Com poucas e boas* novidades, Volkswagen lança linha 2014 de Gol, Fox, Voyage, Polo, Polo Sedan e Golf

Para não ficar parta trás em relação aos mais recentes lançamentos do mercado, como os Hyundai HB20 e HB20S, Chevrolet Onix e Prisma, e do Peugeot 208, entre outros concorrentes (Sandero, Logan e mais aqui e aqui) a Volkswagen comemorou seus 60 anos de Brasil anunciando ontem o seu “pacotão” 2014, mostrando quais são as novidades das linhas Gol, Voyage, Fox, Polo, Polo Sedan e Golf. Os três primeiros receberam alterações interessantes, enquanto os outros três quase foram esquecidos.

Resumindo o post, boa parte das atrações são opcionais. Gol e Fox possuem ar-condicionado de série na versões mais caras. Temos ainda a série especial Fox Rock in Rio, com visual e conteúdos exclusivos. Gol, Fox e Voyage adotam agora a nomenclatura global Highline para as versões topo de linha (no lugar de Power, Prime e Comfortline, respectivamente), o que ocorre pela primeira vez em modelos fabricados no Brasil. Essa nomenclatura também identifica as opções mais refinadas de modelos como o Jetta e a Amarok.

Fox e CrossFox
Desde a versão de entrada, toda linha Fox traz de série direção hidráulica, conta-giros, banco do motorista com regulagem de altura, chave canivete, faróis com máscara negra, rodas de aço de 15 polegadas com calotas, para-choques pintados na cor da carroceria, desembaçador do vidro traseiro, aviso sonoro dos faróis ligados, airbag duplo frontal, freios ABS com sistema ESS (Sinal de Frenagem de Emergência – liga o pisca alerta automaticamente em frenagens bruscas), entre outros.

Fox e CrossFox possuem nova arquitetura eletrônica, já utilizada no Gol e no Voyage, que possibilita aos hatches receber, como opcional, o rádio RCD-320 (o mesmo do Jetta Comfortline), com CD Player MP3, entradas USB, SD-Card e Auxiliar, Bluetooth integrado e interface para smartphone. Conectado ao rádio está o PDC (Parking Distance Control), ou controlador de distância ao estacionar. Quando equipado com o sensor de aproximação de obstáculos traseiros (opcional), o Fox 2014 exibe na tela central do rádio a silhueta digital no formato da carroceria do veículo (visto de cima), exibindo uma barra que vai se aproximando da traseira à medida que a distância do obstáculo diminui.

A linha 2014 do Fox tem o quadro de instrumentos com novo grafismo e nova posição para o botão de acionamento dos faróis. E, como comentei antes, Fox Highline (finalmente) tem ar-condicionado de série.

Fechando as novidades da raposa, o Fox Rock in Rio tem todos s equipamentos de série da versão topo de linha Highline 1.6, e será ofertada durante seis meses no mercado nacional – entre abril e setembro, quando ocorre o festival musical – com cinco opções de cores: as sólidas Vermelho Tornado, Branco Cristal e Preto Ninja, além das tonalidades metálicas Azul Boreal e Prata Sargas.

Interior do Fox Rock in Rio não recebeu nenhuma novidade em termos sonoros

Curiosamente, o Fox Rock in Rio não recebeu nenhum tipo de alteração ou evolução no sistema de som – afinal, o festival é de música, certo?

Gol e Voyage
A dupla dinâmica da Volkswagen passa a trazer de série na versão Highline ar-condicionado (finalmente!), alarme keyless, chave canivete, vidros traseiros elétricos (em adição aos vidros dianteiros elétricos, já oferecidos de série nos modelos), espelho retrovisor externo elétrico com função tilt-down e sensor de aproximação de obstáculos traseiro.

Gol nunca foi tão bonito como agora no Brasil

Também houve incremento na oferta de equipamentos nas demais opções para os modelos. São novidades o copo porta-objetos no console central e a luz de leitura traseira no teto (opcional para o Gol). O Voyage passa a ser equipado em todas as suas versões com airbags frontais, freios ABS e direção hidráulica.

Complementam a lista de série itens como travamento central e abertura interna da tampa do porta-malas. O Novo Gol, que tem opção de carroceria de duas ou quatro portas, traz ainda limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro com temporizador como equipamentos standard.

Voyage 2014

Desde janeiro deste ano, todas as versões do Gol e do Voyage com o motor 1.6 trazem, de série, freios ABS e airbags frontais (inclui a utilização de cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de carga).

Polo praticamente não recebeu novidades para a linha 2014

Gol G4 continua com nível de segurança mínimo, sem ABS e airbag duplo nem como opcionais. O volante torto também continua.

Polo
Provavelmente caminhando para o seu final, a linha 2014 do Polo e do Polo Sedan não recebeu nenhuma alteração realmente relevante. Os modelos contam com novos revestimentos de bancos, novas calotas para a versão 1.6.

Polo Sedan 2014 quase ficou “na mesma”

Desde a sua versão de entrada, o Polo traz de série equipamentos como freios ABS, airbags frontais, ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, vidros e travas elétricas e rádio CD Player MP3 com entradas USB, SD-Card e Auxiliar, Bluetooth integrado e interface para smartphone.

Golf “IV,V” 2014 – algarismos romanos revelam a idade do modelo no Brasil

Golf
Na linha 2014 o Golf recebeu, em sua versão de base, grade do radiador pintada em preto brilhante e apliques nas grades inferiores do para-choque.

Em toda a gama do hatch médio houve alterações no rádio CD Player, que agora tem iluminação vermelha, e no mostrador do ar-condicionado Climatronic (item de série em todas as versões), que ganhou iluminação branca, acompanhando o restante da iluminação do painel. O modelo passa a trazer controlador de velocidade de cruzeiro desde as versões de entrada, tanto com o motor 1.6, quanto para o 2.0. Como opcional, passa a ser oferecida também para a versão Sportline 1.6 a roda de liga leve de 17 polegadas em nova cor.

Embora funcional, painel do Golf é bem ultrapassado

O Golf traz de série desde a sua versão 1.6 itens como sensor de obstáculos traseiro, vidros elétricos, freios ABS com EBD, airbags dianteiros e coluna de direção com ajuste de altura e distância. Além disso, o modelo recebe rádio CD Player MP3 com entradas USB, SD-Card e Auxiliar, Bluetooth integrado e interface para smartphone.

Concluindo
A Volkswagen trouxe novidades interessantes para as linhas Gol, Voyage e Fox. Mas acho que a lista de equipamentos de série destes três modelos deveria ser bem mais completa, ainda mais se pensarmos nos concorrentes.

Golf, Polo e Polo Sedan cumprem tabela à espera dos substitutos – a nova gweração do Golf, que não chega NUNCA, e o novo Santana (dificilmente teremos um novo Polo hatch por aqui). Fecho como uma pergunta: Por que o trio não recebeu a alteração do nome de suas versões topo de linha para Highline (algo atual e usado pela VW no mundo)? Seria sinal de mudanças num futuro próximo? É bem provável que sim.

Linha 2014 Volkswagen 

Gol G4 1.0 2 portas – R$ 25.750
Gol G4 1.0 Ecomotion 2 portas – R$ 25.750
Gol G4 1.0 4 portas – R$ 27.780
Gol G4 1.0 Ecomotion 4 portas – R$ 27.780

Gol 1.0 2 portas – R$ 28.280
Gol 1.0 4 portas – R$ 29.910
Gol 1.6 2 portas – R$ 33.210
Gol 1.6 4 portas – R$ 34.850
Gol 1.6 I-Motion 2 portas – R$ 36.000
Gol 1.6 I-Motion 4 portas – R$ 37.640
Gol 1.6 Highline 4 portas – R$ 44.690
Gol 1.6 Highline I-Motion 4 portas – R$ 47.480

Voyage 1.0 4 portas – R$ 33.790
Voyage 1.6 4 portas – R$ 38.590
Voyage 1.6 I-Motion 4 portas – R$ 41.380
Voyage 1.6 Highline 4 portas – R$ 47.190
Voyage 1.6 Highline I-Motion 4 portas – R$ 49.980

Fox 1.0 – R$ 33.770
Fox 1.6 – R$ 37.470
Fox 1.6 I-Motion – R$ 40.260
Fox 1.6 Rock In Rio – R$ 44.690
Fox 1.6 Highline – R$ 45.990
Fox 1.6 Highline I-Motion – R$ 48.780

CrossFox 1.6 – R$ 50.600
CrossFox I-Motion 1.6 – R$ 53.390

Polo 1.6 – R$ 47.810
Polo 1.6 I-Motion – R$ 50.600
Polo 1.6 BlueMotion- R$ 52.210
Polo 1.6 Sportline – R$ 50.900
Polo 1.6 Sportline I-Motion – R$ 53.690

Polo Sedan 1.6- R$ 50.570
Polo Sedan 1.6 I-Motion – R$ 53.360
Polo Sedan 1.6 Comfortline – R$ 52.800
Polo Sedan 1.6 Comfortline I-Motion – R$ 55.590
Polo Sedan 2.0 Comfortline – R$ 56.290

Golf 1.6 – R$ 52.760
Golf 1.6 Sportline – R$ 57.290
Golf 2.0 automático – R$ 59.580
Golf 2.0 Sportline automático – R$ 62.620

*: Boas para o Gol, Fox e Voyage.

Fotos: Volkswagen/Divulgação

Comentários

  • Fico feliz que o Gol G4 deverá sair de linha no final do ano. Esse carro cumpriu muito bem o seu papel no mercado nacional e, do meu ponto de vista, já deveria ter se aposentado antes (talvez 2 anos atrás) – teria sido mais digno. Mas ainda está em tempo de uma aposentadoria feliz.

    Não pode é acontecer igual à Courier, que é até legal, mas que parece uma “ex-picape em atividade”.

    Um abração!

  • O que achei absurdo é que a linha Gol 1.0, tanto o G4 quanto o G5, continuam sem Air Bag e ABS de série, mesmo que seja obrigatório nos carros fabricados a partir de 2014. Ou seja, ano que vem terão rodando 2 tipos de Gol modelo 2014: os “fora-da-lei”, fabricados em 2013, e os “dentro-da-lei”, fabricados em 2014. Outro absurdo é lançarem o Gol G4 modelo 2014, que não tem Air Bag e ABS nem como opcional, ou seja, mesmo sendo modelo 2014, tem o risco de sair de linha ainda em 2013, já que dificilmente vão adaptar esses equipamentos nesse carro.

  • maico disse:

    Para quem esta querendo comprar um polo é bom repensar pois provavelmente ele esta saindo de linha mesmo…….
    Comprei um em 02 04 2014 com previsão de entrega para 30 dias, dias depois o vendedor me avisou que demoraria mais 30 dias no total de 60 dias pois esperei 84 dias hoje 25 06 2014 e ninguém sabe me dizer o porque de tanta demora. Cancelei o pedido,da para imaginar o porque disso.
    PASSEM A DIANTE PARA OUTRAS PESSOAS NÃO CAÍREM NESSA FRIA DE COMPRAR UM CARRO DE R$50.000,00 QUE ESTA SAINDO DE LINHA.

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *