Depois de ser a marca com o SUV mais vendido no Brasil em 2020, com o T-Cross, e da chegada do Nivus e do Tiguan atualizado, a ofensiva do “quarteto fantástico” da companhia no segmento ficará completa com a chegada do novo Volkswagen Taos, que está cada vez mais próxima. Veja 5 expectativas sobre o modelo.
1. Diferenciais de tecnologia e segurança
Nessa categoria, qualquer representante que deseja o protagonismo precisa ter diferenciais de tecnologia e segurança.
Nesse sentido, a Volkswagen destaca que o Taos terá faróis com tecnologia IQ. Light, com Assistente Dinâmico e Luz de Conversão Dinâmica, controle adaptativo de cruzeiro (ACC), frenagem autônoma de emergência (AEB), Detector de Ponto Cego e de Tráfego Traseiro, entre outros recursos. Leia mais detalhes sobre eles aqui.
Promissor!
2. Design atraente
Não achei o Taos feio, mas senti que ele poderia causar um impacto visual ainda maior, como foi com o Nivus.
- Na dianteira, modernidade: frente elevada, linhas retas no geral e mais angulares no para-choque e estreia a nova assinatura noturna da marca, que conecta os faróis com uma linha de luz de LED que percorre a grade de um lado ao outro.
- Na traseira, conservadorismo: linhas retas, até bonitas, mas sem ousadia, passando uma sensação de ser outro carro. Pelo menos a nova identidade de LED também pode ser encontrada nas lanternas traseiras do veículo.
Espero que ao vivo o Taos seja bem mais atraente.
3. Espaço interno bacana
Querendo ou não, existe uma disputa direta pelo mesmo comprador entre Nivus e T-Cross. E um dos fatores determinantes para a escolha é o espaço interno:
- Nivus = Polo = apertado
- T-Cross = Virtus = espaço legal
O novo Volkswagen Taos precisa realmente ser mais generoso em espaço interno do que o T-Cross, o que deve mesmo acontecer, pois ele tem o entre-eixos mais longo em cerca de 3 cm – e 4 cm a mais em relação ao Compass.
O porta-malas do Taos também precisa superar os do Nivus (415 litros) e do Compass (410 l). Ele deve ter cerca de bons 455 litros.
4. Desempenho interessante
Não sabemos ainda todos os dados técnicos do Taos, mas assim como o T-Cross e o Tiguan, ele terá o motor 1.4 16V TSI, turbo, de quatro cilindros e injeção direta de combustível, que gera 150 cv com gasolina ou etanol e 25,5 mkgf de torque (250 Nm), entre 1.500 rpm e 4.000 rpm, com qualquer combustível.
Essa motorização é produzida em na fábrica de São Carlos, no interior de São Paulo.
Considerando o seu provável tamanho e peso, espere um desempenho legal, mas inferior ao T-Cross (1.335 kg) e superior ao do Tiguan (1.562 kg).
Futuramente, existe a expectativa de uma versão com propulsor 2.0 turbo.
4. Preços competitivo
O mesmo podemos esperar do preço, que deverá partir da casa de R$ 135.000, chegando a até R$ 165.000.
- Volkswagen T-Cross Highline 250 AT6 – R$ 128.190
- Volkswagen Tiguan Allspace 250 AT DSG de 6 marchas – R$ 146.880
- Volkswagen Tiguan Allspace Comfortline 250 AT DSG de 6 marchas – R$ 175.140
Veja os preços do seu principal concorrente, nas versões com motor 2.0 16V flex (159/166 cv e 20/20,5 mkgf), além do acabamento mais barato a diesel (170 cv e 35,7 mkgf):
- Jeep Compass Sport 2.0 AT6 – R$ 133.990
- Jeep Compass Longitude 2.0 AT6 – R$ 148.990
- Jeep Compass Limited 2.0 AT6 – R$ 169.990
- Jeep Compass Longitude 2.0 turbodiesel AT9 – R$ 188.990
Vamos torcer para os valores do Taos serem mais baixos do que os do Compass.
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