Muito legal a campanha que estimula pessoas com síndrome de Down a tirarem CNH

Foto de uma motorista com síndrome de down tirando a CNH no Brasil - campanha da Localiza
Autoescola Xtraordinária estimula pessoas com síndrome de Down a tirarem CNH

É raro, mas acontece? Não sei se essa “máxima” é válida, mas o fato é que a Localiza, finalmente, acertou uma! E foi em cheio! A empresa, em parceria com o ótimo Instituto Mano Down, lançou uma campanha que estimula pessoas com síndrome de Down a tirarem CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Autoescola Xtraordinária

O projeto, chamado de Autoescola Xtraordinária, fomenta a inclusão social no trânsito, além de dar visibilidade ao tema e inspirar a sociedade a evoluir e se movimentar em conjunto por um mundo melhor.

A iniciativa visa também contribuir para que mais pessoas com deficiência intelectual tenham a oportunidade de se tornarem motoristas, conquistando autonomia e beneficiando a sociedade como um todo.

“Nosso papel como companhia de mobilidade e empresa cidadã é dar luz a esse tema e pavimentar caminhos para que elas tirem a habilitação. Criamos o Autoescola Xtraordinária para beneficiar esse público e, consequentemente, toda a sociedade”, afirma Daniel Linhares, diretor executivo de Gente da Localiza&Co..

O projeto

Iniciativa inédita no Brasil, o projeto nasceu dentro da Localiza e foi estruturado pelo time da Maloca73 – inhouse da Companhia. Eles identificaram que poucas pessoas com deficiência intelectual tinham carteira de habilitação, então, resolveram criar uma ação inédita e não apenas conectada com o negócio, mas fundamentalmente, inclusiva.

Apenas 2

No Brasil, segundo dados do Ministério da Infraestrutura, são mais de 78 milhões de condutores habilitados. O que poucos sabem é que há apenas duas pessoas com síndrome de Down que possuem CNH. Uma delas é a Laura Simões, que há dois anos se tornou uma das primeiras brasileiras com a síndrome habilitada.

“Propósito é algo que não inventamos, mas descobrimos. Com esse projeto, descobrimos na Localiza e nas pessoas da companhia um sentimento e um desejo enormes de atuar para fazer com que a mobilidade do futuro seja para todos”, completa Tatiana Rocha, diretora de marca da Localiza&Co.

Apoio para 30

Ao colocar o projeto em prática, a Localiza irá patrocinar 30 pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais a tirarem suas CNHs, custeando todo o processo – exames médicos e custos com legislação, aulas de direção e exame final. Em paralelo, vai trabalhar em parceria com o Instituto Mano Down para capacitar autoescolas interessadas, de todo o país, para formar novos condutores.

Perspectivas futuras

De acordo com Leonardo Gontijo, fundador e diretor do Instituto Mano Down, a campanha traz representatividade para as pessoas com deficiência intelectual e possibilita que as famílias tenham perspectivas de um futuro com mais oportunidades de autonomia e inclusão para os filhos.

“Somos uma organização social que atende a mais de 800 famílias de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais, perpassando por todo a jornada de vida. Temos uma geração inteira de pessoas que viveram na mais completa exclusão e invisibilidade social. A campanha traz o protagonismo para elas e cria oportunidades para que se desenvolvam, conquistem autonomia e espaço na sociedade”, explica.

Mais informações

Os interessados em tirar a carteira de motorista poderão se inscrever no site da Autoescola Xtraordinária.

Resumo da obra

Achei o projeto realmente muito legal! Espero que ele ajude na inclusão e autonomia dos motoristas “xtraodinários” e que eles sejam preparados, também, para enfrentar um trânsito que, infelizmente, continua caótico e violento.

E, mesmo depois de ser muito mal tratado (aqui, aquiaqui), não mudando ainda a visão que tenho da empresa (como esperado, a tentativa de aproximação que sempre sugeri nunca aconteceu), reconheço a boa iniciativa da Localiza. A questão aqui nunca foi rancor, mas sim experiência do cliente (CX).

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