Híbridas à diesel? Foton Tunland V7 e V9 chegam da China em breve no mercado brasileiro
A chinesa Foton lança duas picapes importadas de cabine dupla e porte médio-grande, V7 e V9. Ambas têm desenho moderno e dimensões entre Ranger e F-150. V7 tem 5,617 m de comprimento; 2,000 m de largura; 1,910 m de altura e 3,355 m de entre-eixos. V9 é igual, só que mais alta (1,95 m) e larga (2,09 m). Ambas têm capacidade de carga de 1.000 kg.
V7 e V9
A V7 traz suspensão traseira por eixo rígido com molas semielípticas e está vocacionada para trabalho ou uso fora de estrada, enquanto na V9 é do tipo McPherson e molas helicoidais para rodagem um pouco mais suave. O espaço interno é bem generoso. A tela multimídia tem 14,6″ e a do quadro de instrumentos, 12,5″.
Desempenho fraco
O ponto fraco da Tunland é o motor turbodiesel de quatro cilindros, com sistema micro-híbrido, 2.0, 175 cv e apenas 45,9 kgfm. A caixa de câmbio automática tem oito marchas.
A fabricante declarou aceleração de 0 a 100 km/h em 8,8 s, mas bastou um pequeno percurso de avaliação para ter certeza de um erro grave de informação. Um simples cronógrafo constataria que este tempo deve subir para mais de 14 s e deixa muito a desejar.
De acordo com a Foton, que venderá as picapes nas suas concessionárias de caminhão (cerca de 40 casas hoje), o motor elétrico funciona para auxiliar o motor a combustão interna, reduzindo o consumo de diesel.
Equipamentos
Estre os itens de série, Foton Tunland V7 e V9 contam com o tivial para o século 21, com destaque para:
- seis airbags
- freios com assistência ABS e EBD
- controle de estabilidade e tração
- sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
- câmera de ré de alta resolução
- sensores de estacionamento
- faróis em LED
- painel de instrumentos digital
- central multimídia com tela de 14.6″
- sistema de som premium
- volante multifuncional
- ar-condicionado automático de duas zonas
- bancos revestidos em “couro” – dianteiros com ajustes elétricos
- Exclusivo da Tunland V9: teto solar panorâmico.
Preço estimado
Vendas começam em novembro deste ano e o preço estimado parte de R$ 250.000.
A garantia das picapes V7 e V9 será de três anos ou 100 mil quilômetros rodados (o que ocorrer primeiro).
Por Fernando Calmon, com apoio de Renato Parizzi
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem