
Demorou até demais, mas antes tarde do que nunca! Finalmente a Audi resolveu padronizar os nomes dos seus carros no mundo! Eu e milhares de pessoas agradecemos muito por isso!
Mudanças
A partir de agora, a nomenclatura representará o tamanho e o posicionamento de cada modelo globalmente de maneira unificada e transparente. A distinção anterior entre veículos elétricos e modelos com motores a combustão, de acordo com o seu número, já não se aplica.
O que diz a Audi
“Esta decisão é o resultado de intensas discussões e também segue os desejos dos nossos clientes, bem como o feedback dos nossos concessionários internacionais. A nossa nomenclatura permite agora a todos os clientes do mundo inteiro uma orientação intuitiva do nosso portfólio. Escolhemos os nomes dos nossos modelos de forma a revelar a dimensão e o posicionamento à primeira vista”, disse Marco Schubert, Membro do Conselho de Administração para Vendas e Marketing da Audi AG.
Letras e números
A partir de agora, a designação alfanumérica global do modelo será composta por uma ou mais letras e um número.
- As letras A e Q continuam a significar a distinção entre veículos de suspensão baixa e veículos de suspensão alta.
- Os números – atualmente de um a oito – permitem uma classificação clara, independentemente do tipo de propulsor.
Consequentemente, a anterior distinção entre diferentes tecnologias de propulsão e tração, de acordo com números de modelo pares e desiguais, já não se aplica.

Elétricos
Graças à orientação de acordo com o tamanho e o posicionamento, os modelos totalmente elétricos podem partilhar da mesma combinação de letras e números com os veículos com motor a combustão.
A diferenciação necessária entre modelos e variantes no portfólio é feita utilizando o estilo da carroçaria (por exemplo, Avant, Sedan ou Sportback) e o código do grupo propulsor – já estabelecido – por exemplo, e-tron, TFSI e, TFSI ou TDI.
A6
O primeiro novo modelo a utilizar esta nomenclatura será o Audi A6 equipado com motor a combustão. O veículo representa a longa história da marca no segmento de tamanho médio e será revelado globalmente agora no dia 4 de março.
Graças ao código do grupo propulsor, o A6 Avant TFSI, por exemplo, será claramente diferenciada do A6 Avant e-tron. Não estão previstas alterações retroativas de nome relativamente aos modelos já à venda.

Belo Horizonte
Enquanto isso, na capital mineira, os amigos da Audi Belo Horizonte, concessionária do Grupo Carbel, apresentaram, no último dia 6, algumas novidades para o público. Entre os modelos expostos estavam três versões do Audi A3 Sedan, os SUVs Q7 e Q8, além do elétrico Q6 e-tron.
“Apresentamos a Minas Gerais um portfólio que reforça o compromisso da Audi com sofisticação e tecnologia de ponta. Desde o renovado Audi A3 Sedan até os SUVs customizados Q7 e Q8, cada modelo entrega o máximo em luxo, conforto e desempenho para nossos clientes. E claro, o Audi Q6 e-tron, que inaugura uma nova era de mobilidade elétrica, com tecnologia avançada, alta autonomia e uma experiência de condução excepcional”, explica o CEO do Grupo Carbel, Pedro Pentagna Guimarães.
Q7, Q8 e Q6
Q7 e Q8 chamam a atenção pelo design imponente (e com propostas distintas entre eles) e recursos avançados. Já o Q6 e-tron representa, digamos, “o futuro da mobilidade elétrica da Audi”.
“O Audi Q6 e-tron inaugura uma nova linha de produtos da marca, trazendo um nível de tecnologia e autonomia que eleva a experiência de condução a um novo patamar”, destacou Thiago Maia, diretor da Audi Belo Horizonte.
Fotos: Ísis Medeiros/Grupo Carbel/Divulgação
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem