Finalmente os Chevrolet Tracker e Montana foram atualizados em termos mecânicos. Graças à injeção direta de combustível, ambos ficaram mais eficientes!
Já disponíveis
Segundo a marca, a atualização eleva o torque em até 15% e reduz o consumo de combustível em até 9% – embora o consumo com etanol tenha piorado em 2,5% na picape. Tudo isso com menor índice de emissões.
As mudanças já estão em vigor e fazem parte do correto programa de controle de poluentes do Governo Federal, que estipula novos limites para gases de escapamento, partículas e ruído, bem como requisitos de durabilidade, sistemas de diagnóstico de bordo e testes em uso, entre outras disposições.
Chevrolet Tracker 1.0 turbo
Sempre associados ao câmbio automático de seis marchas, os motores do Tracker passam a contar com injeção direta de combustível e atualizações de software.
Com isso, o 1.0 turbo subiu de 116 cv para 117 cv com gasolina e para 121 cv com etanol – mesma potência de um ícone dos anos 1990, o Kadett GSi.
O torque teve uma elevação mais expressiva. Subiu de 16,3 mkgf com gasolina para 18,3 mkgf e de 16,8 mkgf com etanol para 18,9 mkgf.
Chevrolet Tracker 1.2 turbo
Já o 1.2 turbo foi de 132 cv com o combustível fóssil para 139 cv. Com o derivado da cana de açúcar e do milho, subiu de 133 cv para 141 cv, potência.
O torque saiu de 19,4 mkgf com gasolina e foi para 22,4 mkgf (o mesmo do Renault Kardian 1.0 turbo). Com etanol, subiu de 21,4 mkgf para 22,9 mkgf.
Chevrolet Montana
O motor 1.2 turbo da picape Montana tem os mesmos números citados logo acima. A picape, porém, é ofertada com transmissão automática ou manual.
“O segmento de SUVs e picapes atrai cada vez mais consumidores, inclusive pela evolução da performance desses tipos de veículo. Em função do trabalho que fizemos para a injeção de combustível e rendimento, o salto do motor 1.2 é maior, beneficiando tanto o Tracker quanto a Montana”, explica Rafael Fernández, engenheiro chefe de Powertrain da General Motors.
Motor 1.0 turbo | ||||||
Combustível | Potência | Torque | ||||
De | Para | Variação | De | Para | Variação | |
Gasolina | 116 cv | 117 cv | +1,2% | 16,3 mkgf | 18,3 mkgf | +12,3% |
Etanol | 116 cv | 121 cv | +4,7% | 16,8 mkgf | 18,9 mkgf | +12,5% |
Motor 1.2 turbo | ||||||
Combustível | Potência | Torque | ||||
De | Para | Variação | De | Para | Variação | |
Gasolina | 132 cv | 139 cv | +5,1% | 19,4 mkgf | 22,4 mkgf | +15,4% |
Etanol | 133 cv | 141 cv | +6,3% | 21,4 mkgf | 22,9 mkgf | +7% |
Consumo
Veja o comparativo da média de consumo dos Chevrolet Tracker e Montana.
Consumo Chevrolet Tracker
Sem surpresa para o SUV. Melhora importante, especialmente para o motor 1.2.
Consumo Chevrolet Tracker – GASOLINA | ||||||
Motor | Cidade | Estrada | ||||
De | Para | Variação | De | Para | Variação | |
1.0 turbo | 11,2 km/l | 11,6 km/l | 3,6% | 13,6 km/l | 13,7 km/l | 1% |
1.2 turbo | 10,4 km/l | 11,2 km/l | 7,7% | 13,2 km/l | 14,1 km/l | 6,9% |
Consumo Chevrolet Tracker – ETANOL | ||||||
Motor | Cidade | Estrada | ||||
De | Para | Variação | De | Para | Variação | |
1.0 turbo | 7,8 km/l | 8 km/l | 2,6% | 9,6 km/l | 9,8 km/l | 2,1% |
1.2 turbo | 7,2 km/l | 7,7 km/l | 7% | 9,2 km/l | 10 km/l | 9% |
Consumo Chevrolet Montana
Se o irmão melhorou o consumo com o motor 1.2, aqui, na picape, a decepção apareceu na cidade, tanto com gasolina, quanto com etanol.
Consumo Chevrolet Montana – GASOLINA | ||||||
Motor | Cidade | Estrada | ||||
De | Para | Variação | De | Para | Variação | |
1.0 turbo | 12 km/l | 12,3 km/l | 2,5% | 13,6 km/l | 13,7 km/l | 0,8% |
1.2 turbo | 11,1 km/l | 11 km/l | -0,8% | 13,3 km/l | 13,5 km/l | 1,5% |
Consumo Chevrolet Montana – ETANOL | ||||||
Motor | Cidade | Estrada | ||||
De | Para | Variação | De | Para | Variação | |
1.0 turbo | 8,3 km/l | 8,4 km/l | 1,2% | 9,6 km/l | 9,7 km/l | 1,1% |
1.2 turbo | 7,7 km/l | 7,5 km/l | -2,5% | 9,3 km/l | 9,7 km/l | 4,3% |
Resumo da obra
A evolução foi extremamente bem-vinda em todos os sentidos. Modelos bebem menos, poluem menos e andam mais. Todo mundo ganha, até quem irá gastar mais combustível com a Montana 1.2 na cidade.
Fica a expectativa dos preços dos modelos ficarem inalterados com a novidade e, também, da atualização do propulsor 1.0 turbo da linha Onix.
Sobre o De 0 a 100 testar carros da GM, vou continuar tentando! Por favor, me ajudem pedindo na lista de metas de vocês em 2025!
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Tracker agora ficou fino!
Foi uma evolução bacana!
falta só a montana conseguir puxar alguma coisa! seria uma pickup justa de apoio para a minha 2500
Só colocar o que você precisa na caçamba da Montana e puxar o que for necessário com a Ram! kkkkkkkkk
queria ver o Teste do ALTO com a Montana!
Eu também! hehehehe
Uma pena que não consigo uma unidade para teste com a Chevrolet. E não consigo alugar uma unidade nesse momento por questões financeiras. Torcer para dar certo no futuro!