Um verdadeiro 4×4, compacto por fora, garantia de diversão em quase todos os tipo de trilha, mas que é apertado por dentro e tem motor apenas a gasolina: vale a pena comprar um Suzuki Jimny 2022?
Linha 2022
Antes de responder, saiba que o Suzuki Jimny 2022 acabou de chegar às concessionárias e mantêm as mesmas quatro versões: 4Work, 4All, 4Sport e 4Sport Forest – todas 4×4. A maior parte das novidades vale apenas para as duas últimas.
Para todos
Todas as versões da linha Jimny 2022 passam a contar com aviso de alerta caso o cinto de segurança não esteja devidamente afivelado. A versão 4ALL ganhou um novo tecido que reveste os bancos.
Esporte e floresta
As versões 4Sport e 4Sport Forest ganharam novas rodas revestidas na cor grafite, um novo skid plate, peça que compõe a parte interior do para-choques dianteiro, que também recebeu uma nova pintura em preto.
Ambas as versões também passam a trazer um novo acabamento em grafite na parte inferior da tampa do porta-malas e um novo friso lateral. Por dentro, novos acabamentos no painel central pintados na cor da carroceria completam as novidades.
Motor monocombustível
Fabricado em Catalão (GO), o Suzuki Jimny tem apenas uma opção de câmbio, manual de cinco marchas, e de motor: 1.3 16V, de quatro cilindros, que funciona apenas a gasolina e desenvolve 85 cv de potência a 6.000 rpm e 11.2 kgfm a 4.100 rpm de torque.
Pesando apenas 1.060 kg, o modelo consegue boas médias de consumo. Mas não ser bicombustível, em pleno 2021, torna o veículo menos atrativo, ainda mais nesse momento de preços absurdos de combustíveis no Brasil. Além de poluir menos, etanol é uma alternativa menos cara.
Tração 4×4
O pequeno Suzuki conta com sistema 4×4 que permite tres combinações de rodagem: 2WD (4×2) para uso urbano com tração traseira, 4WD (4×4) com tração nas quatro rodas e 4WD-L que dobra o torque e permite enfrentar diversos obstáculos off-road com tração 4×4 com reduzida.
É possível fazer a mudança de tração com apenas um toque no botão, realizar as mudanças entre os modos 2WD e 4WD em velocidades de até 100 km/h.
Equipamentos
Toda linha sai de fábrica com direção (ainda) hidráulica), ar-condicionado, vidros elétricos, sistema Isofix, cinto de três pontos e apoio de cabeça para todos os ocupantes, airbag duplo frontal, freio a disco na dianteira (com pinças em posição mais elevada para evitar a retenção de lama/terra e para facilitar a transposição de trechos alagados, além de aumentar a eficiência de frenagem com o escoamento de água) e a tambor na traseira, com ABS.
Preços
- Jimny 4Work 2022 – R$ 100.990
- Jimny 4All 2022 – R$ 104.990
- Jimny 4Sport 2022 – R$ 112.990
- Jimny 4Sport Forest 2022 – R$ 119.990
Vale a pena comprar?
O Jimny continua sendo a opção mais acessível para quem quer ter um veículo com tração nas quatro rodas – e isso é um argumento extremamente forte na hora da compra.
As conhecidas robustez e capacidade off-road também são pontos muito usados pelos vendedores e bem aceitos pelos clientes.
Falta espaço
Mas lembre-se que, além de não “beber” etanol, o modelo não vem com controles de tração e estabilidade, airbags laterais e de cortina e outros equipamentos de segurança e tecnologia.
Se isso não for um problema para você, lembre-se que o Jimny sofre com o pouco espaço para os quatro ocupantes (ele não leva cinco) e, também, no porta-malas: ínfimo 113 litros (mas os bancos traseiros são rebatíveis de série).
O painel, com design antigo, também desanima, assim como o acabamento – que é voltado para o dia a dia fora de estrada.
Resposta
Para a minha garagem, eu não compraria um Jimny porque, com 1,97 m de altura, não posso conviver com a falta de espaço. Também me incomoda o motor fraco e monocombustível e a falta de itens de tecnologia e segurança.
Porém, se você gosta de veículos compactos e quer fazer trilhas de quase todos os tipos no final de semana, considere sim o Jimny, que vale a pena.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem