Fiat e Ford: como os italianos podem ganhar com a queda da rival no Brasil? Essa é o tipo de pergunta que farei numa série de posts aqui no De 0 a 100 sobre como as principais montadoras de carros do País podem crescer considerando que a marca do oval azul norte-americana é carta fora do baralho.
A Ford
Decidir fechar suas fábricas no Brasil para virar uma marca de nicho, só com importados no portfólio, num momento em que o dólar está altíssimo, é a realidade da Ford que, otimista, terá 1% de participação no mercado nacional já num futuro próximo.
A empresa ainda tem (por causa de estoques) em seu portfolio os modelos abaixo, sendo que os três primeiros, últimos fabricados aqui, foram responsáveis por mais de 70% das vendas da companhia no Brasil em 2020.
- Ka
- Ka Sedan
- EcoSport
- Territory
- Edge
- Mustang
- Ranger
A Ford continuará no Brasil e terá mais alguns lançamentos (todos fabricados em outros países), mas nenhum garantirá volume de vendas. Como a Fiat pode aproveitar as lacunas criadas?
A Fiat
Os italianos, agora mais fortes com a Stallantis, tem dois carros que podem, imediatamente, suprir a ausência do Ka e do Ka Sedan: Argo e Cronos, respectivamente.
Por mais que eles tenham espaço interno inferior, o acabamento é parecido (talvez até melhor) e o visual da dupla Fiat é (bem) mais atraente.
Com as novidades previstas em relação a motorização, câmbio automático (CVT) e tecnologia, sem dúvida eles estão aptos para substituir a linha Ka sem deixar saudades.
“Fiat EcoSport”
Por outro lado, a Fiat ainda não está pronta para ocupar o espaço deixado pelo EcoSport. Não ter um SUV Fiat até hoje foi um erro estratégico notável da FCA, que preferiu priorizar a Jeep para esse segmento com Renegade e Compass.
Mas sabemos que a Stellantis está correndo atrás do prejuízo e que a Fiat terá, sim, o seu SUV, derivado do Argo, previsto para o segundo semestre desse ano.
Outros modelos
A Fiat também trabalha num utilitário esportivo maior, uma espécie de Toro SUV, que é muito mais promissor pelo conjunto do que o Ford Territory. Para brigar com o Edge e com o futuro Bronco, a Stallantis não escalará a Fiat, mas sim a Jeep.
Fechando o post, a dupla Strada e Toro continuará dando um banho de mercado na Ranger, ainda mais depois dessa senhora enfraquecida da Ford no Brasil. São categorias diferentes dentro do segmento de picapes, eu sei, mas o banho acontece e acontecerá do mesmo jeito.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem