
A Chevrolet acertou a mão! A nova S10 mudou na medida certa e no que interessa, se mantendo bastante competitivo no segmento no Brasil.
História
Primeira picape média fabricada no Brasil, desde fevereiro de 1995, foi superada pela Toyota em 2016. Desde então esta tornou-se inabalável entre as tradicionais com porte em torno de 5,5 m de comprimento e suspensão traseira com eixo rígido. Uma Ranger inteiramente nova desde 2023 também acabou por ultrapassar a pioneira, que só recebeu atualizações a partir de maio de 2024.
Não é nova geração
O modelo Chevrolet ganhou vários aperfeiçoamentos, sem marcar nova geração, porém com mudanças substanciais pincipalmente de estilo e boa evolução no trem de força.
A frente totalmente reformulada, seu grande trunfo, destaca-se por faróis delgados e grade de maiores dimensões. Nova tampa da caçamba e lanternas traseiras com assinatura noturna de LED também demonstram as diferenças.
Bitolas dianteira e traseira alargadas por meio de rodas com maior off-set, molas e amortecedores recalibrados, novos bancos, coluna de direção reposicionada e novo volante agora também regulável em distância completam as mudanças.

Novo câmbio e mais força
Agora há nova caixa de câmbio automática de oito marchas; motor ganhou 7 cv (207 cv) e 1 kgfm (52 kgfm). Parece pouco, mas este é um ponto de destaque porque as respostas melhoraram nitidamente, além das duas marchas adicionais diminuírem o nível de ruído.
S10 é menos ruidosa que a Hilux, contudo perde para a Ranger que tem 10 marchas. Também é visivelmente mais rápida que a líder de mercado e perde por pouco frente à picape da Ford, bem mais potente, porém com massa 209 kg maior.
Suspensão e direção
A nova calibragem das suspensões absorve melhor os impactos dentro e fora de estrada, apesar dos pneus todo terreno serem um pouco ruidosos no asfalto. A direção elétrica facilitou as manobras e se adapta bem em velocidade mais elevadas.
Coluna Fernando Calmon (antes Alta Roda) aborda temas de variado interesse na área automobilística: comportamento, mercado, avaliações de veículos, segredos, técnica, segurança, legislação, tecnologia e economia. A coluna semanal é reproduzida em mais de 80 sites, portais, jornais e revistas brasileiros. Começou em 1º de maio de 1999.
ESSA COLUNA NÃO REFLETE NECESSARIAMENTE O QUE PENSA O BLOGUEIRO.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem