Nissan 20 anos de Brasil: como passa rápido! Evoluindo de uma operação de importação de carros para se consolidar como uma fabricante nacional de automóveis e motores, a marca tem uma história interessante por aqui. Confira alguns pontos!
“Os últimos 20 anos foram muito importantes para a consolidação da Nissan no mercado brasileiro. Apesar de sermos ainda jovens no país, temos uma fábrica muito eficiente, escritórios em diferentes cidades do país, uma rede de concessionárias forte e bem distribuída, e uma equipe, de cerca de 2.000 funcionários, muito profissional e dedicada. Alinhados com o Nissan NEXT, plano global de transformação da marca até 2023, seguimos planejando cada passo do nosso crescimento local, comprometidos com o país, a sustentabilidade do negócio, com foco no cliente e na qualidade japonesa”, afirma Marco Silva, presidente da Nissan do Brasil.
Nissan do Brasil
Os resultados alcançados pela da subsidiária da Nissan no Brasil, a primeira da marca na América do Sul, fazem com que a celebração fique ainda mais forte. Durante as duas décadas, foram quase 885 mil carros comercializados no país.
Além disso, produziu-se mais de 646 mil automóveis da Nissan em solo nacional, nas fábricas de Resende (RJ) e São José dos Pinhais (PR). O modelo mais vendido pela marca no período foi o Versa, seguido do Kicks (mais de 140 unidades) e do aposentado March (que tenho na garagem).
Além disso, a evolução de participação de mercado ao longo dos anos foi de 0,02% em 2.000 para 3.3% no acumulado do ano de 2020 (janeiro a setembro).
Um pouco da história
Após ter sido representada por empresas importadoras locais em diferentes épocas no Brasil – os primeiros registros datam do início dos anos 1950, quando até mesmo alguns veículos chegaram a ser montados em São Paulo – a Nissan se instalou oficialmente com uma filial no país no ano 2000. Inicialmente, ela comercializou veículos importados de outros países. O primeiro deles foi um dos SUVs mais característicos da marca, o Pathfinder.
Aliança
Pouco tempo depois, no dia 20 de dezembro de 2001, era inaugurada a fábrica de veículos comerciais para produzir modelos da Renault e da Nissan em São José dos Pinhais, dentro do Complexo Industrial da Renault. Esta foi a primeira planta comum da Aliança no mundo e passou a montar em 2002 a picape Frontier, que foi seguida, a partir de 2009, de outros modelos da marca como o Livina (incluindo X-Gear) e Grand Livina.
Rio de Janeiro no mapa
Com uma linha composta por veículos importados e por modelos nacionais produzidos na unidade de veículos comerciais, a Nissan foi crescendo e em 2011, deu um passo importante em sua estratégia de crescimento e consolidação no país, anunciando um investimento de R$ 2,6 bilhões para construir o Complexo Industrial de Resende (RJ), 100% dedicado a produção de automóveis Nissan.
March e Versa
O complexo carioca foi inaugurado em 15 de abril de 2014, com fábricas de automóveis e de motores. A unidade de veículos apresenta um ciclo completo de produção, incluindo área de estamparia e unidades de injeção e pintura de peças plásticas.
A produção começou com o March, o Versa e os motores flexfuel 1.0 12V, de três cilindros, e 1.6 16V, de quatro cilindros. Em menos de 1 ano, mais de 20 mil carros já tinham sido produzidos.
Kicks lançado nas Olimpíadas
A Nissan foi patrocinadora dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e o Kicks, nessa época importado do México, foi o carro comando do revezamento da tocha, passando por mais de 300 cidades de diferentes regiões do país, em um percurso que durou 90 dias. O revezamento marcou o lançamento mundial do Kicks.
Kicks nacional
Em 2017, o modelo passou a ser produzido em Resende e, desde o seu lançamento, a planta já produziu mais de 170 mil unidades do modelo que hoje é o mais vendido da marca no país e na América Latina.
Nissan no Brasil
Assim, a empresa, que tinha 200 funcionários em 2010 no país, hoje conta com mais de 2.000 empregados diretos. Eles ficam divididos entre:
- Sede da Nissan do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro (RJ)
- Complexo Industrial e Centro de Armazenamento e Distribuição de Peças, ambos em Resende (RJ)
- Escritório com foco na área comercial, na cidade de São Paulo (SP)
- Centro de Treinamento, em Jundiaí (SP)
- Áreas de Engenharia e Compras, em São José dos Pinhais (PR)
Design
Além destas equipes, a Nissan do Brasil abriga ainda o Estúdio Satélite de Design, um dos sete hubs de design da marca no mundo, dedicado aos projetos para a América Latina, como o Kicks, por exemplo.
Também criou o Instituto Nissan, braço de responsabilidade social e sustentabilidade da empresa no país, e, mantém, desde 2012, o apoio a um grupo de atletas de modalidades olímpicas e paralímpicas – o Time Nissan.
Mobilidade Inteligente
Em 2019, a Nissan deu um passo importante rumo à eletrificação no país. A fabricante japonesa começou a vender em solo nacional da segunda geração do 100% elétrico LEAF, ícone da Nissan Intelligent Mobility: visão global da marca que busca transformar a maneira como os veículos são conduzidos, impulsionados e integrados à sociedade.
Parcerias pelo ciclo da mobilidade
A empresa também está avançando com o compromisso de desenvolver o ciclo completo da mobilidade elétrica no Brasil. Assim como em outros países no mundo, a companhia vem firmando uma série de acordos com importantes instituições.
Com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por exemplo, estuda soluções futuras para as baterias usadas de veículos elétricos. Já com o Parque Tecnológico de Itaipu e o Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação, a missão é desenvolver estações de carregadores veiculares e sua integração ao sistema de energia nacional.
Com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), a finalidade é o estudo do uso do bioetanol como opção para a eletromobilidade.
Transformação digital
A Nissan vive hoje no Brasil um momento de transformação digital e, recentemente, lançou no país a loja Virtual Nissan (www.loja.nissan.com.br), tendo o V-Drive 1.0 como o primeiro modelo vendido 100% online.
As bases deste projeto foram lançadas no fim de 2018, quando a empresa começou no Brasil a pré-venda do LEAF e foi a pioneira em usar o sistema de inteligência artificial de chatbot para atender clientes em sua página oficial.
Depois disso, avançou para diversificar sua presença “on” e “off-line” com ações como a criação do Nissan Customer Innovation Hub, consultoria digital da marca treinada para atender o cliente de maneira ágil e precisa; o lançamento de uma página oficial no Mercado Livre e a adoção de WhatsApp via Bot com inteligência artificial para agendamento de test drive de carros pelos clientes.
Novo Versa e planos até 2022
A Nissan se prepara para trazer ao mercado nacional, já nos próximos dias, o novo Versa. Depois dele, teremos o Kicks reestilizado em 2021, seguido pelo novo Sentra (bom sedã médio que anda meio esquecido) para, em 2022, termos o “substituto” do March, o Magnite.
Informações Nissan do Brasil
- Data de inauguração: 23 de outubro de 2.000
- Número de funcionários: cerca de 2.000
- Veículos comercializados atualmente: Kicks, Frontier, Sentra, Nissan Versa, V-Drive e LEAF.
- Veículos fabricados atualmente em Resende (RJ) e exportados para a América Latina: Kicks e V-Drive
- Quantidade de veículos comercializados nestes 20 anos: 884.000 unidades*
- Quantidade de veículos produzidos até hoje no Brasil: 646.420 unidades**
* Vendas de veículos produzidos no Brasil + importados (até 30 de setembro de 2020)
** Modelos produzidos em Resende (RJ) – de 2014 até 30 de setembro de 2020 – e em São José dos Pinhais (PR) – de 2002 a 2016.
Resumo da obra
Muito legal acompanhar, de perto, essas duas décadas na Nissan no Brasil. Nesse tempo todo, sua evolução demonstra um carinho e preparação para o nosso mercado muito mais interessante do que o de outras marcas, como a Ford.
Um ciclo está no fim
A Nissan começou um novo ciclo no Brasil depois de viver numa época em que o March e o Versa (hoje V-Drive) competiam de igual para igual com os principais concorrentes; o Sentra tinha mais protagonismo e o Kicks estava em franco crescimento.
Um novo ciclo se inicia
Agora a fase é outra e, realmente, precisa de um novo ciclo. Versa virou V-Drive e seguira como um bom e coadjuvante carro. Novo Versa está para chegar e entregará mais do que o V-Drive já conseguiu em termos de tecnologia e segurança.
Carro chefe da marca, Kicks passara por sua primeira reestilização entre abril e junho do ano que vem para ganhar fôlego para brigar com adversários mais novos, como o Chevrolet Tracker e os Volkswagen Nivus e T-Cross.
Sentra, que ficou de lado por muito tempo, finalmente será renovado em 2021, seguido pelo novo SUV compacto da marca, o Magnite (pode ter outro nome), previsto para 2022. Aí o novo ciclo atual ficará completo.
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