Depois do barulho ensurdecedor da chegada do Nivus (seu novo companheiro de aventuras e vendas), o Volkswagen T-Cross 2021 chega 100% ajustado ao irmão mais novo, trazendo a central de infotainment VW Play de série em todas as versões (menos Sense PCD), que receberam mais alterações.
Os preços ficaram mais altos e agora variam entre R$ 91.660 e R$ 120.600 (R$ 69.990 a Sense 2021).
VW Play
Lançado inicialmente no Nivus, o VW Play tem HD interno com 10 GB de capacidade e traz tela sensível ao toque de 10,1″, de alta resolução (HD+), anti-riscos e somente com botões virtuais. Tem conexão de internet via smartphone, que permite que o usurário baixe aplicativos, como iFood, Deezer, Estapar, Porto Seguro, Waze, Ubook, entre outros, a partir da exclusiva loja virtual VW Play Apps.
Waze e Google Maps no Active Info Display?
Meu sonho de consumo seria projeta a tela do Waze ou do Google Maps no quadro de instrumentos Active Info Display. Mas, infelizmente, mesmo com a chegada da moderna central VW Play, ainda não é possível fazer isso. Quem sabe um dia…
Equipamentos de série do T-Cross 2021
Desde a configuração 200 TSI manual, a de entrada, o modelo traz, de fábrica:
- 6 airbags (2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros e 2 de cortina)
- controles eletrônicos de tração (ASR) e estabilidade (ESC)
- bloqueio eletrônico do diferencial (XDS+)
- auxílio de partida em rampa (Hill Hold Control)
- ar-condicionado
- retrovisores externos com ajuste elétrico e função ‘Tilt Down’ do lado direito,direção elétrica
- lanternas em LED,
- faróis de neblina com função ‘Cornering Light’
- luz de condução diurna (DRL) em LED
- rodas de liga leve de 16″
- sensor de estacionamento traseiro
- volante multifuncional
- vidros elétricos nas quatro portas
- sistema ISOFIX e top tether
Volkswagen T-Cross 200 TSI 2021 – R$ 91.660
Além da central de infotainment VW Play e dos itens acima, a versão 200 TSI 2021 passa a contar com:
- entrada USB no console central;
- indicador de controle da pressão dos pneus (RKA);
- regulagem de altura dos faróis;
- Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão (Post Collision Brake), que reconhece o primeiro impacto (frontal), aciona automaticamente o sistema de freios e evita colisões sequenciais.
Opcionais
- Pacote Interactive III – R$ 1.060: câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e 2 alto-falantes extras (totalizando 6).
Volkswagen T-Cross 200 TSI automático 2021 – R$ 99.090
Já a versão 200 TSI com transmissão automática ganha a mais em relação à manual:
- controlador da velocidade de cruzeiro (“piloto automático”);
- saída do ar-condicionado para os ocupantes do banco traseiro;
- duas saídas USB para recarga de smartphones também para os passageiros que viajam atrás;
- volante multifuncional revestido em “couro” com ‘Paddle Shift’;
- descansa braço central com porta-objetos;
- 2 alto-falantes dianteiros adicionais.
Opcionais
- Pacote Interactive IV – R$ 2.260: câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros, espelhos retrovisores externos eletricamente rebatíveis e rodas de liga leve de 17″ Manila diamantadas com parte interna na cor preta (pneus 205/55 R17) – novidade para a linha 2021.
Uma pena as rodas de 17″ não serem vendidas num pacote separado, para quem não gosta delas (como eu), melhorando o custo/beneficio e facilitando para o cliente.
Volkswagen T-Cross Comfortline 200 TSI 2021 – R$ 112.120
Tem todos os itens da versão 200 TSI automática 2021 com a adição de:
- ar-condicionado com controle digital de temperatura Climatronic;
- câmera de ré;
- porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço (s.a.v.e.);
- sensor dianteiro de estacionamento (além do traseiro);
- espelhos retrovisores externos com rebatimento automático;
- iluminação ambiente em LED;
- sistema Kessy, que permite acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor.
- rodas de liga leve de 17″ Manila diamantadas com parte interna na cor preta
- quadro de instrumentos Active Info Display, com tela de 10,25″ 100% digital e configurável.
- sistema de detector de fadiga do motorista, que analisa uma série de parâmetros e identifica se o condutor está cansado, sugerindo, por meio de um alerta visual e sonoro no painel de instrumentos, um pit-stop para despertar e depois continuar viagem.
Opcionais
- Pacote Sky View II – R$ 5.070: teto solar panorâmico Sky View, espelho retrovisor interno eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular.
- Pacote Design View – R$ 2.060: bancos revestidos parcialmente em “couro” com detalhes na cor “Marrakesh Brown” e apliques decorativos no painel com detalhes na cor Bronze Namibia.
Volkswagen T-Cross Highline 250 TSI 2021 – R$ 120.600
Para a versão topo de linha, a Highline, além de todos os itens da Comfortline, agrega:
- moldura cromada nos faróis de neblina;
- frisos cromados na região inferior dos vidros laterais;
- “rack” de teto em acabamento “Silver anodized”;
- bancos revestidos parcialmente em “couro”;
- espelho retrovisor interno eletrocrômico;
- pedaleira esportiva com acabamento em alumínio;
- sensores de chuva e crepuscular;
- sistema start-stop, que desliga e liga o motor automaticamente quando o
T-Cross para em semáforo, por exemplo, gerando maior economia de combustível.
Opcionais
- Sky View – R$ 5.070: teto solar panorâmico.
- Pacote Tech & Beats – R$ 6.350: faróis full LED com luz de condução diurna em LED, sistema de som “Beats” com subwoofer e sistema Park Assist 3.0 – que permite o estacionamento autônomo em vagas paralelas e transversais – e agora com a função de freio de manobra.
- Pacote Pintura Bi-color – R$ 2.000: teto e colunas A/C pintados na cor preto ninja ou cinza platinum; e retrovisores pintados na cor preto ninja ou cinza platinum.
Completo, o T-Cross Highline 2021 pode sair por R$ 134.020!
Volkswagen T-Cross Sense 200 TSI 2021 – R$ 69.990
Sucesso absoluto, a versão Sense, voltada para o público PCD, contribuiu para fazer do T-Cross o primeiro SUV, na história do mercado brasileiro, o carro mais vendido no mercado brasileiro num único mês, no ranking geral.
Mantendo o preço da linha 2020, o T-Cross Sense 2021 tem, como novidade, a regulagem de altura dos faróis dianteiros.
Equipamentos Volkswagen T-Cross Sense 2021
Além disso, o SUV para o público PCD vem com:
- 6 airbags (2 frotais, 2 laterais nos bancos dianteiros e 2 de cortina)
- ar-condicionado com filtro de poeira e pólen
- assistente de partidas em aclives/subidas (Hill Hold Control)
- controles de tração (ASR) e estabilidade (ESC)
- bloqueio eletrônico do diferencial (XDS+)
- direção com assistência elétrica
- faróis com função ‘Coming & Leaving Home’
- faróis de neblina com função ‘Cornering Light’
- DRL (Daytime Running Light) em LED na região dos faróis de neblina
- lanternas traseiras em LED
- rack de teto
- alarme anti-furto
- volante multifuncional
- ISOFIX e top tether para fixação da cadeirinha infantil
- banco do passageiro dianteiro com encosto rebatível
- freio a disco nas quatros rodas com ABS e EBD
Itens de série viraram opcionais
Mas, para manter o preço abaixo dos R$ 70.000, que garante a isenção de ICMS e IPI para o público PCD, a linha 2021 perdeu alguns equipamentos em relação à 2020:
- central multimídia Composition Touch;
- rodas de liga leve de 16”;
- emblemas “200 TSI” na traseira (você não leu errado).
Com isso, a marca passa a ofertar três pacotes de opcionais para a versão:
- Essential: “tampão” do porta-malas, jogo de tapetes, soleira de alumínio e sensor de ré;
- Style: rodas de 16″ com parafuso antifurto e capas dos parafusos das rodas;
- Tech: emblema 200 TSI na tampa do porta-malas, central multimídia com conexões Android Auto e Apple CarPlay e câmera de ré.
Segundo duas concessionárias da Volks consultadas em Belo Horizonte, o preço de espera para o T-Cross Sense 2021 varia entre 60 a 90 dias, “dando sorte de conseguir em 45 dias”, disse o vendedor.
A versão Sense é ofertada nas cores Branco Puro, Preto Ninja (sólidas) e Prata Sargas (metálica).
Preços
Modelo | Preço 2020 | Preço 2021 | Aumento |
Volkswagen T-Cross Sense 200 TSI (PCD) | R$ 69.990 | R$ 69.990 | R$ 0 |
Volkswagen T-Cross 200 TSI | R$ 88.790 | R$ 91.660 | R$ 2.870 |
Volkswagen T-Cross 200 TSI automático | R$ 96.590 | R$ 99.090 | R$ 2.500 |
Volkswagen T-Cross Comfortline 200 TSI automático | R$ 110.260 | R$ 112.120 | R$ 1.860 |
Volkswagen T-Cross Highline 250 TSI automático | R$ 118.690 | R$ 120.600 | R$ 1.910 |
Motores do Volkswagen T-Cross 2021
A Volkswagen oferece duas opções de motor para o seu primeiro SUV fabricado no Brasil:
1.0 12V TSI (família EA211), turbo, de três cilindros e injeção direta de combustível, que desenvolve 116 cv de potência com gasolina e 128 cv com etanol, ambos atingidos a 5.500 rpm, além de 20,4 mkgf de torque (200 Nm), entre 2.000 rpm e 3.500 rpm, com qualquer combustível.
1.4 16V TSI, turbo, de quatro cilindros e injeção direta de combustível, que gera 150 cv com gasolina ou etanol e 25,5 mkgf de torque (250 Nm), entre 1.500 rpm e 4.000 rpm, com qualquer combustível.
Espaço: Nivus 2021 x T-Cross 2021
O Nivus oferece espaço interno muito próximo ao do Polo, só que com mais espaço para a cabeça de quem vai atrás. Ou seja, três adultos terão dificuldades de muito conforto traseiro.
Por outro lado, o T-Cross tem um espaço interno bem semelhante ao do Virtus, levando todo muito com muito mais conforto e carinho. Mas o Nivus leva a melhor no porta-malas: 415 litros X 373 l do irmão mais caro.
Resumo da Obra
A linha 2021 posicionou o T-Cross um pouco mais para cima, tentando o distanciar do Nivus, ampliando ligeiramente o espaço entre os dois. Veja as versões Highline do Nivus e “200 TSI” do T-Cross.
- Volkswagen Nivus Comfortline 200 TSI AT6 – R$ 85.890
- Volkswagen Nivus Highline 200 TSI AT6 – R$ 98.290
- Volkswagen T‑Cross 200 TSI Manual – R$ 91.660
- Volkswagen T‑Cross 200 TSI AT6 – R$ 99.090
- Volkswagen T‑Cross Comfortline 200 TSI AT6 – R$ 112.120
- Volkswagen T‑Cross Highline 250 TSI AT6 – R$ 120.600
Depois do lançamento do irmão mais novo, era mais do que certo que o T-Cross receberia a central VW Play. Além disso, a linha 2021 complementou ainda mais o modelo que, finalmente, parece mesmo ter caído nas graças do consumidor.
Elevação abaixo da média
Mesmo que o Nivus tenha chegado mais caro do que deveria, e com o recente aumento de preços de praticamente todos os carros no Brasil, o T-Cross teve uma elevação até mais baixa do que o previsto, diferente, por exemplo, dos Jeep Renegade 2021 e Compass 2021.
Mas, não importando o seu interesse, fato é que a Volkswagen tem dois ótimos modelos disponíveis para o segmento. Entre T-Cross e Nivus, qual você prefere? Logo publico um comparativo entre os dois aqui.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem
O Nivus pela carroceria e design.
Estilo e velocidade de tartaruga. Pede um motor 250…
Não dá para entender uma multimídia moderna e não consegue por o mapa no painel? Que coisa….