O Toyota RAV4 2014 chega com novos itens de série para as suas três versões de acabamento, nova cor e porta-malas com capacidade ampliada. Ao conversar com um vendedor sobre o SUV, ele confirmou algo que me interessou muito, mas sobre outro Toyota: o Corolla! O câmbio do RAV4 “antecipa” a transmissão automática do novo sedã!
Disponível em todas as concessionárias da marca desde o dia 1º de fevereiro, o RAV4 permanece sendo comercializado em três versões, com duas opções de motor e duas de câmbio. Os preços estão dentro do esperado, mas poderiam ser mais baratos. Confira:
- 2.0 16V 4X2 e câmbio CVT com modo sequencial de 7 velocidades – R$ 101.820
- 2.0 16V 4X4 e câmbio CVT com modo sequencial de 7 velocidades – R$ 119.990
- 2.5 16V 4×4 e câmbio automático Super ECT de 6 velocidades – R$ 129.590
As versões 4X4 do RAV4 2014 ganharam de série navegador com GPS integrado na central multimídia. O aparelho, que incorpora ainda leitor de DVD com funções para escolha de idioma, legenda, ângulos e tamanho de imagens, está disponível em uma tela de 7” sensível ao toque.
O sistema multimídia possibilita, ainda, visualização e navegação na tela touchscreen de websites. O acesso à internet ocorre pela rede 3G (ou 4G) do celular de um dos ocupantes. Ou seja, é possível utilizar o multimídia do carro para acessar sites, assistir e compartilhar vídeos, fotos, entre outras facilidades.
Além do GPS, a versão 2.5 4×4 recebeu ainda rodas exclusivas de aro 18 polegadas com design na cor preta. As novas rodas são calçadas com pneus mais largos e com perfil mais baixo – bonitas mas inadequadas para as “belas” ruas brasileiras (sem contar o alto preço).
Para a linha 2014, todas as versões do RAV4 2014 passam a ser equipadas com estepe temporário (aquele mais fino e estranho), garantindo 71 litros a mais de capacidade no porta-malas, que subiu de 476 litros para 547 l. Além disso, toda linha RAV4 2014 posse sensor de estacionamento traseiro de série.
Além das atuais, o RAV4 2014 ganhou como nova cor: marrom metálico – que se junta ao branco perolizado, prata metálico, preto eclipse e cinza galático.
Outra novidade da linha, segundo a Toyota, é que para o ano de 2014, ambos os conjuntos mecânicos do RAV4, 2.0 e 2.5, ganharam notas “A” em eficiência no consumo de combustível de acordo com medições do INMETRO.
De acordo com o órgão governamental, as versões 2.0 4×2 e 4×4 consomem 9,5 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada. O desempenho da versão 2.0 4×4 foi de 8,7 km/l na cidade e de 10,9 km/l na estrada. Números sempre com gasolina, já que os propulsores ainda não são flex.
A versão 4×4 topo de linha vem com motor de quatro cilindros 2.5 16V Dual VVT-i com transmissão automática Super ECT de 6 velocidades, com inteligência artificial (AI). Nessa configuração, o RAV4 tem 179 cv de potência a 6.000 rpm e 23,8 kgfm de torque a 4.100 rpm.
As versões de entrada e intermediária contam com o propulsor de quatro cilindros 2.0 16V Dual VVT-i com transmissão automática CVT, que modula sete marchas no modo manual sequencial. O conjunto mecânico é capaz de gerar potência máxima de 145 cv a 6.200 rpm com torque máximo de 19,1 kgfm a 3.600 rpm.
E o Corolla?
E é esse câmbio da versões 4×2 e 4×4 do RAV4 2.0 que chamou a minha atenção. De acordo com um vendedor de uma concessionária de Belo Horizonte, que prefiro preservar o nome já que eu não o entrevistei oficialmente, “essa transmissão CVT será praticamente a mesma do novo Corolla, que chega no mês que vem”. Ou seja, podemos mesmo esperar um conjunto CVT com modula sete marchas no modo sequencial.
A notícia é boa, pois o atual câmbio automático do sedã, com quatro marchas, é superado, embora seja bem confiável. Se tudo se confirmar, a Toyota ultrapassará a Honda, teoricamente, em duas marchas no “duelo automático”. Que chegue logo março para conhecermos todos os detalhes do novo Corolla!
Bom dia pessoal! Meu nome é juliano, moro em SC, e hoje fui visitar a Hai Toyota em Itajaí para conhecer a nova Rav4, pois estou pensando em trocar meu carro.
Eu não conhecia o carro, nem sabia as suas configurações. O Vendedor então explicou-me que há 3 versões: 2.0 4×2, 2.0 4×4 e a outra que eu nem quis saber. Vamos aos preços. Ah! antes de eu dizer os valores, por favor sentem para não desmaiar. A versão de entrada custa R$ 113.500,00 a 2.0 4×4 R$ 135.000,00 e a versão top não faço ideia.
Quanto aos valores, sim, estão estratosféricos, MAS NÃO FORAM OS VALORES QUE ME ASSUSTARAM, O QUE ME ASSUSTOU É QUE A VERSÃO DE ENTRADA (aquela 2.0 4×2) PASMEM: NÃO TEM SENSOR DE ESTACIONAMENTO, PASMEM NÃO TEM COMPUTADOR DE BORDO, O TECIDO DOS BANCOS É “CHINFRINHA” BEM POBRINHO MESMO. Aí eu não aguentei e olhei pro vendedor com espanto e ele na maior naturalidade achando que está tudo perfeito olhava-me como se eu fosse um ser de outro planeta. Haviam outras coisas que não tinha nesta versão, mas eu não lembro de tão desconcertado e irado que fiquei. Aí eu pergunto: gente um carro de R$113.000,00 sem piloto, sem computador de bordo e sem mais outras coisas não é uma ofensa???Não é desrespeito com o consumidor? SE as pessoas tem cento e poucos mil reais para darem num carro podem dar, é lógico que não condeno, mas AVALIEM OUTROS CARROS TAMBÉM DE OUTRAS MARCAS, porque eu vi carros por um valor bem próximo deste RAV4 com acabamento muito superior e com muito mais opcionais. Este RAV4 é bonito sim e um bom carro, mas por favor respeite as pessoas, respeito ao cliente é fundamental. R$ 113.000,00 por um carro que nem comp. de bordo vem até os populares estão vindo com opcionais que este Rav4 não traz. Isso não dá pra engolir. Toyota: marca muito boa, tanto que na minha família há vários, MAS ESTÁ FALTANDO MUITO COM O RESPEITO AOS CLIENTES. O BRASILEIRO ESTÁ CANSANDO DE SER DESRESPEITADO! De minha parte desejo que estes Rav4 fiquem empacados dentro das concessionárias, que peguem muito pó e que vire o ano com as concessionárias cheias deles. Obrigado pela atenção e peço que quem tiver a mesma opinião que eu ajude a divulgar aos amigos e familiares o desrespeito da Toyota com os brasileiros.
De fato, Juliano, a RAV 4 4×4 2.0 é cara, como de resto são os preços dos automóveis no Brasil, mas nunca dirigi carro tão bom. Há anos uso Toyota e já passei dos sessenta.
Qualquer toyota vale cada centavo do seu dinheiro! Quem já teve um, não muda, quem fala mal, é porque nunca teve e não sabe o que fala! Ninguém é obrigado o comprar nada!!! Porquê desrespeito ao consumidor? Veja, tenho uma Hillux SW4 2006 com 230.000 Km rodados. Paguei por ela nova R$ 152.000,00 e hoje ela vale R$ 80.000,00 e está nova. Nunca me deixou na rua e de despesas foram só pneus, amorteçedores bateria a algumas outras despesas tão pequenas que nem me lembro mais!!! O carro é impressionante, aguenta tudo!!! Simplesmente não pode ser comparado com nada que têm no mercado. Toyota é Toyota, vale e pronto!!!
Só troco o meu Toyota por outro Toyota. O resto não me convence.
Nem Honda?
Olá, depois de adquirir um Corola 2006 1.8 16v Vvti em 2010 com 14k.km e rodar até os 59k.km , Uma Fielder 2006 1.8 16v Vvti em 2013 com 92k.km instalar GNV e rodar até os 169k.km, uma RAV4 2011 4×2 2.4 16V Vvti em 2016 com 70k.km instalar GNV e rodar até os 163k.km, outra RAV4 2008 4×4 2.4 16V Vvti em 2020 com 162k.km instalar GNV e rodar até os 185k.km resolvi trocar novamente de carro…agora comprei uma RAV4 2.5 4×4 16v Vvti 2015 com 45k.km e estou instalando GNV. Pois resolvi verificar se os veículos da Marca TOYOTA são realmente inquebráveis, baixíssima manutenção além da natural…troca de Pneus, Pastilhas de freio, Óleo e Filtro/cada 10k.km, e a despeito de instalar GNV, DESDE 2010 TODOS os meus veículos rodaram com GNV, E PASMEM, com 50% em média mais econômico em custo de rodagem no combustível (GNV rende em média 30% mais na média km/L em relação a km/M³gnv e o m³ gnv 33% mais barato que o L da gasolina) e contando o valor Reduzido do IPVA de 3,5% na Gasolina para 1% no GNV, SOMADOS ESTES ANOS TODOS RODANDO COM GNV, adquiri esta RAV4 2.5 4×4 2014/2015 com 45k.km com o valor economizado e ainda consegui instalar Kit GNV novo nesta RAV4. (Ah, e para os críticos do GNV, em todas as vezes que vendi os veículos com GNV instalado “aqui em Curitiba Pr” recuperei sempre 75% do valor para instalação do GNV sobre o valor de mercado do veículo!!!)
Já tive 3 veículos Honda também, 2 Fit e uma CRV 2.0 4×2 e os veículos são ótimos também, mas na minha comparação não existe aqui no Brasil um carro da Toyota para fazer frente ao Honda Fit então ponto para a Honda! Toyota Corola e Honda Civic acho apenas questão de gosto pessoal, eu com 59 anos me acho mais conservador então fico com o Toyota Corola, e entre os modelos Honda CRV 2.0 4×2 145cv(não existe 2.4/2.5 em nenhuma geração) e as duas RAV4 2.4/169cv que tive e esta RAV4 2.5 4×4 2014/2015 c/179cv, infelizmente a Honda CRV é muito fraca com 145cv para o peso…
Opinião passada a frente…