Teste: Nissan Versa Exclusive agrada pelos equipamentos, segurança e conforto acústico

Foto do Nissan Versa Exclusive 2022, de lateral, testado pelo De 0 a 100
Teste: Nissan Versa Exclusive – modelo é muito bonito

Quando foi lançado no Brasil, fui categórico: é o Kicks sedã! Agora, depois de testá-lo, pude perceber como o novo Nissan Versa Exclusive é um dos três melhores representantes dos sedãs compacto premium disponíveis no mercado brasileiro hoje!

Na sua versão topo de linha, modelo me agradou pela segurança, equipamentos e conforto acústico. Motor tem desempenho honesto, mas consumo poderia ser melhor.

Não existe dúvida que o Versa une o que há de melhor no V-Drive, que são o seu espaço interno e o porta-malas, com várias qualidades do Kicks, como o visual, a segurança e os itens de tecnologia.

E a marca oferece ainda alguns acessórios interessantes, que podem ser úteis, como o carregador wireless para celular (veja aqui).

Nova logomarca e DRL de LED no Nissan Versa Exclusive
Farolete (ou luz de posição) deveria ser o DRL (luz diurna em LED) do Nissan Versa

Design

O sedã tem uma dianteira marcante, com o V característico da linha de design atual da Nissan. Os faróis, com ótima iluminação em LED (baixo e alto) na versão testada (Exclusive), são bonitos e ajudam a dar um ar moderno á frente do veículo.

Na lateral, destaque para o teto “flutuante”, num efeito criado pelas linhas pretas na parte superior – veja no vídeo e nas fotos.

Fotos do Nissan Versa Exclusive CVT 2021
Nissan Versa Exclusive CVT 2021

Mas a traseira é o ponto alto do Versa, provando, mais uma vez que, depois do V-Drive, a Nissan aprendeu mesmo a fazer a parte de trás dos seus sedãs. 

O ponto inexplicável é a ausência das luzes diurnas de LED (DRL), indisponíveis em todas as versões – falha grave.

Painel do Nissan Versa Exclusive CVT 2021
Painel do Nissan Versa Exclusive CVT

Painel

Por dentro, a primeira impressão é de estar num Kicks, o que é um elogio, pois ambos têm painéis são idênticos. Ao entrar no Versa, donos dos irmão V-Drive e de March (como eu) têm um choque pois os dois têm painéis ultrapassados – embora funcionais.

A versão Exclusive, assim como a intermediária Advance, tem o painel de instrumentos em TFT (Thin Film Transitor) colorido, também utilizado na linha  Kicks, que ocupa 2/3 do quadro (esquerda e centro). 

Quadro de instrumentos do painel do Nissan Versa Exclusive
Quadro de instrumentos: TFT no centro e esquerda e analógico na direita

Com mostradores configuráveis, o painel digital de instrumentos oferece 12 funcionalidades que auxiliam o motorista com informações sobre o veículo e sobre os equipamentos de segurança.

Acabamento

O acabamento não tem alto padrão, mas causa ótima impressão. Mesmo o plástico mais duro da parte de cima do painel é agradável, enquanto a faixa central, com revestimento que imita couro, passa um ar mais sofisticado.

Bancos dianteiros do Nissan Connect do Versa Exclusive
Bancos dianteiros do Nissan Versa Exclusive

Os bancos também contam com “couro” sintético. Os dianteiros são anatômicos e sustentaram bem o meu corpo, embora puderem ser ligeiramente mais largos. Eles contam com a tecnologia gravidade zero ajuda, que ajuda a cansar menos o corpo em viagens mais longas – algo bem-vindo.

Espaço interno

O espaço interno do Versa é ótimo na frente e apenas bom atrás, onde ele superado pelo V-Drive. Isso é bem curioso, ainda mais se lembrarmos que o novo sedã tem 2 cm a mais de entre-eixos (2,62 m) do que o seu irmão mais velho (2,60 m).

Banco traseiro do Nissan Connect do Versa Exclusive
Banco traseiro do Nissan Versa Exclusive: apoios de cabeça são fixos

Isso acontece porque o Versa tem bancos maiores e que, obviamente, ocupam mais espaço. Pelo menos eles são bem mais confortáveis. Ainda assim, o espaço traseiro do modelo testado está condizente com a categoria.

Desempenho

O Versa é equipado com a mesma “versão” do motor 1.6 16V do Kicks, que desenvolve 114 cv de potência e 15,5 mkgf de torque com gasolina e/ou etanol – são 3 cv e 0,4 mkgf a mais do que o V-Drive e o meu March.

Eu esperava que esse propulsor recebesse uma força extra, mas a Nissan preferiu deixar para depois, o que foi uma pena, uma vez que seus principais concorrentes, como o Volkswagen Virtus TSI, entregam mais desempenho e consumo.

Motor 1.6 16V do Nissan Versa 2021
Motor 1.6 16V do Nissan Versa tem desempenho honesto

Cidade e estrada

Mesmo assim, a motorização cumpre o que se espera dela, ou seja, é um ótimo motor 1.6 e que entrega um desempenho bem honesto.

Na cidade, o Versa é excelente, gostoso de dirigir e facílimo de estacionar (graças à câmera 360º). Sua suspensão privilegia o conforto, o que melhora ainda mais o rodar na cidade.

Mas, na estrada, ela também passa segurança. O sedã também é obediente e tem uma direção mais direta, o que me agradou bastante! O ponto de alerta é na hora de ultrapassar com o veículo carregado: aquela falta de uma forcinha extra que citei acima fez falta aqui.

Traseira do Nissan Versa Exclusive
Traseira do Nissan Versa Exclusive

Conforto acústico EXEMPLAR

O aspecto que mais me surpreendeu no novo Versa, sem dúvida, foi o seu conforto acústico! A Nissan trabalhou no isolamento da cabine, instalando mantas isolantes mais espessas no capô, colunas A e painel, além de  borrachas de vedação e vidros das portas dianteiras mais grossos.

O resultado foi um veículo bem silencioso, fazendo o V-Drive e o March parecerem carros de escola de samba.

Foto do painel do Nissan Versa Exclusive mostrando a média de consumo
Melhor média de consumo com o Versa Exclusive na estrada, com etanol: 12,5 km/l

Consumo

Agora, a minha maior decepção com o veículo foi a média de consumo. Mas dou um desconto, pois o Versa Exclusive testado tinha apenas 8.000 km rodados.

Sempre com etanol, ele fez, em Belo Horizonte, 5,4 km/l com trânsito mais intenso e 6,8 km/l com pouco trânsito, Na estrada, médias de 10,7 km/l na ida (de dia, com trânsito médio e muito sol) e 12,5 km/l na volta, com trânsito médio e sem sol), sempre com ar-condicionado ligado, duas pessoas, bagagem e velocidade variando entre R$ 70 e R$ 100 km/h.

Porta-malas do Nissan Versa 2021: 482 litros nas versões Advance e Exclusive
Porta-malas do Nissan Versa Exclusive: 482 litros (igual da versão Advance)

Autonomia

A média de consumo é algo extremamente importante porque, nos últimos 20 anos, o combustível nunca foi tão caro no Brasil como hoje, com um aumento considerável desde 2018.

Por isso eu gostaria do Versa ter números melhores, pois eu poderia rodar mais, ainda mais se lembramos que ele tem um tanque com apenas 41 litros de volume, o que limita a autonomia.

Pelo menos o porta-malas leva bons 482 litros de bagagem na versão Exclusive (22 litros a mais do que o V-Drive).

Fotos da central multimídia Nissan Connect do Versa Exclusive
Central multimídia Nissan Connect do Versa Exclusive

Nissan Connect

O Versa com o novo sistema multimídia Nissan Connect, que tem tela de 7″, conexão com Android Auto e Apple CarPlay, assistência de voz para ler mensagens e atualizações de software e do aplicativo do GPS via Wi-Fi.

Algo que achei bem prático foi conectar, simultaneamente, dois smartphones via Bluetooth. Usei um (o meu) para a condução com as mãos livres e de outro (da esposa) para ouvir as músicas (dela) no Spotify. 

Ter duas conexões USB para os passageiros de trás também foi bem prático!

Navegação porta a porta do Nissan Versa Exclusive
Navegação porta a porta do Nissan Versa Exclusive

Porta a porta

Com o novo sistema multimídia, o Versa recebe também a navegação “porta-a-porta”: antes de se dirigir ao veículo, basta colocar o destino no aplicativo instalado “Door-To-Door Navigation”, que está disponível sem custo na Play Store e na Apple Store.

Segundo a Nissan, “além de ajudar na localização do novo sedã num estacionamento grande, por exemplo, a rota para o destino será automaticamente transferida para a tela do multimídia ao se ligar o rádio. A navegação continuará normalmente, sem necessidade de outra intervenção”.

Mas não consegui fazer o sistema funcionar por, aparentemente, problemas no aplicativo (não no carro). É algo para testar novamente no futuro.

Segurança

A Nissan trabalhou bem para tornar o Versa mais seguro. Todas as versões contam, se série, com:

  • Seis airbags (2 frontais, 2 laterais e 2 do tipo cortina);
  • Controles de estabilidade e tração;
  • Freios a disco na dianteira e a tambor na traseira com ABS e EBD;
  • Auxílio de Partida em Rampa (HSA);
  • Isofix para cadeiras infantis.

A versão testada, Exclusive, topo de linha, conta com o Nissan Intelligent Safety Shield, um conjunto de tecnologias que monitora, protege e responde em algumas situações nas quais o veículo e seus ocupantes possam estar em risco. Veja como eles, listados abaixo, funcionam no vídeo logo aqui acima.

  • Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB);
  • Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA);
  • Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento (MOD);
  • Monitoramento de Ponto Cego (BSW);
  • Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert).

Dica para a Nissan: democratizar todos esses itens , os disponibilizando para as outras versões.

Equipamentos de série

Confira quais são os principais equipamentos de série de cada uma das três versões do novo Versa e os respectivos preços:

Nissan Versa Sense manual
Nissan Versa Sense manual

Nissan Versa Sense (R$ 80.690)

  • Acabamento de tecido nos bancos
  • Ar-condicionado
  • Comandos de áudio e telefone no volante
  • Chave inteligente presencial (I-Key)
  • Direção com assistência elétrica
  • Sistema eletrônico de ignição (botão Push Start)
  • Painel central com tela de 3,5″
  • Retrovisores externos com regulagem elétrica
  • Rodas de aço aro 15 com calotas integrais
  • 6 airbags: duplo frontal, laterais e de cortina
  • Alerta de cinto de segurança destravado (frontal e traseiros)
  • Controle de Tração e Estabilidade (VDC)
  • Fixadores traseiros para cadeiras de crianças (Isofix)
  • Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA)
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA)
  • Sistema de áudio com rádio AM/FM, entrada auxiliar, conector USB (3 um no painel e dois no console para passageiros do banco traseiro)
  • Volante com regulagem de altura e profundidade
Nissan Versa Sense CVT
Nissan Versa Sense CVT

Nissan Versa Sense CVT (R$ 85.990)

Todos os itens da versão Sense com câmbio manual mais:

  • Câmbio XTRONIC CVT com função Overdrive
  • Apoio de braço frontal
  • Controle automático de velocidade com comando no volante
Nissan Versa Advance 2021
Nissan Versa Advance

Nissan Versa Advance CVT (R$ 92.990)

Equipamentos da versão Sense CVT com adição de:

  • Acendimento inteligente dos faróis
  • Banco traseiro bipartido rebatível (60/40)
  • Faróis com função Follow Me Home
  • Indicador de temperatura externa
  • Painel central multifuncional em TFT de 7″ com 12 funções
  • Retrovisores externos com indicadores de direção
  • Rodas de liga leve aro 16″
  • Câmera traseira de estacionamento
  • Faróis de neblina
  • Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert)
  • Central Multimídia com tela sensível ao toque colorida de 7″, Apple CarPlay, Android Auto, Bluetooth, compatível com aplicativo Nissan Smart Phone
Novo Nissan Versa Exclusive 2021
Novo Nissan Versa Exclusive

Nissan Versa Exclusive CVT (R$ 103.490)

Itens do Versa Advance CVT mais:

  • Acabamento premium soft touch nos bancos
  • Ar-condicionado automático digital
  • Apoio de braço central traseiro
  • Welcome Function
  • Volante com acabamento premium soft touch
  • Antena estilo barbatana de tubarão
  • Faróis dianteiros em LED
  • Assinatura dos faróis dianteiros em LED
  • Rodas de liga leve aro 17
  • Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB)
  • Visão 360° Inteligente com imagem integrada à tela do rádio
  • Detector de Objetos em Movimento (MOD)
  • Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA)
  • Monitoramento de Ponto Cego (BSW)
  • Espelho retrovisor com aquecimento
  • 2 tweeters
  • GPS integrado
  • Compromisso Nissan e Nissan Protect: o menor custo de revisão

Evolução dos preços

Quando foi lançado, no início de novembro do ano passado, o Versa tinha preços muito mais atraentes do que hoje. O aumento foi considerável, superior a 10% para todas as versões, mas não é exclusivo do modelo. Todos os carros no Brasil estão subindo de preço mensalmente, sem exceção. 

 

Preço – 11/2020

Preço – 05/2021

Variação

Nissan Versa Sense

R$ 72.990

R$ 80.690

+10,5%

Nissan Versa Sense CVT

R$ 77.990

R$ 85.990

+10,3%

Nissan Versa Advance CVT

R$ 83.490

R$ 92.990

+11,3%

Nissan Versa Exclusive CVT

R$ 92.990

R$ 103.490

+11,1%

Cores

O novo Versa tem oito opções de cores: Prata Classic, Cinza Grafite, Preto Premium, Vermelho Malbec, Branco Diamond, Branco Aspen, Azul Cobalto e Vermelho Scarlet – do carro testado, cor exclusiva da versão Exclusive.

destaque para as luzes de posição do Nissan Versa Exclusive
Destaque para as luzes de posição (não é DRL) do Nissan Versa Exclusive

Revisões

Se os preços do Versa perderam atratividade, assim como todos os seus concorrentes, o Nissan conta com os melhores valores de revisões entre os adversários diretos.

Confira os preços os compare aos dos concorrentes, incluindo o seu irmão mais velho V-Drive 1.6:

Nissan Versa Exclusive 1.6 CVT

  • 1ª revisão (10.000 km): R$ 413,00
  • 2ª revisão (20.000 km): R$ 613,00
  • 3ª revisão (30.000 km): R$ 413,00
  • 4ª revisão (40.000 km): R$ 613,00
  • 5ª revisão (50.000 km): R$ 413,00
  • 6ª revisão (60.000 km): R$ 613,00
  • Total: R$ 3.078,00

Volkswagen Virtus 1.6 AT6

  • 1ª revisão (10.000 km): R$ 506,65
  • 2ª revisão (20.000 km): R$ 557,25
  • 3ª revisão (30.000 km): R$ 496,65
  • 4ª revisão (40.000 km): R$ 789,29
  • 5ª revisão (50.000 km): R$ 496,65
  • 6ª revisão (60.000 km): R$ 557,25
  • Total: R$ 3.403,74

Honda City 1.5 CVT

  • 1ª revisão (10.000 km): R$ 345,52
  • 2ª revisão (20.000 km): R$ 524,97
  • 3ª revisão (30.000 km): R$ 345,52
  • 4ª revisão (40.000 km): R$ 1.016,13
  • 5ª revisão (50.000 km): R$ 345,52
  • 6ª revisão (60.000 km): R$ 1.035,61
  • Total: R$ 3.613,27

Toyota Yaris Sedan 1.5 CVT

  • 1ª revisão (10.000 km): R$ 278,59
  • 2ª revisão (20.000 km): R$ 657,00
  • 3ª revisão (30.000 km): R$ 486,00
  • 4ª revisão (40.000 km): R$ 939,00
  • 5ª revisão (50.000 km): R$ 465,00
  • 6ª revisão (60.000 km): R$ 765,00
  • Total: R$ 3.590,59

Nissan V-Drive 1.6 CVT

  • 1ª revisão (10.000 km): R$ 269,00
  • 2ª revisão (20.000 km): R$ 589,00
  • 3ª revisão (30.000 km): R$ 409,00
  • 4ª revisão (40.000 km): R$ 589,00
  • 5ª revisão (50.000 km): R$ 409,00
  • 6ª revisão (60.000 km): R$ 589,00
  • Total: R$ 2.854,00

Versa tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem, e assistência 24 horas em todo o país, por dois anos.

Luzes diurnas de LED do Nissan Versa Exclusive
Nissan Versa Exclusive

Ficha técnica – Nissan Versa Exclusive 1.6 CVT

  • Potência: 114 cv (g/e) a 5.600 rpm
  • Torque: 15,5 mkgf (g/e) a 4.000 rpm
  • Comprimento: 4,495 m
  • Largura: 1,740 m
  • Altura: 1,475 m
  • Entre-eixos: 2,620 m
  • Porta-malas: 466 litros (Sense) / 482 litros (Advance/Exclusive)
  • Tanque: 41 litros
  • Peso: 1.074 kg (Sense); 1.098 kg (Sense CVT); 1.122 kg (Advance CVT); 1.131 kg (Exclusive CVT)
  • Consumo com etanol: 5,4/6,8 km/l na cidade e 10,7/12,5 km/l na estrada

De 0 a 100: Nissan Versa Exclusive

AvaliaçãoNota (0 a 10)
Desempenho7
Consumo5
Conforto/Acabamento7
Posição de dirigir (ergonomia)8
Visual/Design8
Equipamentos de série9
Segurança9
Espaço interno6,5
Porta-malas7,5
Custo/benefício7
Total – De 0 a 10074
Foto de capa do Nissan Versa Exclusive testado pelo Dezeroacem
Nissan Versa Exclusive: aprovado no teste do De 0 a 100

 

Resumo da obra

Reforço o que falei no início: o Versa é um dos três melhores representantes dos sedãs compacto premium disponíveis no mercado brasileiro hoje!

Sua versão topo de linha, Exclusive, me agradou bastante pela segurança, acabamento, conforto e pelo isolamento acústico. Porta-malas também têm ótimo volume.

Mas a marca japonesa precisa considerar uma evolução na motorização do modelo, que é honesta, mas que deixou a desejar em consumo e que poderia entregar um pouco mais de desempenho.

Mas, se você considera comprar um carro dessa categoria, você DEVE levar em consideração o sedã da Nissan.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Comentários

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *