Graças à injeção direta, Chevrolet Tracker e Montana ficam mais eficientes

Foto dos Chevrolet Tracker e Montana com motores atualizados
Chevrolet Tracker e Montana tiveram seus motores atualizados

Finalmente os Chevrolet Tracker e Montana foram atualizados em termos mecânicos. Graças à injeção direta de combustível, ambos ficaram mais eficientes!

Já disponíveis

Segundo a marca, a atualização eleva o torque em até 15% e reduz o consumo de combustível em até 9% – embora o consumo com etanol tenha piorado em 2,5% na picape. Tudo isso com menor índice de emissões.

As mudanças já estão em vigor e fazem parte do correto programa de controle de poluentes do Governo Federal, que estipula novos limites para gases de escapamento, partículas e ruído, bem como requisitos de durabilidade, sistemas de diagnóstico de bordo e testes em uso, entre outras disposições.

Chevrolet Tracker 1.0 turbo

Sempre associados ao câmbio automático de seis marchas, os motores do Tracker passam a contar com injeção direta de combustível e atualizações de software.

Com isso, o 1.0 turbo subiu de 116 cv para 117 cv com gasolina e para 121 cv com etanol – mesma potência de um ícone dos anos 1990, o Kadett GSi.

O torque teve uma elevação mais expressiva. Subiu de 16,3 mkgf com gasolina para 18,3 mkgf e de 16,8 mkgf com etanol para 18,9 mkgf.

Foto dos Chevrolet Tracker e Montana
Chevrolet Tracker e Montana

Chevrolet Tracker 1.2 turbo

Já o 1.2 turbo foi de 132 cv com o combustível fóssil para 139 cv. Com o derivado da cana de açúcar e do milho, subiu de 133 cv para 141 cv, potência.

O torque saiu de 19,4 mkgf com gasolina e foi para 22,4 mkgf (o mesmo do Renault Kardian 1.0 turbo). Com etanol, subiu de 21,4 mkgf para 22,9 mkgf.

Chevrolet Montana

O motor 1.2 turbo da picape Montana tem os mesmos números citados logo acima. A picape, porém, é ofertada com transmissão automática ou manual.

“O segmento de SUVs e picapes atrai cada vez mais consumidores, inclusive pela evolução da performance desses tipos de veículo. Em função do trabalho que fizemos para a injeção de combustível e rendimento, o salto do motor 1.2 é maior, beneficiando tanto o Tracker quanto a Montana”, explica Rafael Fernández, engenheiro chefe de Powertrain da General Motors.

Motor 1.0 turbo
Combustível

Potência

Torque

De

ParaVariaçãoDePara

Variação

Gasolina

116 cv

117 cv+1,2%16,3 mkgf18,3 mkgf

+12,3%

Etanol

116 cv

121 cv+4,7%16,8 mkgf18,9 mkgf

+12,5%

Motor 1.2 turbo
Combustível

Potência

Torque

De

ParaVariaçãoDePara

Variação

Gasolina

132 cv

139 cv+5,1%19,4 mkgf22,4 mkgf

+15,4%

Etanol

133 cv

141 cv+6,3%21,4 mkgf22,9 mkgf

+7%

Consumo

Veja o comparativo da média de consumo dos Chevrolet Tracker e Montana.

Consumo Chevrolet Tracker

Sem surpresa para o SUV. Melhora importante, especialmente para o motor 1.2.

Consumo Chevrolet Tracker – GASOLINA
Motor

Cidade

Estrada

De

ParaVariaçãoDePara

Variação

1.0 turbo

11,2 km/l

11,6 km/l3,6%13,6 km/l13,7 km/l

1%

1.2 turbo

10,4 km/l

11,2 km/l7,7%13,2 km/l14,1 km/l

6,9%

Consumo Chevrolet Tracker – ETANOL
Motor

Cidade

Estrada

De

ParaVariaçãoDePara

Variação

1.0 turbo

7,8 km/l

8 km/l2,6%9,6 km/l9,8 km/l

2,1%

1.2 turbo

7,2 km/l

7,7 km/l7%9,2 km/l10 km/l

9%

Consumo Chevrolet Montana

Se o irmão melhorou o consumo com o motor 1.2, aqui, na picape, a decepção apareceu na cidade, tanto com gasolina, quanto com etanol.

Consumo Chevrolet Montana – GASOLINA
Motor

Cidade

Estrada

De

ParaVariaçãoDePara

Variação

1.0 turbo

12 km/l

12,3 km/l2,5%13,6 km/l13,7 km/l

0,8%

1.2 turbo

11,1 km/l

11 km/l-0,8%13,3 km/l13,5 km/l

1,5%

Consumo Chevrolet Montana – ETANOL
Motor

Cidade

Estrada

De

ParaVariaçãoDePara

Variação

1.0 turbo

8,3 km/l

8,4 km/l1,2%9,6 km/l9,7 km/l

1,1%

1.2 turbo

7,7 km/l

7,5 km/l-2,5%9,3 km/l9,7 km/l

4,3%

Resumo da obra

A evolução foi extremamente bem-vinda em todos os sentidos. Modelos bebem menos, poluem menos e andam mais. Todo mundo ganha, até quem irá gastar mais combustível com a Montana 1.2 na cidade.

Fica a expectativa dos preços dos modelos ficarem inalterados com a novidade e, também, da atualização do propulsor 1.0 turbo da linha Onix.

Sobre o De 0 a 100 testar carros da GM, vou continuar tentando! Por favor, me ajudem pedindo na lista de metas de vocês em 2025!

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