Novo Renault Kardian promete! Mas ele vai além de um Sandero Stepway high-tech?

Foto do Renault Kardian
Novo Renault Kardian

O novo Renault Kardian marca a o início de uma nova era da marca no Brasil e em boa parte do mundo. A expectativa é grande! Mas será que a novidade não passa de um Stepway high-tech?

“Renaulution” e “Renovation”

O lançamento do novo Kardian marca mais uma etapa no plano estratégico “Renaulution”, com o início da fase “Renovation” nos mercados internacionais da Renault. Ele inaugura o investimento previsto de 3 bilhões de euros para o desenvolvimento e lançamento de uma futura gama de oito veículos (incluindo uma van e uma picape média) – 1/3 deles elétrico e ou híbrido.

O inédito modelo será produzido na planta de São José dos Pinhais (Paraná), ao lado de Curitiba, e estará disponível inicialmente na América Latina em 2024. Num segundo momento, ele será fabricado em Casablanca, no Marrocos.

“Com o Renault Brand International Game Plan 2027, temos a ambição de transformar a marca Renault em todo o mundo e assumimos o firme compromisso de criar valor para os nossos clientes. O Novo Kardian é o primeiro dos oito modelos que vamos lançar até 2027. Ele representa perfeitamente este plano no segmento B, preparando o terreno para uma ofensiva mais ampla nos segmentos C & D”, disse Fabrice Cambolive, CEO da marca Renault.

Foto da lateral do novo Kardian, que usa nova plataforma da Renault
Lateral do novo Kardian: modelo usa nova plataforma da Renault

Nova plataforma

Compacto e urbano, o Kardian está no segmento B e brigará com Volkswagen Nivus e Fiat Pulse. Ele inaugura uma nova plataforma modular do Renault Group, que vai permitir desenvolver uma grande diversidade de modelos para vários mercados fora da Europa – em especial América Latina, Norte da África – Turquia, Índia e Coreia do Sul.

A plataforma permitirá oferecer carrocerias e visuais bastante diferentes, com comprimentos de veículos entre 4 m e 5 m, quatro opções de entre eixos (de 2,60m a 3m), três comprimentos para o módulo traseiro, trações 4×2 e 4×4, além de força motriz à combustão, híbrida e elétrica.

O Novo Renault Kardian é o primeiro veículo – e também o mais compacto – a se beneficiar desta nova plataforma modular. A Renault mostrou o carro-conceito ZH1312, a picape média Niágara, que usa esta plataforma.

Foto da traseira do Renault Kardian
Traseira do Renault Kardian

Motor turboflex

Debaixo do capô, o pequeno SUV será equipado com o novíssimo motor 1.0 12V turbo, de três cilindros, que entrega 125 cv de potência e 22,4 mkgf (220 Nm) de torque, com injeção direta de gasolina e/ou etanol e sistema Stop & Start.

São três modos de condução: Eco, Sport e MySense.

Câmbio de dupla embreagem

O conjunto é associado a um câmbio automático de seis marchas, com dupla embreagem EDC (DW23). Este sistema agiliza a troca das marchas sem interrupção no torque graças ao trabalho simultâneo das duas embreagens. Esta transmissão conta com a tecnologia de dupla embreagem úmida, tecnologia que otimiza o resfriamento das embreagens e aumenta a vida útil – tapa de luva na Volkswagen.

A alavanca de marchas é do tipo “e-shifter” (sem cabo mecânico), acionada por meio de um simples toque na manopla de comando. O formato de joystick é inspirado no universo dos videogames.

As marchas também podem ser trocadas manualmente comandos do tipo borboleta, localizado atrás do volante. Como já acontece em vários outros carros vendidos no Brasil, o novo Renault tem freio de estacionamento elétrico.

Foto do interior, mostrando o painel e o câmbio do novo Renault Kardian
Interior, mostrando o painel e o câmbio e-shifter do novo Renault Kardian

Novidades visuais

Primeiro veículo a exibir a nova identidade da Renault fora da Europa, o Kardian mistura linhas “esculpidas” e formas mais arredondadas, respeitando as referências da nova identidade visual da marca.

Como normalmente acontece, o que mais chama a atenção no novo carro é a dianteira. Baseada no formato de losango, a grade frontal exibe desenhos em formato de “diamante”, feito com vários pequenos losangos com efeito 3D, cujos reflexos são acentuados pela cor preta com acabamento Black Piano na parte de trás. A logo “Nouvel’R” da marca Renault, presente pela primeira vez em um modelo do mercado internacional, recebe destaque no centro desta moldura.

Faróis e lanternas

Parte integrante da nova identidade de marca da Renault, a assinatura luminosa do Kardian apresenta dois módulos de cada lado, na frente – como no Kwid.

O superior apresenta uma faixa estreita com os faróis de rodagem diurna (DRL) e os piscas – todos de LED. O inferior conta também com faróis “full LED”.

A traseira chama a atenção pelas lanternas, em formato de C. O pequeno modelo tem bonitas rodas de alumínio de 17”, ruins para o nosso solo lunar.

Foto das barras no teto do Renault Kardian
Barras no teto do Renault Kardian

Barras no teto

Algo interessante é que o novo Renault é equipado com barras de teto montadas no sentido longitudinal, mas que podem ser transformadas em barras transversais.

Com o auxílio de uma ferramenta específica, a mudança da posição se torna uma tarefa bastante simples. Estas barras podem suportar até 80 kg de carga e são apresentadas em um tom de cinza prateado, a mesma cor dos protetores dianteiro e traseiro do cárter.

Espero que elas possam ser retiradas (viva o Captur que não tem barras) ou, pelo menos, (vendidas como opcionais) pintadas na mesma cor do teto.

Resumo visual

O Kardian será comercializado em cinco tons de carroceria: branco Glacier, cinza Etoile, cinza Cassiopée, preto Nacré e a inédita cor laranja Energie, com teto preto em dois tons.

Segundo a marca, “os traços característicos dos SUVs são identificados nas barras de teto, no capô horizontal ‘esculpido’, no para-choque reforçado pelos protetores de cárter pintados, no teto recurvado, no vidro traseiro inclinado e nos ombros mais marcados”.

No geral, gostei do que vi. Senti falta de um pouco mais de ousadia, mas o Kardian é bonito e deve agradar à maioria das pessoas.

Foto do banco traseiro do Renault Kardian
Banco traseiro do Renault Kardian

Espaçoso?

Olhando pelas fotos, fiquei com uma sensação curioso: ele parece grande e pequeno ao mesmo tempo. Muito por conta do comprimento de 4,12m e do entre eixos de 2,60 m.

Renault

Kardian

Sandero Stepway

Comprimento

4,119 m

4,070 m

Largura

1,773 m (2,025 m com espelhos)

1,730 m

Altura

1,544 m (1,595 m com barras no teto)

1,630 m (com barras)

Entre-eixos

2,604 m

2,590 m

Porta-malas

358 l

320 l

Ângulo de ataque

20º

19º

Ângulo de saída

36º

19º

Ainda não conheço o Kardian pessoalmente, infelizmente. Espero que esse encontro aconteça o quanto antes. Até lá, só posso especular sobre a minha análise de espaço interno. Levando em consideração o trabalho feito com o Sandero (veja acima), tenho boas perspectivas em relação ao novo Renault.

Porta-objetos e USBs

A Renault promete um interior com materiais de melhor qualidade. O console mais alto tem capacidade de 8 litros para a armazenagem de objetos, integrando um apoio de braço e quatro entradas USB (duas na frente e duas para os passageiros traseiros). Ele também oferece sistema de recarga por indução sem fio.

No total, o Kardian conta com mais de 26 litros de espaços de armazenagem, oferecendo o maior volume neste quesito no segmento B no Brasil, de acordo com a marca,

Foto dos bancos dianteiros do Renault Kardian
Bancos dianteiros do Kardian: Renault prometeu conforto

Painel e luzes de ambiente

A novidade franco brasileira terá painel de instrumentos com tela digital de 7”. A central multimídia de 8”, compatível com Android Auto e Apple CarPlay via conexão com ou sem fio, oferece oito opções de cores para o fundo da tela. Ela se harmoniza com as lâmpadas de LED presentes nos painéis das portas dianteiras. O ambiente luminoso escolhido também é replicado na tela multimídia.

Segurança

Novos itens de segurança também foram adicionados no Kardian.

  • Seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina)
  • Estrutura da carroceria reforçada para reduzir o impacto dos choques no caso de uma colisão.
  • Alerta de ponto cego
  • Câmera multivisão
  • Cruise control adaptativo (ACC)
  • Alerta de distância segura
  • Alerta de colisão frontal e frenagem ativa de emergência
  • Assistente de partida em rampa
  • Limitador de velocidade
  • Controle eletrônico de estabilidade (ESP) e tração
  • Sistema de freios (a disco na dianteira e a tambor na traseira) com ABS e EBD
Foto da dianteira do novo Renault Kardian
Dianteira do novo Renault Kardian

“O Kardian conta com todo o DNA e know-how da marca Renault, como o novo estilo do design e tecnologias inovadoras para o segmento que são ao mesmo tempo úteis, bem pensadas e agregam mais valor para os nossos clientes. Este veículo claramente fortalece e moderniza nossa gama de modelos no segmento B – começando pela América Latina e sendo posteriormente lançado em outros países, como o Marrocos”, afirmou Bruno Vanel, Vice-Presidente de Performance de Produto da marca Renault.

Preços

Considerando a sua categoria e o que oferece, o Kardian deve ficar na faixa de preço entre R$ 100.000 e R$ 140.000 quando chegar às concessionárias, em 2024.

Poderia ser mais em conta, mas a Renault fez questão de demonstrar que seu novo modelo não é mais tão espartano e simplório quando alguns veículos antigos da marca, como o Sandero.

Foto do painel do Renault Kardian
Painel do Renault Kardian

Vai além de um Sandero Stepway high-tech?

Falando nele, seria o Kardian um Sandero Stepway high-tech? Podemos tentar responder de várias formas:

  • Motor: não, o Kardian é muito mais do que o Sandero já foi, em especial a versão Stepway (que depois voou solo). Tirando o RS, o máximo que o Sandero (Stepway) conseguiria fazer para acompanhar o irmão mais novo em desempenho seria a versão 1.6 16V. Até daria alguma pressão, mas a derrota seria certa. Vale o mesmo para o consumo.
  • Visual: embora seja um aspecto subjetivo, o Kardian mostrou como o (Sandero) Stepway está ultrapassado (embora não necessariamente feio).
  • Espaço: como comentei, difícil avaliar sem entrar nos dois. Mas, analisando os números, o novo veículo tender a ser maior – com a dúvida para o espaço para a cabeça atrás. Porta-malas tem uma diferença de 38 l a favor do novato.
  • Equipamentos: Kardian dá um banho de tecnologia e segurança no irmão mais velho. Talvez esse seja o ponto de maior diferença entre eles.

Ou seja, o novo Renault Kardian é tudo que o (Sandero) Stepway tentou ser e nunca foi.

Foto da grade dianteira do novo Kardian
Grade dianteira do novo Kardian

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