Em agosto do ano passado, a marca foi de 200 mil. Agora, menos de um ano depois, sem nem dar tempo direito do novo Jeep Compass ajudar, o modelo superou as 250 mil unidades vendidas no Brasil.
Segundo a marca, o modelo é líder do seu segmento com quase 70% do mercado e é o utilitário esportivo mais tecnológico fabricado pela Stellantis no Brasil.
“O Compass é um importante personagem da história da Jeep, que está completando 80 anos em 2021. Ele foi lançado para ditar um novo rumo para a categoria dos SUVs médios, o que de fato cumpriu. Juntamente com o Renegade, levou a Jeep para outro patamar, consolidando a marca como a líder entre os utilitários esportivos no Brasil. Hoje, em cada cinco SUVs vendidos no país, um é Jeep”, afirma Alexandre Aquino, diretor do Brand Jeep para a América Latina.
História do então novo Jeep Compass
O Compass foi apresentado pela primeira vez ao público no Salão do Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos, em 2007. Em 2011, passou por uma reestilização e começou a ser importado para o Brasil.
Já em 2016, ganhou uma nova geração e começou a ser fabricado no Polo Automotivo de Goiana (PE).
Fabricação e exportação
Além da planta pernambucana, o veículo passou a ser produzido em outros quatro países: México, China, Índia e Itália.
Atualmente, o modelo fabricado no Brasil é exportado para 16 países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Hora de mexer
A Jeep se moveu rápido para não perder (tanto) terreno com a chegada do novo Toyota Corolla Cross. E as mexidas são válidas também para enfrentar o novo Volkswagen Taos, que será lançado no Brasil no dia 27 de maio.
Novo Jeep Compass
O novo Jeep Compass, na verdade o Compass restilizado, teve seu visual externo levemente atualizado, enquanto, por dentro, as mudanças no painel saltaram aos olhos. Os principais pontos são:
- central Multimídia UConnect de 10,1″, que conta com a plataforma Adventure Intelligence Plus de serviços conectados, carregador de celular por indução;
- quadro de instrumentos de até 10,25” Full Digital e HD.
O modelo conta ainda com:
- funções Auto Hold e a Jeep Traction Control +, que, segundo a marca, amplia a capacidade fora de estrada mesmo das versões 4×2;
- porta-malas com sensor de presença;
- faróis Full LED;
- novos itens de direção autônoma;
- tração 4×4 com seletor de terrenos e HDC;
- possibilidade de rodas de até 19” (lindas, mas péssimas para as nossas ruas).
Motores
Debaixo do capô tem outra grande novidade: o motor 1.3 16V turbo flex, que aposenta o 2.0 16V aspirado e que desenvolve 180 cv de potência com gasolina, 185 cv com etanol e 27,6 mkgf de torque com qualquer um dos dois combustíveis. Ele é sempre associado ao câmbio automático de seis marchas e tração 4×2.
O veículo conta ainda com a oferta do velho propulsor 2.0 16V Multijet II turbodiesel, que, infelizmente, não apresentou os tão esperados aperfeiçoamentos, e desenvolve os mesmos 170 cv potência de 35,7 mkgf de torque. Ele é sempre “casado” com a transmissão automática de nove velocidades e tração 4×4.
Preços
Como todos os carros vendidos no Brasil, os preços do novo Jeep Compass 2022 desanimam:
- Jeep Compass Sport turbo flex 2022 4×2: R$ 139.990
- Jeep Compass Longitude turbo flex 2022 4×2: R$ 154.990
- Jeep Compass Limited turbo flex 2022 4×2: R$ 176.990
- Jeep Compass Série S turbo flex 2022 4×2: R$ 187.990
- Jeep Compass Longitude turbodiesel 2022 4×4: R$ 196.990
- Jeep Compass 80 Anos turbodiesel 2022 4×4: R$ 204.990
- Jeep Compass Limited turbodiesel 2022 4×4: R$ 216.990
- Jeep Compass Trailhawk turbodiesel 2022 4×4: R$ 216.990
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