Impressões: Volkswagen Polo GTS resgata clássico modo de dirigir com alma

Volkswagen Polo GTS
Volkswagen Polo GTS

Refinamento do Volkswagen Polo GTS é parte do sucesso do hatch que assumiu e manteve a liderança neste segmento (21% do total do mercado) que só perde em importância para os SUVs compactos (25%). Esta versão tem preço de R$ 153.790, realmente salgado, e se torna um limitador em suas vendas para algo em torno de 5% da linha.

Motor turbo

Para começar, o motor 1.4 1.6V turbo flex, de quatro cilindros, desenvolve 150 cv e 25,5 kgfm (com gasolina, etanol ou com a mistura de ambos os combustíveis) é suficiente para fazer o modelo ser acelerado de 0 a 100 km/h em 8,3 s. É o desempenho mais rápido entre os hatches no Brasil.

Foto do Volkswagen Polo GTS turbo
Volkswagen Polo GTS tem motor 1.4 turbo

Câmbio automático

A transmissão é a automática epicíclica de seis marchas, com trocas por borboletas atrás do volante. O câmbio manual foi descartado e reflete os tempos atuais. A aceleração não chega a colar as costas no banco. Porém, garante uma diferenciação frente aos outros hatches concorrentes disponíveis por aqui.

Ronco

Instigante mesmo, é o ronco do motor! Esse chamou mesmo a atenção e faz muita diferença na condução (e diversão).

Foto do painel do Volkswagen Polo GTS
Painel do Polo GTS

Suspensão e rodagem

As suspensões mais firmes com molas, amortecedores e barra antirrolagem específicas para esta versão dão conta do recado, sem que chegue a incomodar quanto ao conforto de marcha. Necessário ter algum cuidado adicional com buracos em razão dos pneus de perfil baixo 205/45 R18. Velocidade máxima declarada de 205 km/h.

Por Fernando Calmon, com apoio de Renato Parizzi

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *