Quando testei o Volkswagen Taos (segundo vídeo do post, abaixo), seu consumo de combustível foi ok na cidade (e não ganhou elogios na estrada). Mas, depois de alguns dias, resolvi avaliar com calma os três modos de direção do modelo: Normal, Econômico e Sport. E não é que ele realmente pode ser bem mais econômico?
Percurso
Para testar o consumo, criei um circuito urbano, em Belo Horizonte (MG), com cerca de 7 km de comprimento, ligando três praças: Bandeira, Papa e Alaska. Dei três voltas, uma seguida da outra, sendo uma em cada modo! Deixei o ar-condicionado ligado o tempo todo, assim como o Start&Stop, e não liguei o Cruise Control em nenhum momento.
A diferença entre o Sport (pior) e o Econômico (melhor) chegou a 1,5 km/l na cidade, com etanol no tanque! Confira no vídeo!
Diferença de consumo entre os modos de direção do Taos
Motor e câmbio
O Taos conta exclusivamente com câmbio automático de seis marchas e com o motor 1.4 16V TSI, turbo, de quatro cilindros e injeção direta de combustível, que gera 150 cv com gasolina ou etanol e 25,5 mkgf de torque (250 Nm), entre 1.500 rpm e 4.000 rpm, com qualquer combustível.
Modos de direção
Abaixo, comento um pouco sobre cada um dos três modos de direção, que, a partir de uma pré-programarão, alteram o funcionamento dos seguintes parâmetros do modelo: ar-condicionado, direção, transmissão, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e luzes.
Importante dizer que existe um quarto modo, o Individual, que permite você escolha qual dos parâmetros acima que usar. Esse foi o meu modo favorito, mas que não explorei no vídeo para focar apenas nos modos padrão do SUVW.
Teste: Volkswagen Taos Highline
1. Modo Normal
É o modo padrão do carro, que mais equilibra economia de combustível e desempenho. Na estrada, eu usaria esse modo. Mas, no meu uso urbano, deixaria o Taos apenas no Econômico.
Minha principal queixa para esse modo é a hesitação do câmbio, especialmente, quando a segunda marcha está engatada. Ele demora para trocar, o que me incomoda. Uma transmissão automática de oito marchas, oferecida em outros mercados, seria muito bem-vinda!
2. Modo Econômico
Como o próprio nome já diz, é o modo que prioriza a economia de combustível. Ar-condicionado e transmissão foram os parâmetros que mais notei diferença em relação ao modo normal.
Entre os três modos padrão, esse é o meu favorito na cidade, pois não preciso de respostas rápidas do pedal e quero sempre relaxar, gastando o mínimo de combustível que eu conseguir.
3. Modo Sport
Esse é o modo que programa o carro para ficar mais “arisco”. Ele estica as marchas com vontade e faz o possível para entregar os 150 cv e os 25,5 mkgf o mais rápido possível. Os arranques são mais fortes, mas o consumo é sacrificado.
Fica a dica de sempre usar o paddle shift nesse modo.
Teste do ALTO: Volkswagen Taos
Médias de consumo
Confira todas as médias de consumo que consegui com o modelo, sempre rodando na cidade, com etanol:
- Modo Sport: 5,4 km/l
- Modo Normal: 5,9 km/l
- Modo Econômico 1: 6,4 km/l
- Modo Econômico 2: 6,5 km/l
- Modo Econômico 3: 6,9 km/l
Na estrada, média de 8,4 km/l com o combustível derivado da cana-de-açúcar.
Resumo da obra
Como visto no (primeiro) vídeo, alterando o modo de condução você realmente consegue diminuir o consumo de combustível do Volkswagen Taos. Enquanto fiz 5,4 km/l no Sport, no Normal consegui 5,9 km/l, enquanto, no Econômico, alcancei para 6,9 km/l – sempre com etanol, na cidade.
Na próxima, quero fazer também a média do modo Individual.
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