Com o fechamento de suas fábricas no Brasil, muito espaço está sendo deixado para o crescimento das concorrentes. Pensando nisso, entre Nissan e Ford, como a marca nipo-brasileira pode ocupar o espaço da rival oval azul?
A Nissan tem uma gama de veículos que, nesse momento, consegue ocupar bem o espaço deixado pela Ford. Mas ela precisa de mais produtos para preencher as brechas, mesmo que algumas delas tenham pouca representatividade de vendas.
Leia também:
- Fiat e Ford: como os italianos podem ganhar com a queda da rival no Brasil
- Jeep e Ford: como a marca dos jipes pode se dar bem sem a rival no Brasil
Kicks X EcoSport
Começando pelos SUVs, o Kicks não tomou conhecimento e destronou o criador dessa categoria tão popular no Brasil, o EcoSport, desde o início. Com mais espaço, design marcante e soluções mais interessantes, o modelo fabricado no Rio de Janeiro praticamente nunca deu chance para o concorrente produzido na Bahia até pouco tempo atrás.
E agora, na sua maturidade, com mais equipamentos, novo visual e mesmo preço, o Kicks apertaria ainda mais o rival, a não ser que ele recebesse uma nova geração.
Único aspecto mais equilibrado da disputa entre os dois seria o desempenho interessante do motor 1.5 Dragon do EcoSport. Sua antiga tração 4WD, boa para trilhas, no máximo, medianas, também faria diferença.
Versa X Ka
Com o March aposentado, e sem a chance de termos a sua nova boa geração por aqui, a disputa com o “quase extinto” Ka fica fora do baralho. Até a chegada do possível candidato à substituto do March, o Ka já terá nos deixado há muito tempo.
Por outro lado, a Nissan tem dois bons representantes para dominar o espaço do Ka sedã. O (Versa) V-Drive é a opção espaçosa, mais econômica, que oferece até câmbio automático. Já o novo Versa é a opção também espaçosa, só que bonita, mais moderna e segura – praticamente um Kicks sedã.
O novo Versa faz com que não tenhamos saudades do Ka sedã.
Frontier X Ranger
Rival da Ford Ranger, a Nissan Frontier segue trabalhando para ocupar cada vez mais espaço. No mês passado, a picape obteve sua maior participação no segmento de picapes médias no país desde a chegada da sua 12º geração, em março de 2017: 11,9%, superando o recorde anterior, de julho de 2020, quando atingiu 10,1%.
Com 844 unidades vendidas em fevereiro, o total consolida-se também como o melhor resultado da Frontier no Brasil nos últimos oito anos. Na classificação nacional do segmento, a picape da Nissan ficou na quarta colocação.
“Temos trabalhado junto com a nossa rede de concessionários para mostrar os diferencias da Nissan Frontier e identificar as oportunidades, e estamos conseguindo bons resultados com essas ações. Quem experimenta a nossa picape rapidamente consegue perceber sua qualidade, robustez e nível de conforto”, afirma Tiago Castro, diretor sênior de Vendas e Marketing da Nissan do Brasil.
Mas o embate com a Ranger é algo mais “casca grossa” e tende a seguir por mais tempo, pois a picape da Ford continuará em linha no Brasil, importada da Argentina – resta saber até quando ela conseguirá manter o protagonismo.
Fevereiro 2021
- Toyota Hilux – 2.663 unidades
- Chevrolet S10 – 1.602 unidades
- Ford Ranger – 1.307 unidades
- Nissan Frontier – 844 unidades
- Mitsubishi L200 – 648 unidades
Acumulado do ano de 2021 (janeiro + fevereiro)
- Toyota Hilux – 5.964 unidades
- Chevrolet S10 – 4.122 unidades
- Ford Ranger – 3.233 unidades
- Nissan Frontier – 1.659 unidades
- Mitsubishi L200 – 1.244 unidades
Dados da Fenabrave.
Oportunidades
Sem o Focus sedã (Fastback) e o Fusion, a belíssima nova geração do Sentra conseguirá ocupar o top 4 do segmento, quem sabe até um top 3 (se o Honda Civic nos deixar mesmo).
Mas a Nissan não tem ainda um representante para enfrentar os já lançados Ford Territory e Edge, além do futuro Bronco. Fica aqui uma possibilidade da marca ter um novo SUV, maior do que o Kicks, para brigar com essa turma. Quem sabe o Rogue?
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem