A linha 2023 marcou o aniversário de 20 anos do Volkswagen Polo no Brasil. Interessante que, para a marca, o modelo “sempre foi inovador em inúmeros aspectos e revolucionou a indústria automobilística brasileira, trazendo novas referências em tecnologia na produção e no próprio produto”.
Não acho que seja tudo isso, mas o hatch definitivamente tem a sua importância, especialmente por sempre ter sido um produto de alta qualidade. Conheça alguns marcos.
O início
Em 2002, para a ocasião do lançamento do primeiro Polo, a fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) passou por um grande trabalho de modernização.
A chamada ‘Nova Anchieta’ foi equipada com as mais avançadas tecnologias e modernos processos de produção para a época, incluindo 400 robôs, solda a laser e pintura automatizada: tornava-se assim uma das mais modernas unidades do mundo para produzir o Polo, apta a produzir carros com os mesmos padrões de qualidade exigidos pelos principais mercados mundiais.
Bicombustível sem tanquinho
Desde o seu início, o modelo se caracterizava pelo excelente câmbio manual, sempre associado do motor 1.6 8V. Em 2009, a Volkswagen lançou o Polo E-Flex, primeiro modelo flex do mercado brasileiro sem o reservatório de gasolina para partida a frio.
Este modelo equipado com o sistema Flex Start inaugurou uma nova geração de veículos flexíveis no Brasil, reforçando o pioneirismo da marca no desenvolvimento da tecnologia flexfuel – lembrando que o Gol foi o primeiro carro bicombustível à venda no mercado brasileiro.
A versão E-Flex foi aposentada na linha 2012, uma vez que a tecnologia, que também contribuía para a redução da emissão de poluentes durante a partida do veículo, foi adotada por toda linha Polo.
Redução de consumo e emissões
No mesmo ano, a Volkswagen apostou no Polo BlueMotion, que tinha uma série de recursos e soluções para diminuir 15% nos níveis de consumo de combustível e de emissões de CO2, como um novo escalonamento de marchas e a reprogramação do gerenciamento da injeção eletrônica, além de mudanças significativas em partes de design do veículo, melhorando a sua aerodinâmica.
Hiato
Em 2014, a linha Polo deixou de ser fabricada no Brasil. Na época, a marca apostou no Fox e no Gol como alternativas, uma vez que ambos evoluíram bastante por causa do próprio Polo, que foi a base para a dupla.
Nova plataforma
Em 2017, o Polo foi o grande embaixador da “nova Volkswagen” e foi também o primeiro hatch compacto e o primeiro modelo fabricado no Brasil a receber a plataforma MQB-A0, com estrutura feita com cerca de 50% de aços de ultra e alta resistência, ganhando mais rigidez e robustez, aumentando o nível de segurança para o motorista.
LED para todos
Agora, marcando os 20 anos do Volkswagen Polo no Brasil, a linha 2023 trouxe faróis em LED para todas as versões (MPI, TSI, Comfortline e Highline) – algo inédito para o segmento. Se o novo visual não me agradou tanto, o reposicionamento de preço tende a ajudar a aumentar as vendas.
Futuro
Recém reestilizado, a grande questão do Polo é o seu futuro. A Volkswagen tem concentrado suas ofensivas na sua linha de SUVs (Nivus, T-Cross, Taos e Tiguan), embora se lembre de seus outros carros.
Mas a manutenção da linha Polo por mais alguns anos é meio que garantida pelo fato do Gol estar se aposentando, além do fato do Fox e do Up terem saído de linha, embora o compacto esteja previsto para voltar importado e elétrico até o ano que vem.
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