Já na contagem regressiva para a primeira e bem-vinda reestilização, Volkswagen Polo 2022 e Virtus 2022 chegam trazendo algumas novidades na lista de equipamentos, como a central VW Play. Fui até uma concessionária da marca para conhecê-las.
O curioso é que, tanto na Carbel quanto na Recreio, em Belo Horizonte, Nivus e T-Cross abafam completamente seus irmãos Polo e Virtus, que ficam como coadjuvantes, embora tenham muito mais destaque do que Gol e Voyage.
Algo natural, afinal, são dois veículos mais novos e de uma categoria em alta, que brilha nos olhos dos consumires: SUV.
Novidades 2022
Sobre as novidades, a linha 2022 de Polo e Virtus passa a contar com a central de infotainment VW Play, que traz várias conexões e aplicativos, como Spotify e, em breve, o Get In, para reservas em restaurantes, e MobiMax, para assistir TV digital na tela de 10,1″ (com o veículo parado, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro).
O VW Play passa a ser item de série nas versões Comfortline, Highline e GTS, tanto para o hatch, quanto para o sedã, o que foi muito bom para o modelo, pois o sistema é muito interessante.
Os interessados no Polo que estavam nas concessionárias gostaram dessa adição, embora estivesse desanimados com os novos preços (veja abaixo).
Volkswagen Polo 2022
O Volkswagen Polo continua oferecido nas versões 1.0 12V MSI (manual), 1.6 16V MSI (manual e automático), Comfortline 200 TSI (automático), Highline 200 TSI (automático) e GTS 250 TSI (automático).
Nas duas configurações de entrada não há mudanças em termos de equipamentos de série. A opção 1.0 12V (MSI), no entanto, oferece o pacote Connect Pack, que, por R$ 3.880, traz:
- espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras incorporadas, regulagem elétrica e função ‘tilt down’ do lado direito;
- rodas de liga leve de 15″;
- sensor de estacionamento traseiro.
Enquanto a configuração 1.6 16V (MSI) com câmbio manual não tem opcionais disponíveis, a opção com transmissão automática pode ser equipada com o pacote Interatividade (R$ 3.120):
- rodas de liga leve de 15″ ‘Design Viper’ (não é Dodge Viper – sim, eu também pensei nisso);
- sensor de estacionamento traseiro.
Na configuração Comfortline 200 TSI, além da central de infotainment VW Play, o sistema Kessy também passa a ser de série.
Ele permite destravar as portas do veículo sem a necessidade de tirar a chave do bolso, mochila ou bolsa, e que impede o travamento da portas, caso a chave seja esquecida no interior do carro. O Kessy também permite a partida do motor por botão. Para a Comfortline não há opcionais.
As versões topo de linha Highline 200 TSI e GTS 250 TSI mantêm as listas de equipamentos e ainda passam a contar com o VW Play. No caso da versão GTS, as rodas de liga leve de 18 polegadas e pneus 205/45 R18 continuam sendo oferecidas como opcionais por R$ 1.680. Na Highline não há opcionais.
Preços do Polo 2022
Os preços da linha 2022 do Polo, como todos os carros do Brasil (sem exceção), desanimam:
- Polo 1.0 MSI – R$ 66.120
- Polo 1.6 MSI – R$ 77.120
- Polo 1.6 MSI automático – R$ 78.180
- Polo Comfortline 200 TSI automático – R$ 91.720
- Polo Highline 200 TSI automático – R$ 98.490
- Polo GTS 250 TSI automático – R$ 120.040
Veja com o aumento de valores foi considerável em relação aos da linha 2021:
- Volkswagen Polo 1.0 MPI – R$ 58.150
- Volkswagen Polo 1.6 MSI – R$ 67.890
- Volkswagen Polo 1.6 MSI automático – R$ 68.150
- Volkswagen Polo Comfortline 1.0 200 TSI automático – R$ 76.390
- Volkswagen Polo Highline 1.0 200 TSI automático – R$ 89.090
- Volkswagen Polo GTS 1.4 250 TSI automático – R$ 105.350
Volkswagen Virtus 2022
Assim como o Polo, o Virtus mantém suas versões 1.6 MSI (manual e automático), Comfortline 200 TSI (automático), Highline 200 TSI (automático) e GTS 250 TSI (automático).
Na configuração de entrada, sem sobrenome, o sedã passa a contar de fábrica com regulagem da coluna de direção e descansa braço central (somente para a configuração com transmissão automática). Não há pacotes de opcionais disponíveis.
Além do VW Play de série, a opção Comfortline 200 TSI tem o caro e recheado pacote de opcionais Comfort Tech (R$ 7.050), que reúne:
- Controlador de Cruzeiro;
- Kessy;
- sensores de estacionamento dianteiros;
- indicador de controle da pressão dos pneus;
- ar-condicionado digital Climatronic;
- câmera de ré;
- Detector de Fadiga;
- espelho retrovisor interno eletrocrômico;
- faróis com função Coming & Leaving Home;
- painel de instrumentos digital Active Info Display;
- porta-luvas refrigerado;
- Post Collision Brake;
- revestimento das portas e laterais parcialmente em couro sintético ‘Native’;
- revestimento dos bancos em couro sintético ‘Native’;
- rodas de liga leve de 16″ design ‘Avalanche’ com pneus 205/55 R16;
- sensores de chuva e crepuscular;
- volante multifuncional em couro com ‘shift paddles’ e detalhes em black piano.
Já as versões Highline 200 TSI e GTS 250 TSI têm a central de infotainment VW Play. E enquanto a Highline não tem pacotes de opcionais, a GTS permite ao proprietário comprar rodas de liga leve de 18″ ‘calçadas’ com pneus 205/45 R18, assim como o Polo GTS.
Preços do Virtus 2022
Os preços da linha 2022 do Virtus, como todos os carros do Brasil (sem exceção), desanimam:
- Virtus 1.6 MSI – R$ 83.120
- Virtus 1.6 MSI automático – R$ 90.090
- Virtus Comfortline 200 TSI automático – R$ 96.000
- Virtus Highline 200 TSI automático – R$ 109.740
- Virtus GTS 250 TSI automático – R$ 125.950
Veja com o aumento de valores, proporcionalmente, foi maior do que do Polo e ainda mais notável em relação aos da linha 2021:
- Volkswagen Virtus Sente 1.6 MPI automático – R$ 68.490
- Volkswagen Virtus 1.6 MSI – R$ 73.050
- Volkswagen Virtus 1.6 MSI automático – R$ 78.850
- Volkswagen Virtus Comfortline 1.0 200 TSI automático – R$ 82.890
- Volkswagen Virtus Highline 1.0 200 TSI automático – R$ 96.550
- Volkswagen Virtus GTS 1.4 250 TSI automático – R$ 110.750
Motores 2022
Debaixo dos capôs, nenhuma mudança:
- 1.0 12V MSI (Polo): desenvolve 75 cv de potência (6.350 rpm) e 9,6 mkgf (3.000 rpm) de torque com gasolina e 84 cv e 10,4 mkgf com etanol nos mesmos giros.
- 1.6 16V MSI (Polo e Virtus): gera 110 cv de potência (5.750 rpm) e 15,8 mkgf (4.000 rpm) de torque com gasolina e 117 cv e 16,5 mkgf com etanol nos mesmos giros.
- 1.0 12V turbo TSI (Virtus e Polo): desenvolve 116 cv (gasolina) e 128 cv (etanol) de potência (ambos a 5.500 rpm) e 20,4 mkgf de torque (2.000 rpm a 3.500 rpm) com qualquer um dos dois combustíveis.
- 1.4 16V turbo TSI (Polo e Virtus): desenvolve 150 cv de potência (1.500 rpm a 4.000 rpm) e 25,5 mkgf de torque (1.500 rpm a 3.800 rpm) com gasolina, etanol ou com a mistura dos dois combustíveis.
Quando for reestilizado, para a linha 2023, o propulsor 1.0 12V MSI (aspirado) deverá ser recalibrado para render um pouco mais de potência (algo na casa de 86 cv) e torque.
400 mil unidades
Produzidos na planta da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), Polo e Virtus atingiram a histórica marca de 400 mil unidades fabricadas no País. A celebração de 200 mil unidades aconteceu em abril de 2019.
O Polo, no acumulado do ano de 2020, foi o terceiro modelo mais vendido pela Volkswagen do Brasil, enquanto o Virtus ficou com a quinta posição no mesmo período. Juntos, foram exportadas cerca de 80 mil unidades dos dois modelos para 16 países localizados na América do Sul, Central e Caribe.
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