
A marca alemã tem, atualmente, um dos carros mais atraentes (se não o mais atraente) na relação custo-benefício de todo o mercado brasileiro. O Volkswagen T-Cross Sense 2025 entrega desempenho, boas médias de consumo, ótimo espaço interno, porta-malas honesto, uma lista de equipamentos interessante e um preço que surpreende para os dias de hoje: R$ 119.990.
Apresentação
Seu valor é competitivo porque essa versão é voltada para o público PcD. Mas ela também pode ser adquirida por qualquer cliente.
E, “logo” acima dela, temos a versão 200 TSI 2025, que parte de assustadores R$ 152.490. Será que a diferença de R$ 32.500 compensa? Nesse duelo especial, qual dos dois merece uma vaga na sua garagem?

Semelhanças
Vamos começar pelas semelhanças entre os dois, que compartilham toda a carroceria e o conjunto mecânico. Por conta disso, a avaliação será um pouco diferente do que o costume. Não avaliarei “desempenho” (e consumo) e “espaço, acabamento e conforto” individualmente.
Motor e câmbio
Ambos contam com o motor 1.0 12V turboflex, de três cilindros, que desenvolve 116 cv de potência com gasolina, 128 cv com etanol e 20,4 mkgf de torque com qualquer um dos dois combustíveis.
Eles têm o câmbio automático de seis marchas. Na prática, embora não sejam mais referência, ainda andam muito bem e conseguem boas médias de consumo. E a garantia é de três anos para os dois.
Espaço e porta-malas
O espaço interno do T-Cross Sense 2025 e do T-Cross 200 TSI 2025 também é idêntico! E ele é ótimo! Com 1,97m de altura, caibo muito bem na frente e bem atrás.
O porta-malas, no padrão VDA, leva 373 litros com o banco traseiro na posição normal e 420 l com o encosto traseiro mais “em pé”, o que piora consideravelmente o conforto atrás. Mas essa flexibilidade é valorizada pelo fato do banco traseiro ser bipartido.
Ainda assim, 400 l deveria ser o volume mínimo do porta-malas do modelo.

Diferenças: equipamentos e revisões
É aqui que os dois mais se diferenciam.
Equipamentos – Volkswagen T-Cross Sense 2025
A versão Sense 2025 traz o trivial para o século 21, com a adição de alguns equipamentos mais interessantes. Obviamente, todos os itens também fazem parte da lista da 200 TSI. Confira os principais:
- 6 airbags (2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros e 2 de cortina)
- Alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros
- 4 alto falantes
- Antena no teto
- 3 apoios de cabeça no banco traseiro
- Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Banco traseiro com encosto rebatível bi-partido
- Cintos de segurança automáticos de três pontos na frente com tensor do cinto e ajuste de altura
- Cintos de segurança traseiros automáticos de três pontos para posições central e laterais
- Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
- Controles de estabilidade (ESC) e controle de tração (ASR)
- Bloqueio eletrônico de diferencial (EDS)
- Desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro
- Direção elétrica
- Espelho retrovisor externo eletricamente regulável e na cor do veículo
- Faróis em LED com luz de condução diurna em LED integrada
- Faróis com função “Coming & Leaving home”
- Fixação de assento de criança com sistema ISOFIX e Top tether
- Hill Hold Control (HHC): Assistente para partida em subida/rampa
- Iluminação no porta-malas
- Lanternas traseiras em LED
- Luzes de leitura na frente (2)
- Luzes indicadoras de direção integradas nos retrovisores
- Painel de instrumentos digital com tela de 8″
- Para sóis com espelhos iluminados para motorista e passageiro
- Rodas de aço 16″ (com calotas) com pneus 205/60 R16
- “AEB“: Frenagem autônoma de emergência com reconhecimento de pedestres (freia automático caso o motorista não entre em ação)
- Revestimentos dos bancos em tecido
- Sensores de estacionamento traseiros
- Sistema “Start & Stop”
- Alarme antifurto
- Detector de fadiga do motorista
- Central multimídia “VW Play” com tela “semiflutuante” de 10,1″ e APP-Connect
- Regulador de velocidade (cruise control) e limitador de velocidade
- Temporizador do limpador do para-brisa, com sensor de luz
- Tomada 12V no console central
- Tomadas USB tipo C dianteira
- Travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “one touch” nos dianteiros
- Volante multifuncional (modelo antigo)
- Wired & Wireless App-Connect com antena GPS somente para App-Connect
Curiosidades
Achei curioso o fato da versão Sense não ter o emblema TSI na traseira, nem uma segunda luz de ré. Esse último item passa a sensação de uma economia mal feita, pois o custo é baixo. Quem perde é o trânsito, que fica menos seguro.
Mas gostei dela não ter rack no teto, o que melhora a harmonia visual do modelo. Considere que, na maioria dos casos, rack só é bom para quem tem uso pra ele – simples assim.
E gostei muito da versão ter frenagem autônoma de emergência (AEB), informação confirmada no press release da marca.

Equipamentos – Volkswagen T-Cross 200 TSI 2025
Para custar estratosfericamente mais, o Volkswagen T-Cross 200 TSI precisa (e muito) ter uma lista de equipamentos bem mais robusta. Será mesmo? Veja o que o diferencia:
- “ACC” – Controle adaptativo de velocidade e distância
- “Keyless” – sistema de alarme antifurto com comando remoto
- 6 alto falantes (dois a mais do que o Sense)
- Descanso de braço dianteiro central com porta objetos
- Indicador de perda de pressão de pneus
- Sistema de frenagem automática pós-colisão
- Logotipo “TSI” na traseira
- Luz de neblina traseira unilateral
- Luz de marcha à ré ambos os lados
- Luzes de leitura dianteira e traseiras (só dianteiras no Sense)
- Pacote acústico padrão (manta acústica no cofre do motor)
- Rack de teto longitudinal na cor preta
- Rodas de liga leve 16″ (aço no Sense) com pneus 205/60 R16
- Saída de ar no banco traseiro
- Novo volante multifuncional revestido em “couro” sintético com paddle-shift
- 3 primeiras revisões “grátis” (incluindo mão de obra e peças de troca obrigatória – veja mais baixo)
O que vale a pena?
Dos 15 itens listados acima, o mais relevante no 200 TSI é o controle adaptativo de velocidade e distância (ACC). Segurança extra nunca é demais. E ter saída de ar para os passageiros de trás ajuda muito no conforto.
Agora avalie: a versão 200 TSI vale R$ 32.500 a mais do que a Sense? Reflita um pouco.
Cores
No 200 TSI, o cliente também pode escolher entre seis opções de cores: vermelho, azul, cinza, prata, preto e branco – as três últimas são as únicas disponíveis para o Sense, que fica praticamente monocromático.

Revisões
As revisões “padrão” da linha T-Cross acontecem a cada 10.000 km ou um ano, o que acontecer primeiro. Os preços são:
Volkswagen T-Cross Sense 2025
- 1ª revisão – 10.000 km ou 1 ano – R$ 786,13
- 2ª revisão – 20.000 km ou 2 anos – R$ 886,51
- 3ª revisão – 30.000 km ou 3 anos – R$ 776,41
- 4ª revisão – 40.000 km ou 4 anos – R$ 1.673,57
- 5ª revisão – 50.000 km ou 5 anos – R$ 776,41
- 6ª revisão – 60.000 km ou 6 anos – R$ 886,51
- Total – R$ 5.785,54
Volkswagen T-Cross 200 TSI 2025
- 1ª revisão – 10.000 km ou 1 ano – Gratuita
- 2ª revisão – 20.000 km ou 2 anos – Gratuita
- 3ª revisão – 30.000 km ou 3 anos – Gratuita
- 4ª revisão – 40.000 km ou 4 anos – R$ 1.673,57
- 5ª revisão – 50.000 km ou 5 anos – R$ 776,41
- 6ª revisão – 60.000 km ou 6 anos – R$ 886,51
- Total – R$ 3.336,49
Consulta de valores das revisões feito no dia 09/03/2025.

Pegadinha?
Mas os preços acima, aparentemente, valem apenas para as revisões “padrão”. Isso porque, conforme antecipou a Autoesporte, existe uma lista de itens considerados pela Volkswagen como “substituição necessária” a cada revisão.
Confira o que diz o site da marca, os itens com substituição “necessária” em questão e seus preços (em 09/03/2025):
Itens de substituição necessária conforme quilometragem ou tempo
Os itens abaixo devem ser substituídos necessariamente conforme tempo de uso ou quilometragem para manter o perfeito funcionamento e a garantia do seu Volkswagen. Selecione os itens conforme sua necessidade.
- 1ª revisão: Filtro de poeira e pólen (R$ 115,23) + Filtro de ar (R$ 111,22) + Filtro de ar do reservatório de carvão ativado (R$ 184,90) = R$ 411,35
- 2ª revisão: Filtro de poeira e pólen (R$ 115,23) + Filtro de ar (R$ 111,22) + Filtro de ar do reservatório de carvão ativado (R$ 184,90) + Fluído de freio (R$ 302,20) = R$ 713,55
- 3ª revisão: Filtro de poeira e pólen (R$ 115,23) + Filtro de ar (R$ 111,22) + Filtro de ar do reservatório de carvão ativado (R$ 184,90) = R$ 411,35
- 4ª revisão: Filtro de poeira e pólen (R$ 115,23) + Filtro de ar (R$ 111,22) + Filtro de ar do reservatório de carvão ativado (R$ 184,90) + Fluído de freio (R$ 302,20) = R$ 713,55
- 5ª revisão: Filtro de poeira e pólen (R$ 115,23) + Filtro de ar (R$ 111,22) + Filtro de ar do reservatório de carvão ativado (R$ 184,90) + Correias dentadas (R$ 2.342,54) + Correia Poly-V (R$ 142,15) = R$ 3.198,54
- 6ª revisão: Filtro de poeira e pólen (R$ 115,23) + Filtro de ar (R$ 111,22) + Filtro de ar do reservatório de carvão ativado (R$ 184,90) + Fluído de freio (R$ 302,20) + Correia Poly-V (R$ 142,15) = R$ 855,70

Preço somado das revisões – Volkswagen T-Cross Sense 2025
A partir disso, somei o valor das revisões “padrão” com os itens de substituição “necessária” a cada revisão, criando o que chamei, simbolicamente, de revisão “completa”:
- 1ª revisão “completa” – 10.000 km ou 1 ano – R$ 1.197,48
- 2ª revisão “completa” – 20.000 km ou 2 anos – R$ 1.600,06
- 3ª revisão “completa” – 30.000 km ou 3 anos – R$ 1.187,76
- 4ª revisão “completa” – 40.000 km ou 4 anos – R$ 2.387,12
- 5ª revisão “completa” – 50.000 km ou 5 anos – R$ 3.974,65
- 6ª revisão “completa” – 60.000 km ou 6 anos – R$ 1.742,21
- Total “completo” – R$ 12.089,28
Preço somado das revisões – Volkswagen T-Cross 200 TSI 2025
- 1ª revisão “completa” – 10.000 km ou 1 ano – R$ 411,35
- 2ª revisão “completa” – 20.000 km ou 2 anos – R$ 713,55
- 3ª revisão “completa” – 30.000 km ou 3 anos – R$ 411,35
- 4ª revisão “completa” – 40.000 km ou 4 anos – R$ 2.387,12
- 5ª revisão “completa” – 50.000 km ou 5 anos – R$ 3.974,65
- 6ª revisão “completa” – 60.000 km ou 6 anos – R$ 1.742,21
- Total “completo” – R$ 9.640,23
O que diz a Volkswagen
Consultei a Volkswagen sobre os itens de substituição “necessária” e a resposta foi a seguinte:
A respeito das revisões, para manter a garantia, é necessário substituir apenas os itens padrão. Os itens marcados como “Itens de substituição necessária conforme quilometragem ou tempo” são avaliados pela concessionária para entender a necessidade de troca. Isso pode variar de acordo com região, tipo de uso, estado do veículo no momento da revisão, etc. Caso algum item precise ser trocar fora da revisão padrão, o cliente é avisado e alertado. Nesse caso, ele é cobrado pelo item substituído.
Análise
Fato é que as revisões da linha T-Cross 2025 poderiam ser bem mais em conta até 60.000 km. No caso da versão Sense, os valores são comparáveis aos de picapes médias, quando incluímos os itens de substituição “necessária”.
Mesmo com a “gratuidade” das três primeiras na 200 TSI, as três seguintes não são baratas. Isso acaba, definitivamente, espantando o proprietário do veículo das concessionárias da marca.
Para efeitos comparativos, as seis primeiras revisões do Nissan Kicks 1.6 CVT e do Hyundai Creta 1.0 turboflex AT custam, respetivamente, R$ 4.752 e R$ 4.995,38, de acordo com consulta feita em 09/03/2025 nos sites de cada fabricante.

2025: Volkswagen T-Cross Sense x Volkswagen T-Cross 200 TSI
Depois de analisar e de refletir, ficou ainda mais claro que a versão Sense compensa muito mais, como citei no início. Ser mais equipada e com revisões menos caras não compensou o abismo de R$ 32.500 de diferença da versão 200 TSI.
Para os donos da Sense 2025, fica a sugestão de cotar as revisões fora da concessionária quando a garantia terminar.
Resultado: Volkswagen T-Cross Sense 2025 1 x 0 Volkswagen T-Cross 200 TSI 2025
Volkswagen T-Cross Sense 2025 e 200 TSI 2025
- Motor: 1.0 12V turboflex
- Potência: 116/128 cv (g/e) a 5.500 rpm
- Torque: 20,4 mkgf (g/e) entre 2.000 e 3.500 rpm
- Comprimento: 4,218 m
- Largura: 1,760 m (1,977 m com espelhos)
- Altura: 1,571 m
- Entre-eixos: 2,651 m
- Porta-malas: 373/420 litros
- Tanque: 49 litros
- Peso: 1.259 kg
- Consumo (Inmetro): cidade – 8,1 km/l (etanol) e 11,9 km/l (gasolina) / estrada – 9,8 km/l (etanol) e 14,1 km/l (gasolina)

Visual
Eu não enlouqueci ao comparar as duas versões considerando que o design delas é praticamente idêntico. E é exatamente o “praticamente” que faz a diferença. Lembrando que “Visual” é um aspecto subjetivo da análise e não vale nota aqui.
Nesse ponto, por mais que eu prefira o carro sem rack no teto, a versão 200 TSI agrada mais. Ela tem rodas (de liga leve) menos feias do que as (de aço) da Sense, maçanetas na cor da carroceria, mais opções de cor e, especialmente, a régua iluminada na traseira, que conecta as duas lanternas (a régua não acende na Sense).
Para o SUVW Sense 2025, fica a sugestão dele ganhar em 2026, pelo menos, uma calota menos “Gol” e mais “T-Cross”.

Resumo da obra
O Volkswagen T-Cross Sense 2025 é uma compra muito mais racional e acertada do que a versão 200 TSI. Custa muito, mas muito menos e oferece o mesmo conjunto mecânico, desempenho, consumo e espaço. Sua lista de itens de série é boa, embora pudesse entregar um pouco mais em termos de segurança, considerando que estamos em 2025.
Melhor do Brasil?
O T-Cross Sense é uma das melhores compras do Brasil hoje! Dentro de “casa”, é uma versão bem atraente até para quem pensa em comprar o (caro) Nivus ou, a partir de junho, o novo Tera.
Em relação ao T-Cross 200 TSI 2025, a relação custo/benefício, definitivamente, não está a seu favor. Essa versão precisa ser revista para voltar a ficar atraente.
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T-Cross Sense 2025 será o meu próximo carro! Compro nas próximas duas semanas!
T-Cross 200 TSI n deveria existir… versão comfortline deveria custar o que custa o 200 e a highline o que pedem pela comfortline hoje. E a highline deveria ser vendida com dois motores. E tenho dito!
renato concordo com tudo q vc falou – especialmente o final:
Em relação ao T-Cross 200 TSI 2025, a relação custo/benefício, definitivamente, não está a seu favor. Essa versão precisa ser revista para voltar a ficar atraente.
tenho uma T-Cross 200 2025 e o carro é ótimo. a distância dela com a sense era muito maior e compensava até o ano passado. agora já n vale +…