçoso e naõ da mecanica taõ facil é o melhor carro que jative tenho tambem um un 2006 mais o palho é o melhor.
Tenho Uma Weekend 2006 e vou trocar por uma mais nova, torço para que este carro não saia de linha conforto de carrão e manutenção de popular
Ótimo carro, mas algumas melhorias devem ser realizadas:
– Aumento do espaço interno traseiro, é apertado pra quem viaja atrás;
– O cambio dualogic deverá ser melhorado. O sistema deverá permitir as trocas da segunda e terceira marcha em rotações mais baixas;
– Inserção do Piloto Automático; pelo menos nas versões mais completas.
Tenho uma palio adv. 2009,apaxonei pelo carro e ja indiquei para varios amigos,so sai dela pra outra. NOTA 1000.
Ja o teceiro que eu possuo nao tenho nada o que reclama atende toda minha demanda. Carro otimo,bom na terra e no asfalto, e na lama voce nao fica.
Por ter viajado adv 2009 da minha irmã, não tive dúvida… Estou em processo de compra da 2016 com locker. Eita carrão. (EU DIRIJO MAS DEUS É QUEM GUIA)
Os carros da fiat não devem nada as outras montadoras.
Pois tenho um uninho 2004 com 325000 KM rodados, e também não me deixa na mão, eta carrinho bão só!!!!
Tenho um e ótimo carro muito forte não dá problema
Carro excelente! Sou o segundo dono de um Pálio Weekend 1998. Motor Fiasa 1.5 – 8V – considerado o melhor e mais durável motor já produzido pela Fiat. Interior todo azul. Trio Elétrico. Ar-condicionado. Um porta-malas que mais parece de um Suv. O melhor carro Fiat que já tive até hoje, e olha que tive 147, Panorama, Uno, e um Idea 2006 que foi o meu pior Fiat. Como sou dos que acho que um automóvel deve ser um bem funcional e durável e não um investimento em designer vou ficar com este meu Weekend 1998 até que a vida me possibilite novamente ter um veículo zero km, que será um Fiat, obviamente, e sempre uma caminhoneta. Concluo tirando dois mitos: 1º) O motor Fiasa não é beberrão de combustível; 2º) O motor Fiasa consome óleo nas suas especificações, sendo o meu 1.5 – 8v necessário a troca a cada 5.000km.
Acho as três versões do Pálio Weekend, 1.4, 1.6 e 1.8 muito boas, só a posição do Pneu de Socorro que é ruim: para calibrar, trocar o pneu. Acumula muita sujeira no pneu e sujeita o mesmo a roubos. O pneu deveria ficar dentro da mala, embutido numa espécie de bacia, como no pálio FIRE, o espaço da mala continuaria o mesmo.
As novas versões do renault sandero e ford ka já estão com o pneu de socorro dentro da mala. Nas versões anteriores o pneu de socorro ficava preso por debaixo da mala.
nao tem como mudar o lugar que vai o estep ao em vez de ser pra fora ser para dentro do carro,a pergunta e por que eu tenho uma weekend e tive o estep furtado de uma maneira que eu achei muito facil de si roubar um estep de um carro ,cortarão so o cabo de aço.
Tive três Fiat Weekend sendo uma delas Adventure manual e outra Adventure automatizada que me foi roubada. Só não comprei a quarta porque queria cambio 100% automático. Também tive um estepe roubado. Endosso todos os comentários anteriores. É um carrão em todos os sentidos: não dá manutenção, ótima estabilidade, consumo dentro da expectativa, excelente porta-malas. É o melhor carro que já possuí e estou pensando em voltar, independentemente se sair de linha, pois vou estar muito bem servida.
Concordo ,tive cinco e estou vendendo uma 2012 com 48 mil km rodados c 4 pneus novos para ter uma mais nova !
acabei de comprar um 2016 amor a primeira vista um sonho realizado q DEUS nos abençoe
jose nascimento pimentel sou proprietario de 6 Estradas estou muinto comtete nao me da problemas estou penssando em comprar a palio weeqende 2017 se Deus quizer…
tive 7 palio weekend sendo 3 trequind e acabei de comprar uma palio adventure 1.8 pois trabalho com taxi os melhores carros que já tive na minha vida.
Imagina uma Palio Adventure com motor Diesel da Toro e 4×4… Meu Deus porque não sou design da FIAT…
Tenho Palio Weekend Trekking 1.6 com 16.000 km ano 2016, nota dez, carro muito bom, todos sentidos.
Excelente carro na categoria não têm igual. . Pena eles não mudam o design dela . Ela merece design diferente pq traseira de todas são iguais frente quase nem faz diferença . Um belo carro . Imagine se ela sai 4×4 . Ficaria show.
Sem dúvida o melhor carro que já tive.
Um porta malas excelente, uma economia muito boa, e o motor 1.4 tem força e autonomia.
Vou trocar a minha 2010 por uma 2017…
Bom ,eu já tive 5 e estou vendendo uma 2012 c 48 mil km rodados ,cor cinza q parece marrom ,linda ,c 4 pneus novos ,quero ter uma mais nova ,tipo 2015 ,suspensão própria pra esse asfalto lindo do nosso PAÍS , NÃO DÁ MANUTENÇÃO ,aqui na cidade faz de 8 a 9 km/l gas,na estrada faz de 14 a 15,5 km/l ,quer melhor que isso? infelizmente a FIAT não investe para aumentar o entre eixos ,e assim ser mais confortável para os passageiros ,ser uma 4×4 iria arrebentar .
Tenho uma câmbio automatizado 2013,é a sexta Palio adventure que possuo,e a 4 automatizada,não quero outra a não ser automatizada,sem dor de cabeça e a máquina é inimiga de oficina,parece Corolla…kkkkkkkkkkk quebra nunca.
cambio nunca encomodou?
Acabei de comprar uma ,1.6 trekking
Vou pegar amanha 08/11/28 espero ter feito um bom negocio.Tinha uma strada 1.4 vendi com 293,000 km
Vou testar de salvador a Itamaraju -BA.
Dualogic? comprariam?
Tenho uma 2010 completinha é top viu